Histórias do Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte possui quatro cemitérios públicos municipais, o Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim, o Cemitério da Saudade, da Paz e o da Consolação.
17/08/2020 18:26
noticia Histórias do Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte
noticia Histórias do Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte possui quatro cemitérios públicos municipais, o Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim, o Cemitério da Saudade, da Paz e o da Consolação.

Juntos, eles totalizam uma área de 706 mil metros quadrados, tradicionais, estima-se que cerca de 800 mil pessoas já foram sepultadas neles. BH está entre as cidades com mais cemitérios no Brasil

O mais antigo deles é o Cemitério do Bonfim, localizado na rua e bairro de mesmo nome, e inaugurado em 08 de fevereiro de 1897, mesmo ano da fundação da capital mineira. De acordo com o dono de uma floricultura online em BH de coroa de flores, o senhor William Hashimoto, muitas coroas de flores são enviadas diariamente. ”Hoje recebemos diversos pedidos para os cemitérios de Belo Horizonte solicitando coroa de flores no cemitério do Bonfim”, relata Hashimoto.

Reconhecido pelo seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus com obras de arte da belle époque ao art déco, e do modernismo brasileiro. O brasileiro Bruno Giorgi, o austríaco João Amadeu Mucchiut e o italiano João Scuotto são alguns dos artistas cujas esculturas estão presentes no Bonfim.

Além disso, entre as cerca de 222 mil pessoas enterradas nos 18 mil jazigos do cemitério do Bonfim, estão figuras políticas mineiras importantes, como os ex-governadores Raul Soares e Olegário Maciel; o ex-prefeito Otacílio Negrão de Lima; a esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Sarah Kubitschek; Pedro Rouseff, pai da presidente Dilma Rouseff, e a irmã Benigna, cujo processo de beatificação foi iniciado em setembro de 2011.

Até a famosa lenda da Loira do Bonfim faz parte da história do Cemitério. A história da mulher que conquistava homens no centro da capital e os atraia para o cemitério, faz parte do imaginário popular de Belo Horizonte.

https://www.coroas24horasbelohorizonte.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL