15 Respostas Que o RH Não Gosta De Ouvir Na Entrevista De Emprego.

No final deste artigo terá uma última dica que vale ouro.
22/03/2022 14:07
noticia 15 Respostas Que o RH Não Gosta De Ouvir Na Entrevista De Emprego.
noticia 15 Respostas Que o RH Não Gosta De Ouvir Na Entrevista De Emprego.

Muitas pessoas estão desempregadas porque não sabem dessas informações! No final deste artigo terá uma última dica que vale ouro.

Nós, do Portal Jovem Empreendedor, queremos te ajudar, por isso criamos esse artigo. Saiba quais são as 15 respostas que o RH não gosta de ouvir na entrevista de emprego.  


Conseguir o “sim” do recrutador em um processo seletivo é o desejo de milhões de trabalhadores. Mas, conseguir isso, principalmente, em tempos de altos índices de desemprego, não é uma tarefa fácil. Muita concorrência, e os processos seletivos estão cada vez mais inteligentes.

Entre as lições necessárias para passar em uma entrevista estão: a necessidade de pesquisar sobre a empresa que te convidou para o processo seletivo, o planejamento do percurso e as roupas. É importante também incluir outra etapa neste script: treinar as respostas para as possíveis perguntas que o recrutador pode fazer sobre seu perfil, carreira e habilidades profissionais.

Para te ajudar nisso, listamos 15 respostas e frases que devem ser evitadas durante a entrevista com o RH e os motivos que as fazem não serem vistas com bons olhos. Logo abaixo, vamos citar as 15 respostas que o RH não gosta de ouvir na entrevista de emprego:

1. Respostas curtas e secas como: “Sim”, “não”, “é”, “talvez”, “aham”, "tá" e etc.

Frases monossilábicas podem significar que você queria estar em qualquer outro lugar naquele momento, menos na entrevista, sabemos que às vezes pode ser chato ou até desanimador pois talvez já tenha feito milhares de vezes, porém a entrevista é o pontapé inicial para sair do desemprego. Opte por usar frases elaboradas porém objetivas.

2. Justificativa errada: "Quero ser contratado pois estou há muito tempo desempregado e preciso muito do emprego”

O fator emocional, normalmente, não é considerado por recrutadores experientes. Na hora da entrevista, deixe o desabafo de lado e foque nos seus diferenciais, na sua força de vontade e no quanto você quer aquela oportunidade. 

3. Piadas ou preguiça: “Na verdade eu não gosto de trabalhar, mas preciso pagar as contas!” "Meu sonho é ser rico sem esforço"

Piadas na entrevista não dão certo, pode ter certeza! O senso de humor é excelente e ajuda muito, mas de mãos dadas com o bom senso. 

4. Depende: “Tenho flexibilidade de horário, mas qual é o salário mesmo? Preciso ser bem remunerado para isso”

Espere o assunto financeiro surgir e não coloque uma condição atrelada a uma resposta. 

5. Gírias: “Tipo assim meu, tô muito afim desse trampo”

Essa é uma conversa formal. O entrevistador não é seu amigo, então, não é legal usar gírias nesse momento. Use ponderadamente, apenas, se ele também usar gírias em sua comunicação.

6. Resposta grosseira: “Não te interessa" e etc.

Em algumas entrevistas pode acontecer de fazerem alguma pergunta pessoal que não deveria ter sido feita, nesse caso seja gentil e contorne a situação. Lembre que existem bons e maus recrutadores, mas se você quer a vaga terá que contornar situações para não perdê-la.

7. Pontos a melhorar. "Meu maior defeito é ser perfeccionista”

Uma das respostas mais batidas do RH. Pense em um defeito que não vai interferir em sua atividade na vaga que está procurando, e mostre que está buscando melhorar nesse ponto, e lógico, tente sempre melhorar os seus pontos fracos.

8. Linguagens técnicas: Benchmarking, Análise SWOT, Business Partner, E-learning, Supply e etc.

Muitas palavras difíceis podem não fazer sentido para o recrutador. Deixe para usar quando passar para a etapa onde será entrevistado pela sua área. Se adaptar aos diversos cenários da seleção é uma jogada muito inteligente.

9. Aumentar: “Eles me adoravam, eu era o melhor funcionário”

Não tente aumentar as coisas! Se você tinha ou tem um bom relacionamento com seu antigo empregador, diga que ele vai poder atestar o quanto você era um bom profissional, capaz e comprometido. E passe o contato.

10. Rodeios e histórias longas: “Era uma vez...... (Rodeia para dar a resposta)

Não faça isso, seja objetivo mas claro, fale o que o entrevistador quer saber, sem tomar o "dia todo dele". Comunicação clara, concisa e direta é a melhor decisão.

11. Super sincero: “Não, eu não gosto de trabalhar em equipe, mas se é necessário!”

Você deve ser verdadeiro na entrevista, porém precisa cuidar a sinceridade excessiva. Dizer que não gosta de trabalhar em equipe, por exemplo, demonstra a falta de habilidades sociais e de relacionamento em grupo, na maioria dos casos isso vai acabar com suas chances. Tente mudar a sua mentalidade sobre isso, e estude para ser um funcionário melhor.

12. Mentirinhas: "Eu sei nível avançado de Excel" Vamos fazer um teste no computador então? – A pois é.....

A verdade sempre virá a tona, não minta, seja sincero e se não sabe algo, diga que pode aprender e está disposto a isso.

13. Perguntas surpresas: "Caramba, essa nem sei como te responder"

Numa entrevista isso vai acontecer, e você precisa estar preparado(a) para tudo!

14. Arrogância: “Eu sou o melhor, ninguém no setor será melhor do que eu!”

Cuidado, a arrogância pode fazer o entrevistador mudar de idéia quando você já poderia ter conquistado ele. Modéstia é excelente, mostre que não é do tipo centralizador. Mas, mostre que você é um bom funcionário. "Pense nessas respostas".

15. Falar mal: “Eu não gosto do meu chefe atual, por isso quero mudar de emprego”

Falar mal de antigos empregadores ou das empresas onde você trabalhou(lha)pode estragar a sua imagem. A ideia passada é: se ele fala mal da empresa atual, falará mal da minha também.

Bônus:

E por último temos uma dica para você, pois se está buscando esse artigo é porque está em busca de emprego, e quer se destacar frente aos outros concorrentes, e nisso nós também podemos te ajudar.

Muitas pessoas estão desempregadas por falta de qualificação, isso é um dado gritante hoje no mercado.

É por isso que o Programa Jovem Empreendedor tem o objetivo social de ajudar jovens e adultos a conseguirem um emprego através de cursos profissionalizantes. Você não precisa pagar as mensalidades, material didático e nem o certificado, pois o projeto paga todos esses custos. Você paga apenas a taxa de inscrição.

O nosso curso é no formato 100% online e você pode acessar o curso da sua casa mesmo, basta ter acesso a internet. Você consegue assistir às aulas pelo computador ou por um aplicativo no celular. Depois que você recebe o acesso ao curso, você pode acessá-lo sempre que quiser, pode assistir as aulas qualquer dia da semana e em qualquer horário, então você pode acessar conforme a sua disponibilidade. Ao finalizar seu curso você também consegue ter acesso ao seu Certificado, assim que você baixá-lo, ele já sairá com seu nome, curso e carga horária e é reconhecido em todo o Brasil. Além disso, seu acesso ao curso é Vitalício, isso significa que o acesso é para sempre.


Se você quer se destacar ainda mais no mercado de trabalho acesse o link abaixo e saiba mais.

Clique Aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL