Escolas de samba, escola da vida!

E viva o carnaval! Ou seria, para que carnaval?
25/02/2020 12:40
noticia Escolas de samba, escola da vida!
noticia Escolas de samba, escola da vida!

* Por Ellen Moraes Senra

Todos os anos os questionamentos externos são os mesmos, mas procuro olhar pelo viés psicológico da coisa.

E uma grande verdade é que há alguns anos as escolas de samba ganharam ainda mais o meu respeito, seja no samba da escola ou no samba da vida, pois, convenhamos, que viver é um ato de coragem e não é fácil educar sem recursos.

Sim, a educação deve vir de casa, mas não seria o mesmo para o alimento, o lar seguro e a esperança?

Penso que tudo isso deva vir de casa, mas o que vemos são malabaristas da vida real fazendo o que podem com o pouco que têm, enquanto os que ainda têm algo não sabem o que fazer, pois lhe ensinaram o que precisavam para subir na vida. Mas, em alguns casos, não lhe ensinaram o essencial para manter o que mais importa na vida, a educação de seus filhos.

Dar sim, presentear muito, mas não apenas isso. Amor, carinho, atenção, não apenas a atenção básica, isso nossos impostos deveriam garantir. Pois é, mas não garantem, então, estamos por conta própria em nosso universo particular, e é o nosso bloco que precisamos colocar na avenida para garantir o sustento.

Mas ainda há esperança de alcançar pelo exemplo de algo como um desfile de escola de samba: que na avenida da vida, o enredo quem dita somos nós!

 

Ellen Moraes Senra é Psicóloga (CRP 05/42764) e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Confira mais sobre seu trabalho em @psicologaellensenra.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL