Usina Poiato, a pioneira na reciclagem de resíduos de cigarro do mundo

A única Usina de Reciclagem de resíduos de cigarro do Mundo transforma o resíduo em massa celulósica e em seguida em papel
20/06/2017 18:33
noticia Usina Poiato, a pioneira na reciclagem de resíduos de cigarro do mundo
noticia Usina Poiato, a pioneira na reciclagem de resíduos de cigarro do mundo

Por Mariane Dalcin

Instalada em Votorantim- SP, a empresa foi fundada há sete anos e a usina completou um ano no início de 2017.  A pioneira no assunto no Mundo, transforma todo o resíduo de cigarro em massa celulósica, já coletou e reciclou mais de 20 milhões de bitucas e mantém parceria com importantes instituições de ensino do país, com atuação em várias cidades e empresas do Brasil.

Marcos Poiato criador da Poiato Recicla, que tem como sócios os filhos Gabriel e Felipe, conta que este primeiro ano de funcionamento da Usina foi de muitos desafios, porém, de extremo desenvolvimento do projeto.

Gabriel, Marcos e Felipe Poiato

"Neste ano, reforçamos a direção da empresa, com a contratação de novos profissionais, investimos em tecnologia para continuar sendo referência em sustentabilidade e estamos estudando propostas de dezenas de parcerias para ampliação de nossas atividades em várias regiões do país", diz.

Além dos serviços de reciclagem e desenvolvimento de novas tecnologias, a empresa criou a Poiato Educ, que tem como finalidade desenvolver programas socioeducativos: palestras, participações em eventos, congressos, consultorias ambientais, entre outras atividades.

Marcos Poiato - diretor da Poiato Recicla

 Marcos Poiato, frisa que a empresa de reciclagem vai muito além de oferecer soluções ambientais como o tratamento adequado dos resíduos de cigarros. "Hoje somos mais que uma usina, somos acima de tudo, disseminadores de educação ambiental. Propagamos questões voltadas ao meio ambiente e saúde e chegaremos ainda mais longe, trazendo mais parceiros, mais reconhecimento, geração de emprego e qualidade de vida", ressalta. Poiato.

 

A empresa conta com profissionais qualificados, já recebeu mais de dez prêmios pelo trabalho de inovação ambiental, tratamento de resíduos de alta complexidade e também de responsabilidade social – já possui a certificação ISO 14001 e agora investe em processos de qualidade, visando laudos em soluções tecnológicas que serão validadas pelo Inmetro.

Recentemente, a Poiato Recicla também firmou parceria com o Programa A3P do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o gestor Dioclécio Luz, a Poiato Recicla possui três vantagens que chamaram a atenção da A3P: a coleta, a reeducação sobre cigarro, cuidado com o meio ambiente e a destinação adequada das bitucas  que são altamente tóxicas.

A Poiato Recicla fica na Rua Domingos Arruda Ferraz, 51 - Parque Jataí - Votorantim – SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL