A odontologia no Esporte

Entenda a importância do dentista na vida de um atleta
29/07/2022 13:02
noticia A odontologia no Esporte
noticia A odontologia no Esporte

O tratamento odontológico do atleta deve ser diferenciado e seguir protocolos específicos. Problemas de saúde na cavidade oral, independentemente do esporte, podem interferir no desempenho e na eficiência das atividades. Nesse cenário, a Odontologia do Esporte possui papel fundamental. O atendimento preventivo é um diferencial e pode influenciar no desempenho dos profissionais

A saúde bucal afeta o rendimento do atleta e a área de atuação do Cirurgião-Dentista dentro do esporte é muito ampla. Por exemplo, um atleta que apresenta desempenho esportivo em alto rendimento necessita de um sistema mastigatório também eficiente.

A falta de processamento mecânico e químico durante a mastigação pode levá-lo a absorção desses nutrientes de modo inadequado. O mau posicionamento dental, a ausência de elementos ou a má adaptação oclusal das reabilitações pode ocasionar estresses musculares que refletem nos músculos cervicais ou, até mesmo, nos membros superiores.

Sem esquecer que as alterações por infecções levam a uma perda de rendimento muito significativa e, nesse contexto, o Cirurgião-Dentista dedicado à Odontologia do Esporte pode auxiliar e muito.

Raquel e Rebeca Rittler, dentistas já formadas, comentam "A cárie e a doença periodontal, por exemplo, podem ter uma repercussão ainda mais negativa se considerarmos um atleta profissional. Infecções de origem dentária podem levar ao impedimento do atleta de participar de jogos ou competições. Se considerarmos o alto nível de preparação destes atletas, o simples afastamento dos treinamentos por alguns dias pode interferir em seu desempenho durante a competição".

A infecção é uma das preocupações da área, já que pode prejudicar os atletas, disseminando as bactérias e suas toxinas pela corrente sanguínea. As bactérias presentes na cavidade bucal têm facilidade em se proliferar e, quando há infecções, podem comprometer, além da saúde dos dentes, órgãos vitais e articulações como joelho, tornozelo, cotovelo e ombro. As toxinas dessas bactérias podem se alojar em outras áreas mais debilitadas do corpo humano, dificultando, por exemplo, a recuperação de lesões e cirurgias, além de agravar problemas cardíacos.

Serviço: Efficience Odontologia Franquia Mato Grosso
Dentista Raquel Ritter (66)99684-0182
Dentista Rebeca Ritter (66)99953-4388
efficienceodonto.com.br  
efficienteodonto.scaff  
efficienceodonto.franquia

Serviço: Efficience Odontologia
Fernando Scaff
Consultor Técnico 
(43) 9 9978-8838 / (43) 3028–3090
efficienceodonto.com.br
efficienteodonto.scaff
efficienceodonto.franquia
Avenida Senador Souza Naves, 612 Sala 11 Londrina PR.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL