Exercício da cidadania deve fazer parte da vida das Pessoas com Deficiência

27/05/2022 14:22
noticia Exercício da cidadania deve fazer parte da vida das Pessoas com Deficiência
noticia Exercício da cidadania deve fazer parte da vida das Pessoas com Deficiência

Para alcançarmos uma sociedade com equidade para todos os cidadãos em todas as áreas, é preciso que o eles cumpram com seus deveres e o Estado assegure seus direitos. Por conta do Brasil ter uma pluralidade de cenários, o terceiro setor pode contribuir de várias maneiras para a mudança dessa realidade.

O Protótipo do Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência (INIOK-PCD), executado entre setembro de 2021 e março de 2022, na cidade de São Paulo, traz alguns dados que demonstram o desafio para a implantação de políticas públicas. Dos 150 entrevistados – beneficiários do Instituto Olga Kos (IOK) e familiares, 69,86% desconhecem qualquer tipo de documento ou lei referente à legislação que assegure os direitos das Pessoas com Deficiência (PCD). 

Outro dado que a pesquisa traz é que 55,86% já sofreram algum tipo de desrespeito quanto aos seus direitos. Somente 2,6% dos entrevistados afirmaram conhecer a legislação atual, tais como, a Lei nº 13.146, julho de 2015, a qual institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), criada com a finalidade de propor condições de igualdade e cumprimento dos direitos e das liberdades, além da inclusão social e cidadania. 

As informações levantadas na pesquisa sugerem a ausência de meios que possibilitem as pessoas com deficiência terem uma vida mais ativa na política: participação em debates sobre temas que envolvam a comunidade, além investimento contínuo em oportunidades de estudo e trabalho, com professores e gestores capacitados para efetivar as leis de inclusão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL