ENTREVISTA COM A ESCRITORA ALDIRENE MÁXIMO

A escritora e poetisa Aldirene Máximo, autora de EU ACREDITO NO AMOR e METÁFORAS nos conta um pouco sobre a sua trajetória e a arte de escrever. Entrevista concedida a Adriano Ferris, colunista do Portal Olhar Dinâmico.
04/03/2018 09:34
noticia ENTREVISTA COM A ESCRITORA ALDIRENE MÁXIMO
noticia ENTREVISTA COM A ESCRITORA ALDIRENE MÁXIMO

1-Aldirene Máximo, seja bem vinda ao Portal Olhar Dinâmico. Nos conte um pouco sobre quem é você, nos apresente a sua trajetória. 

 

Agradeço a oportunidade, Adriano! Durante a infância, meu pai me contava histórias na hora de dormir. Na verdade, ele as inventava. Aprendi a ler e lia muito gibi. Frequentava a biblioteca da escola e aos 12 anos, participei de um concurso literário. Era para escrever uma poesia sobre o amor, para o dia dos namorados. Ganhei em primeiro lugar. Desde aquele dia descobri o meu amor pela poesia e não parei de escrever. Cursei Letras e fui me aperfeiçoando. Tinha muita vergonha de divulgar meus textos. Mas, ano passado criei coragem e publiquei dois livros: “Eu acredito no Amor!”  que é a seleção de poemas escritos durante a adolescência. E o “Metáforas”, que são textos mais voltados ao autoconhecimento. Tenho muitos textos escritos, os quais pretendo publicar em breve. Também sou narradora de histórias. Atualmente tenho me aventurado e prticipado de diversas antologias. Assim como você, também tenho a meta de participar de pelo menos 100 antologias. O mundo precisa de poesia e nossa missão é espalhá-la!

 

2- Quais foram as suas obras publicadas, nos conte a respeito de cada uma delas...

“Eu acredito no Amor!” é a seleção de 34 poemas de amor, os quais eu escrevi durante a adolescência.  “Metáforas” são 66 poemas mais profundos, mais voltados ao autoconhecimento. Um convite para o leitor mergulhar em sua própria alma, em busca das mais profundas respostas à  sua existência.

 

3- Quais autores que influenciaram o seu modo de escrever. E dentre eles, qual é a sua maior inspiração? 

Cecília Meireles e Clarice Lispector. Acredito que a Cecília na questão da leveza das palavras e a Clarice no que diz respeito à profundeza da alma humana.

4- Você escreve apenas poesias ou também tem outras linhas de publicações, como por exemplo contos e romances? 

Boa parte dos meus escritos são poesias. Recentemente me aventurei a escrever crônicas. Escrever um romance é um grande desafio, que se a vida quiser me proporcionar, aceitarei o presente! Mas, por enquanto, não tive este privilégio.

5- Quais os conselhos que você daria para aquele escritor que ainda não publicou um livro? 

Acredite em você! Se a literatura te escolheu, aperfeiçoe o seu dom e divulgue-o para o mundo!

 

6- Tem planos para o futuro em relação a algum lançamento? 

Prontos, eu tenho 1 livro de poesias infantis que pretendo ilustrar, 1 de crônicas e 1 de poesias. Atualmente estou escrevendo outro de poesias. Pretendo publicar pelo menos os 2 de poesias ainda este ano.

 

7 - Obrigado Aldirene Máximo pela entrevista, mas antes deixe-nos onde podemos te encontrar nas redes sociais, contatos etc

writer.aldy@gmail.com

Página oficial no Facebook:

https://www.facebook.com/Escritora-Aldirene-Máximo-316951448745863/ 

 

Entrevista concedida ao poeta, escritor e editor Adriano Ferris, colunista do Portal Olhar Dinâmico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL