Startup ajuda a gerir contratação de funcionários domésticos

05/12/2023 15:32
noticia Startup ajuda a gerir contratação de funcionários domésticos
noticia Startup ajuda a gerir contratação de funcionários domésticos

Doméstica Simples otimiza a gestão do eSocial e da folha de pagamento de trabalhadores

Desde que o Governo Federal tornou obrigatório, em 2015, o cadastramento no eSocial dos trabalhadores domésticos, o contador alagoano André Sampaio descobriu que muitas pessoas ainda tinham dificuldades para preencher os dados, fazer cálculos e cuidar da folha de pagamento dos seus empregados.

Por que não criar, então, uma plataforma totalmente integrada ao eSocial para facilitar o cálculo salarial e a geração de guias e outros documentos, enviados diretamente ao email do empregador?

Assim nasceu a plataforma Doméstica Simples, serviço de assinatura com planos mensais  a partir de R$ 40,90, para simplificar e otimizar a gestão do eSocial e folha de pagamento de serviços como cozinheira, faxineira, lavadeira, passadeira, babá, cuidadora, diarista ou motorista.
A Emenda Constitucional 72, popularmente conhecida como PEC das Domésticas, garantiu aos trabalhadores do setor diversos direitos, como limite de horas, hora extra, acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego. A regularização entre empregador e empregado deve ser feita pelo eSocial. Porém, mesmo com a lei em vigor há mais de dez anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas um em cada quatro dos mais de sete milhões de trabalhadores domésticos têm carteira assinada.

“Apesar do governo disponibilizar o serviço de cadastro digital, percebi que os empregadores perdem um tempo desnecessário que podia ser reduzido com ajuda de uma plataforma descomplicada que emitisse, por exemplo, todos os documentos como guias e recibos automaticamente”, diz André Sampaio, CEO e fundador da Doméstica Simples.

Com recursos-chave como cálculos automáticos, geração de recibos de pagamento, controle de férias e licenças, lembretes de obrigações trabalhistas e suporte técnico especializado, o fundador destaca que o grande diferencial da Doméstica Simples é seu foco no “básico bem feito”, sem surpresas ou taxas extras, que permite que todos os serviços necessários da admissão à demissão de um empregado sejam englobados no mesmo valor da assinatura.

“Queremos ser um hub de funcionalidades que agregue realmente valor ao empregador e ao empregado, unindo o melhor da tecnologia e da contabilidade em uma plataforma cada vez mais completa e que transforme a vida de mais e mais pessoas em todo o país”, afirma Sampaio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL