Quais são os sintomas do transtorno de personalidade antissocial?

08/04/2024 17:26
noticia Quais são os sintomas do transtorno de personalidade antissocial?
noticia Quais são os sintomas do transtorno de personalidade antissocial?

Pessoas com transtorno de personalidade anti social tendem a desconsiderar a autoridade, a lei ou os direitos de outras pessoas. 

Podem contar mentiras, comportar-se de forma agressiva ou envolver-se em comportamentos ilegais, como roubo, consumo de drogas e violência.

Diz-se que as pessoas com transtorno de personalidade antissocial não têm remorso ou consciência e geralmente não sentem pena de suas ações. Às vezes  chamada de sociopata ou psicopata.

Quais são os sintomas do transtorno de personalidade antissocial?

Algumas pessoas com transtorno de personalidade antissocial são altamente bem-sucedidas, inteligentes e charmosas, mas exploram os outros para ganho pessoal. 

Outros não conseguem manter um emprego ou uma casa estável e acabam na prisão ou em centros de tratamento de drogas ou álcool. 

Geralmente são incapazes de manter relacionamentos significativos com outras pessoas.

Pessoas com transtorno de personalidade anti social tendem a:

  • ser irresponsáveis, não respeitar a lei e comportar-se repetidamente de forma ilegal
  • mentir e enganar os outros
  • serem impulsivas e não planejarem com antecedência
  • serem agressivas e antagônicas, causando conflito com outras pessoas e dentro das organizações
  • desconsiderar a própria segurança ou a dos outros
  • não terem remorso e não se preocuparem com quem machucaram, maltrataram ou roubaram

Algumas pessoas podem apresentar esses comportamentos ocasionalmente e aprender a superá-los, sem ter um transtorno de personalidade.

Como o transtorno de personalidade antissocial é diagnosticado?

O diagnóstico envolve um psiquiatra ou psicólogo clínico observando e entrevistando a pessoa com suspeita de transtorno de personalidade antissocial e perguntando a outras pessoas sobre seu comportamento.

 

Em alguns casos, quando o paciente também tem problemas com  dependência de drogas, e  está claramente avançada, é recomendado o acompanhamento em uma clínica para dependentes químicos especializada para um tratamento completo.

O diagnóstico de transtorno de personalidade anti social só pode ser feito em um adulto, não em uma criança, e deve ser feito apenas por um psiquiatra ou psicólogo clínico que conheça a pessoa ao longo de um período de tempo.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL