Qual a função do citrato de sódio na indústria alimentícia?

26/11/2021 10:32
noticia Qual a função do citrato de sódio na indústria alimentícia?
noticia Qual a função do citrato de sódio na indústria alimentícia?

O sal sódico presente no ácido cítrico (composto natural presente no organismo humano na parte metabólica) é o que conhecemos como citrato de sódio. É um aditivo alimentar caracterizado pela sua cor branca e pode ser encontrado em pó ou cristalino. Ele pode ser solúvel em água, mas é praticamente insolúvel em álcool. 

O citrato de sódio é amplamente utilizado pela indústria de alimentos atuando como emulsionante, regulador de acidez, estabilizador e sequestrante, e é reconhecido pela FDA (Food and Drug Administration) como seguro para consumo em forma de aditivo alimentar.

Os benefícios do citrato de sódio

Muitos estudos foram realizados sobre a atuação do citrato de sódio no organismo, e eles apontam que há muitos benefícios em seu uso, como redução da fatiga durante a prática de atividades físicas de intensidade elevada. Além disso, ele ajuda a aumentar a resistência física, aumenta o pH no sangue, diminui a acidez, e ainda pode ser utilizado como auxiliar no tratamento de problemas renais. 

A presença do citrato de sódio na indústria de alimentos

Na fabricação de alimentos, a indústria alimentícia introduz muitos ingredientes necessários para manter a qualidade e o sabor dos produtos, todos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos no tempo em que eles permanecem à disposição dos clientes. A grande maioria desses aditivos são insípidos, ou seja, não podem ser percebidos no paladar, mas são indispensáveis para a qualidade do produto, como é o caso do citrato de sódio, encontrado mais comumente em alimentos salgados.

Propriedades do citrato de sódio

O citrato de sódio é um composto solúvel em alguns líquidos, como a água, e sua principal função é a ação anticoagulante, gelificante e estabilizante natural. Ele também age na forma de agente tamponante, ou seja, é capaz de impedir que o pH dos alimentos sofra variações, e ainda regula a acidez presente nos alimentos.

Ele também é muito utilizado em exames que têm como objetivo avaliar a coagulação sanguínea através do plasma do paciente.

Como o citrato de sódio é utilizado na indústria de alimentos?

Seu uso é indispensável na produção de vários alimentos, a destacar os de origem láctea, como leites processados UHT (Ultra High Temperature), queijos, iogurtes, sucos de soja, isotônicos, energéticos, barras de proteínas e bebidas lácteas em geral. 

O ácido cítrico ainda cumpre uma função especial, a de gerar reações de gelificação quando entra em contato com outros aditivos, e por isso se torna uma boa opção na indústria de alimentos.

Por possuir um sabor levemente ácido, o citrato de sódio também está presente em refrigerantes cítricos, como forma de evidenciar e intensificar o sabor.

Onde comprar citrato de sódio

É possível comprar citrato de sódio em pequenas quantidades, ou a granel, em lojas de produtos químicos, lojas especializadas de aditivos alimentares liberados pela ANVISA. Só tome cuidado na hora de comprar: esteja atento à procedência do produto. Por se tratar de um produto químico é importante adquiri-lo de fontes confiáveis para não ter problemas futuros. Observe cuidadosamente a forma de armazenamento, data de validade e certifique-se de estar comprando o produto certo.

Vantagens de adicionar citrato de sódio aos alimentos

Existem muitas funções as quais o citrato de sódio pode cumprir nos alimentos, uma delas é a função de emulsificante, ou seja, ele atua como um aditivo que auxilia na mistura de dois ingredientes líquidos que não se misturariam naturalmente, como água e óleo, por exemplo. Ele atua também como estabilizador, favorecendo e mantendo as características físicas dessas emulsões.

Armazenamento, validade e segurança no uso de citrato de sódio

O citrato de sódio deve ser armazenado em sua embalagem original, em ambientes de baixa temperatura e baixa umidade, para impedir que ele se solidifique. Sua validade, em geral, é de 6 meses para embalagens que pesem até 1 quilo e para embalagens maiores, até 25 quilos, a recomendação é que seja feito o uso no prazo de 12 meses. O produto não é inflamável, tóxico, corrosivo ou explosivo, mas deve-se tomar alguns cuidados como a ingestão dele puro. É recomendado o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) na hora de manuseá-lo, como luvas e máscaras. Se exposto por um longo período ao produto em sua forma pura, é provável quadros de irritações na pele.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL