Mairiporã realiza ação de limpeza das margens do Rio Juquery em comemoração ao Dia mundial da Água.

29/03/2018 15:32
noticia Mairiporã realiza ação de limpeza das margens do Rio Juquery em comemoração ao Dia mundial da Água.
noticia Mairiporã realiza ação de limpeza das margens do Rio Juquery em comemoração ao Dia mundial da Água.

O Projeto Navega Mairiporã com seu coordenador Sr. Rodrigo Paraíso juntamente com o administrador do Parque Linear Sr. Anderval Cardoso promoveram a ação de limpeza das margens do Rio Juquery, a ação em homenagem ao dia mundial da água teve a participação de crianças e adolescente do projeto.

Esta ação aconteceu no dia 22 de março e teve como ponto de partida  as margens junto ao Bosque da Amizade no Parque Linear,  um movimento de grande importância não só na limpeza das margens do rio, mas também uma lição de cidadania e educação ambiental, ensinando para as crianças a importância da preservação e dos cuidados com os rios e afluentes, são ações desse tipo que mudam o comportamento das pessoas, educando a criança de hoje teremos adultos mais conscientes e preparados para preservação do nosso planeta.

Quero parabenizar todos envolvidos na ação em especial ao Sr. Rodrigo e ao Sr. Anderval por essa iniciativa maravilhosa, o mundo precisa de mais pessoas de atitudes como vocês, não importa o tamanho da ação, mas sim o impacto que vai gerar no futuro!

 

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas,  através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março fosse à data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Sérgio Foguel 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL