Monte Fuji

20/01/2024 08:57
noticia Monte Fuji
noticia Monte Fuji

O Monte Fuji (富士山 ~ Fuji san ~ em japonês) é a mais alta montanha da Ilha de Honshu (ilha principal) do Japão. O Monte Fuji está localizado a oeste  da cidade de Tokyo (de onde pode ser visto em dia de céu limpo), entre as fronteiras das províncias de Shizuoka e Yamanashi. Existem três cidafes que envolvem o Monte Fuji: agotemba a leste, Fuji-Yoshida ao norte e Fujinomiya a sudoeste. O Monte Fuji é frequentemente retratatado em obras de arte e fotografias e recebe a visita de milhares de turistas durante a temporada de escalada, que tem início em meados de julho e se encerra no dia 31 de agosto. Eu tive a oportunidade de escalar o Monte Fuji em duas oportunidades: em 1994 e 2007,

Acredita-se que a primeira ascensão ao topo do Monte Fuji ocorreu no ano 663, sendo o autor da proeza um monge anônimo. A ascensão do primeiro estrangeiro ocorreu em 1860, por Sir Rutherford Alcock. O topo do Monte Fuji tem sido considerado sagrado desde tempos remotos, tendo o seu acesso proibido às mulheres até a Era Meiji (1808~1912), mas hoje em dia é um destino turístico popular, sobretudo no verão, quando é permitido a escalada.

O Monte Fuji está classificado como ativo com baixo risco de erupção. A última erupção ocorreu no início do século XVIII, em 1707 durante o Período Efo (1603~1868), resultando na forma como o conhecemos hoje. O Monte Fuji está localizado em um ponto de encontro da Placa Euro-asiática, a Placa de Okhostk e a Placa das Filipinas. Estima-se que cerca de 200.000 pessoas escalam o Monte Fuji anualmente, 30% das quais turistas estrangeiros.

Os principais pontos de escalada são os de Kawaguchiko, Subashiri, Gotemba e Fujinomiya (foi a rota que utilizei nas duas oportunidades). Na oportunidade subi até a quinta estação (gogomê em japonês) de ônibus e a partir dali a escalada foi feita a pé. As estações de início da escalada localizam-se a diferentes altitudes, consoante o caminho escolhido. A quinta estação mais alta em relação ao nível do mar é a de Fujinomiya, seguida de Kawaguckiko, Subashiri e a mais baixa a de Gotemba. Apesar das cabanas das estações (etapas) não manterem-se abertas à noite, a grande maioria faz a escalada no período noturno para poderem apreciar o nascer do sol, o que é um espetáculo da Natureza. A temporada de escalada do Monte Fuji é liberada durante o verão japonês, mas é aconselhável que se agasalhe bem pois a temperatura no topo da montanha varia de -10 a 8 graus Celsius.

No topo do Monte Fuji existe uma  pequena agência de correios, que funciona durante a temporada de escalada, onde você pode comprar cartões-postais e enviá-los a conhecidos com o carimbo da agência "Topo do Monte Fuji".

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL