Como funciona uma impressora sublimática?

04/05/2023 09:38
noticia Como funciona uma impressora sublimática?
noticia Como funciona uma impressora sublimática?

Uma impressora sublimática é uma ferramenta importante para quem trabalha com produtos personalizados, como camisetas, canecas, almofadas e outros itens. Essa impressora é capaz de transferir imagens com alta qualidade para materiais que possuem tratamento para sublimação, criando um acabamento durável e vibrante. Neste texto, vamos explicar como funciona uma impressora sublimática, suas principais características e as melhores impressoras sublimáticas.

Funcionamento

 

O processo de sublimação começa com a impressão de uma imagem em papel especial com tinta sublimática. A impressora sublimática possui cartuchos de tinta CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black) que, ao contrário das tintas comuns, possuem corantes especiais que podem ser transferidos para o material a ser personalizado por meio do calor. O papel utilizado na impressão deve ser sublimático, ou seja, deve ter uma camada especial que permita a transferência de tinta para o material final.

 

Após a impressão, a imagem é transferida para o material desejado por meio de uma prensa térmica. A prensa aplica calor e pressão sobre o papel e o material a ser personalizado, fazendo com que a tinta sublimática passe do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Isso acontece porque a temperatura da prensa térmica ultrapassa os 200 graus Celsius, fazendo com que a tinta sublimática seja convertida diretamente em gás.

 

Com o aquecimento, os poros do material se abrem e a tinta sublimática é absorvida, fixando a imagem de forma permanente. Esse processo cria um acabamento suave, sem a textura criada pela tinta comum. Além disso, a sublimação permite a criação de imagens com alta qualidade, reproduzindo cores vibrantes e detalhes precisos.

 

Principais características

 

As impressoras sublimáticas possuem algumas características que as diferenciam das impressoras comuns. A primeira é a resolução de impressão. Enquanto as impressoras comuns podem imprimir em até 1200 dpi (dots per inch), as impressoras sublimáticas podem chegar a 2880 dpi. Isso significa que as imagens terão muito mais detalhes e nitidez.

 

Outra característica importante é a capacidade de impressão. As impressoras sublimáticas geralmente possuem bandejas maiores e capacidade de armazenamento de tinta mais elevada, permitindo a impressão de grandes quantidades de materiais de uma só vez. Isso é especialmente importante para quem trabalha com produção em massa de produtos personalizados.

 

As impressoras sublimáticas também possuem um software próprio para gerenciamento de cores e ajustes de impressão. Esse software permite a calibração precisa das cores, garantindo que as imagens impressas tenham as cores corretas e estejam de acordo com a expectativa do cliente.

 

Além disso, as impressoras sublimáticas geralmente são mais caras do que as impressoras comuns, pois utilizam tecnologia e materiais específicos. No entanto, para quem trabalha com produtos personalizados, a qualidade e durabilidade da sublimação compensam o investimento.

 

Melhores impressoras sublimáticas

 

Existem diversas opções de impressoras sublimáticas no mercado, cada uma com suas próprias características e preços. Entre as melhores impressoras sublimáticas, podemos citar a Epson SureColor F570 e a Sawgrass SG500 e SG1000. A Epson SureColor F570 possui alta qualidade de impressão e capacidade de imprimir em formatos grandes, como 24 polegadas. Além disso, possui um sistema de tinta de alta capacidade, permitindo a impressão de grandes quantidades de materiais.

 

A Sawgrass SG500 e SG1000 também são excelentes opções para quem busca qualidade de impressão e facilidade de uso. Essas impressoras possuem um sistema de tinta com cores especiais para sublimação, além de um software de gerenciamento de cores e ajustes de impressão.

 

A impressora sublimática é uma ferramenta essencial para quem trabalha com produtos personalizados, permitindo a impressão de imagens com alta qualidade e durabilidade. Seu funcionamento é baseado na transferência de tinta sublimática por meio do calor, o que garante um acabamento suave e vibrante. As impressoras sublimáticas possuem características específicas, como alta resolução de impressão, capacidade de armazenamento de tinta e software próprio para gerenciamento de cores e ajustes de impressão. Entre as melhores impressoras sublimáticas do mercado, podemos citar a Epson SureColor F570 e a Sawgrass SG500 e SG1000.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL