E se meu filho não for aceito? Livro reúne dicas de como preparar os filhos para os desafios da vida

Autora compartilha em sua obra experiências clínicas e conhecimentos que contribuem para melhorar a qualidade de vida desse grupo de pessoas: as que têm a Síndrome de Down e os envolvidos, seus familiares
30/12/2022 11:08
noticia E se meu filho não for aceito? Livro reúne dicas de como preparar os filhos para os desafios da vida
noticia E se meu filho não for aceito? Livro reúne dicas de como preparar os filhos para os desafios da vida

Por Erica Rodrigues 

 

A inclusão social das pessoas com Síndrome de Down é necessária em todos os ambientes seja: escolar, social e profissional!

No ambiente profissional, considerando o mercado de trabalho competitivo e algumas empresas que até então visam somente o lucro, a inclusão no mercado de trabalho é um desafio ainda maior para pessoas que têm deficiência intelectual.

Pois de modo geral, o que a inclusão exige é muito mais a mudança de atitude das pessoas à sua volta.

“Não são apenas adequações e adaptações materiais. O que torna essa ação mais dificultosa é mudar as atitudes, que implicam em remodelar o comprometimento e a consciência de cada um”, explica Dra. Sonia Casarin Psicóloga, pesquisadora e especialista em Síndrome de Down.

E quando se considera, por exemplo, um grupo de funcionários/colaboradores, nem todos se comprometem a realizar as alterações necessárias para que a inclusão aconteça.

Mas é possível ir além. A abordagem apresentada no livro: "Síndrome de Down/T21: Caminhos da vida" Dra. Sonia Casarin, não se restringe à Síndrome de Down. A autora traz conhecimentos que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas em geral e a sua inclusão nas várias esferas da sociedade.

Capa do Livro: "Síndrome de Down/T21: 0 da vida" de Dra. Sonia Casarin

Os relatos de pessoas com Síndrome de Down e de seus familiares foram reunidos na obra e irão despertar no leitor uma visão mais abrangente e transformadora.

Para a autora a ideia do livro não é resolver problemas, pois estes são muito particulares, individualizados. “Busca-se ampliar a percepção e a compreensão da Síndrome de Down, mostrando que há uma complexidade que impede que tudo seja resolvido com algumas instruções ou tarefas pontuais”.

“A obra permite ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a Síndrome de Down, pois situa a Síndrome não só como um “problema” do indivíduo, mas, principalmente, como uma particularidade que se transforma em problema devido ao modo como situa-se em determinado contexto, esclarece Dra. Sonia.

Em parte, problemas de aprendizagem e comportamento de crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down são agravados por questões contextuais. Pessoas com Síndrome de Down, muitas vezes, são reativas.

Assim, um episódio de agressividade ou agitação pode estar ligado ao que está acontecendo no ambiente. Noto que falta a percepção de interação pessoa que está no mesmo ambiente e o quanto essa falta de interação pode afetar a pessoa.

Desse modo, um dos principais marcos do livro é a ideia de contextualização. Não só a Pessoa é responsável pelo seu próprio comportamento, mas este comportamento torna-se consequência de fatores ambientais. "Não apontar o dedo” culpabilizando o indivíduo. Além do organismo, o que está alimentando determinado comportamento da Pessoa? Esse é o foco do livro: tirar a pessoa com Síndrome de Down do lugar de problema da família e de outros contextos.

 

Dra. Sonia Casarin é Psicóloga, da Cidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica e Pós-doutorado em Psicologia Educacional. Tem Pós-graduação Lato Sensu em Terapia de Família e de Casal e Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicologia. Escritora e pesquisadora possui vários livros e artigos científicos publicados, participa ativamente de congressos e seminários e é Fundadora do Instituto S.O.S Down.  

 

Dúvidas sobre o Assunto?

Contatos:

Telefone: (11) 3283-0857

E-mail: sosdown@sosdown.com.br

Obra Digital: https://loja.editoradialetica.com/humanidades/sindrome-de-downt21-caminhos-da-vida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL