Patricia Ahmaral está lançando “Jardim da Noite (Esses Dias)” canção inédita, composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato Neto, com participação de Paulinho Moska.

Com participação especial de Paulinho Moska, a cantora mineira Patrícia Ahmaral lança “Jardim da Noite (Esses Dias)” canção inédita, composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato Neto. O single já está disponível nas plataformas digitais e antecipa mais uma faixa do repertório do álbum “A Coisa Mais Linda Que Existe - Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto - vol.2”, segunda parte de um projeto duplo em que a intérprete gravou parcerias musicais do poeta piauiense, no primeiro songbook dedicado a esse autor.
29/06/2023 10:24
noticia Patricia Ahmaral está lançando  “Jardim da Noite (Esses Dias)”  canção inédita, composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato Neto, com participação de Paulinho Moska.
noticia Patricia Ahmaral está lançando  “Jardim da Noite (Esses Dias)”  canção inédita, composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato Neto, com participação de Paulinho Moska.

O poeta piauiense Torquato Neto (1944-1972), multiartista, um dos mentores da Tropicália e letrista em obras seminais na história da canção brasileira moderna, segue com uma impressionante produção póstuma, desde sua morte há 50 anos. Além de documentários, reuniões, teses acadêmicas, mostras em torno de seu legado artístico, sua criação “musical” encontra-se em plena construção, em parcerias da lavra de novas gerações de autores e autoras. É o caso de “Jardim da Noite (Esses Dias)”, que o compositor Zeca Baleiro cunhou no ano de 2018, num dos contatos com a poesia de Torquato. A faixa, ainda inédita em disco, acaba de ser gravada pela cantora Patrícia Ahmaral e já está disponível nas plataformas digitais. Ao modo confessional do poeta, a canção abre com os versos  “repara a cor do dia/ reparo a torre da TV/ não há madrugada mais fria/ do que esses dias sem você…” e traz uma emocionante participação do compositor e cantor Paulinho Moska , dividindo a interpretação com Patrícia.
Com produção musical do multiinstrumentista Rogério Delayon, o single é o segundo e último, antecipando o repertório do álbum “A Coisa Mais Linda do Existe - Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto - vol.2”, segunda parte do projeto duplo, em que Patrícia canta músicas de Torquato feitas com Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso, Jards Macalé, Chico César, Nonato Buzar, Carlos Pinto, entre outros nomes. O primeiro single deste volume 2 foi “Go back” (Sérgio Britto e Torquato Neto), faixa lançada em abril (https://found.ee/goback).
O poema em múltiplas canções:
Zeca Baleiro revela que compôs “Jardim da Noite (Esses Dias)”, a partir da leitura de “Torquatália - Do lado de dentro” (Editora Rocco, 2004), livro do escritor e jornalista Paulo Roberto Pires, que reúne toda a produção escrita conhecida de Torquato Neto. Curiosamente, coerente ao aspecto fragmentário que marca a obra do autor piauiense, trechos do mesmo poema são citados na canção “Chapada do Corisco”, de 1972, com Carlos Pinto, também parceiro de Torquato em “Três da Madrugada” e “Todo dia é dia D” e, mais recentemente, em “Cor do Dia” (Jabuti Fonteles e Torquato), faixa do álbum ”Torquato Neto - Inéditas Entre Nós” (2019), produzido com autores do Piauí.  Há uma composição de Carlos Galvão, conterrâneo e contemporâneo do poeta, sobre o poema “Jardim da Noite”, mas que permanece inédita.
O álbum duplo:
Com 10 faixas,  “A Coisa Mais Linda do Existe - Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto - vol.2” será lançado na íntegra, no início de junho próximo. Nele, Patrícia gravou exclusivamente canções de letras mais líricas de Torquato, em que ele versa sobre o amor. Assim como “Go back” e “Jardim da Noite (Esses Dias)”, outras obras, como “Um dia desses eu me caso com você” (Torquato Neto e Paulo Diniz), “O nome do mistério” (Torquato Neto e Geraldo Azevedo) e “Pra dizer adeus” (Torquato Neto e Edu Lobo) dão o tom do repertório.
Já o primeiro volume do projeto, “Um Poeta Desfolha A Bandeira - Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto - vol.1”, com nove faixas, está disponível nas plataforma digitais, desde 10 de novembro de 2022, data que marcou o cinquentenário de morte do poeta. Nele, Patrícia Ahmaral gravou canções com discursos mais existencialistas do letrista, como as tropicalistas “Geléia Geral” (Torquato e Gilberto Gil) e “Mamãe, coragem” (Torquato e Caetano Veloso)  ou “Quero Viver” (Torquato e Chico César) e “Cogito” (Torquato e Rogério Skylab), entre outras e trouxe também participações de peso, como as de Chico César, Jards Macalé e da Banda de Pau e Corda (PE).
 

Direto da Redação Marco FKM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL