A perda da visão: novos rumos e perspectivas de vida!

Principal causa de cegueira irreversível mas não significa que perde qualidade de vida
31/05/2023 14:57
noticia A perda da visão: novos rumos e perspectivas de vida!
noticia A perda da visão: novos rumos e perspectivas de vida!

Todos sabemos que um dia podemos ter problemas na visão e necessitar de óculos, mas poucos imaginam a possibilidade de ficarmos cegos. Por isso, existe um dia dedicado ao combate ao Glaucoma, o dia 26 de maio, mas é necessário trazer a conscientização o ano todo, já que é uma doença que afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil, e estima-se que exista o mesmo número de pessoas com o problema sem diagnóstico, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados da OMS ainda apontam que glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo. A doença silenciosa se desenvolve sem sintomas precoces na maioria dos casos, e a perda visual só ocorre em fases mais avançadas.

Segundo Eduardo Ramires, CEO da Broder, empresa que proporciona assistência e companhia para pessoas com deficiência, depois do diagnóstico, uma das maiores inseguranças da família da pessoa diagnosticada com glaucoma é saber se estarão amparados em caso de necessidade, ao sair de casa. "Nós confiamos muito no sentido da visão e quando se perde a mesma, tendemos a ficar inseguro para fazer atividades fora de casa. Na Broder, trabalhamos com pessoas com baixa visão e pessoas com deficiência visual, seja para ir a consultas, exames ou passeios, com todo o suporte de uma pessoa capacitada", diz o empreendedor.

Ter a opção de fazer atividades normais, mesmo após o diagnóstico, é vital para a pessoa entender que a vida não acabou. Recentemente a empresa lançou a iniciativa Broder Guia, onde pessoas com deficiência visual podem pedalar, correr e caminhar por parques com apoio de atletas-guia voluntários. "Com o uso de bikes tandem, a bicicleta de dois lugares, e um voluntário guiando, a pessoa com deficiência pode pedalar por toda a cidade. Com Também é possível fazer atividades de corrida, sendo tudo totalmente gratuito", diz Eduardo. A Broder tem duas bikes tandem, disponibilizadas para o projeto, que conta com várias parcerias, como Associação Além da Visão e Bike Anjo.

O glaucoma é chamado de “doença silenciosa”, pois não apresenta sintomas. A partir dos 40 anos é recomendado visitar o oftalmologista regularmente para saber se há indícios de desenvolvimento de um glaucoma. Com empresas como a Broder, as pessoas diagnosticadas podem continuar a fazer qualquer atividade que desejam.

Serviço: Broder
Você e seus familiares sempre amparados
Chame um broder: (41) 99773-1510
contato@broder.app
Instagram: @broderapp
Site: https://broder.app

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL