Quais as vantagens de um empregador oferecer benefícios aos seus funcionários?

Saiba na entrevista com Ubirajara Iticava da Beneficio Certo
08/05/2018 22:52
noticia Quais as vantagens de um empregador oferecer benefícios aos seus funcionários?
noticia Quais as vantagens de um empregador oferecer benefícios aos seus funcionários?

Quais são os benéficos que você empregador pode oferecer? O que o trabalhador deve exigir em termos de benefícios? Saiba um pouco sobre essa história que foi uma vitória do povo.

1) Fale sobre esse sucesso do vale transporte, uma lei que vigora há trinta anos?

Além de tratar-se de um benefício que garante o direto do trabalhador de ir e vir, ou seja, da sua casa para o trabalho e vice versa, o Vale Transporte representa mais dinheiro no bolso do trabalhador no final do mês.

 

No início dos anos 80, o Brasil passava por uma triste realidade econômica, inflação galopante, e o transporte público sofreu também, reajustes diariamente as suas tarifas, nesta época quem arcava com 100% do valor referente ao deslocamento era o trabalhador, a classe operária sofria, deixava de utilizar o transporte público para ir de bicicleta ou a pé.  Para ter dinheiro para se alimentar.

Lembro-me de um jargão que circulava entre a classe operária que era assim: “Ou eu vou de ônibus trabalhar ou eu como”.

Então, a efetividade do Vale Transporte resume-se em mais um dos instrumentos conquistado, que resgata a cidadania da classe trabalhadora.

2) O vale refeição é lei?

Não é Lei, é facultativo, diferente do Vale Transporte, o empregador não tem a obrigatoriedade de oferecer o Vale Refeição aos seus empregados.

 

3) Para um trabalhador, o vale alimentação é mais importante que o vale refeição?

Os dois benefícios têm relevância para o trabalhador, parte destes privilégios são subsidiados pelo empregador, estes incentivos garantem que o assalariado esteja em condições favoráveis em nosso posto de trabalho, sem se preocupar com o despendimento financeiro.

O vale refeição garante que o trabalhador tenha uma alimentação um pouco mais equilibrada e saudável, enquanto está em sua jornada de trabalho e, sem ter que utilizar recursos financeiros próprios. Para o empregador, a certeza que terá um trabalhador com mais disposição em seu posto de trabalho produzindo mais.

O vale alimentação dá liberdade ao funcionário consumir o alimento da sua melhor escolha e, que ele possa preparar em casa, contribuindo com a subsistência da sua família.

4) Fale sobre os outros benefícios que existem?

Convênio Farmácia, outro benefício importante para o trabalhador e para sua família, entre os seus vencimentos (salários), que possivelmente ele não tenha valores disponíveis, ele poderá utilizar-se do benefício para compra de remédios. O benefício funciona como um adiantamento do salário, para ser utilizado com necessidades emergenciais.

Quem já não ficou de cabelos em pé com a conta da farmácia e, doença não manda aviso, sem aviso prévio.

 

O Vale Cultura – dá ao trabalhador a oportunidade de conhecer e participar dos eventos culturais que acontecem diariamente nas cidades brasileiras, propicia que ele agregue mais conhecimento de vida e, participe de novas experiências.

 

Outros benefícios: plano de saúde e assistência odontológica, são benefícios facultativos, subsidiados pelo empregador, ou no modelo de coparticipação.

 

São benefícios indispensáveis para o trabalhador e para sua família.  Reiterando, o empregador ganha, se os seus funcionários estão bem assessorados, certamente o seu faturamento cresce, pois, terá profissionais satisfeitos e engajados com a empresa.

5) Não devia ter mais incentivo, para que as empresas trabalhem com o vale cultura?

Certamente, entendo que seja um esforço conjunto, do Ministério Público e da classe empresarial. Melhorar os incentivos fiscais para as empresas, desenvolver campanhas de comunicações eficazes para que o  trabalhador tenha conhecimento do benefício e, como utiliza-lo, hoje muitos trabalhadores não tem conhecimento da existência do Vale Cultura. Para qual que serve? Como faço para adquiri-lo? Como funciona? A onde posso utiliza-lo? São perguntas que o trabalhador não tem resposta.

 

6) O que é o cartão pré-pago?

Em linhas gerais é uma modalidade de cartão que você adianta um valor, até que o seu limite se esgote. Permite que o usuário tenha maior controle sobre os seus gastos, não tem as faturas como os cartões de créditos tradicionais.

 

Um outro exemplo é o cartão de Vale Transporte, o empregador adianta os recursos para que o trabalhador possa utiliza-lo em um período posterior.

7) O que acha que tem melhorar nos serviços de RH das empresas?

É uma área que infelizmente, ainda, não é dada a devida importância dentro de uma organização, diferente de alguns anos atrás o RH de uma empresa, só tinha uma missão contratar e demitir.

Hoje a realidade é outra, o RH é uma peça fundamental nas estratégias das empresas para alavancar resultados, a contribuição de um RH estratégico no atingimento das metas das corporações é de grande relevância.

Gerir Talentos, construir lideranças, capacitar profissionais, alinhar expectativas e a comunicação da empresa, entre as áreas, são algumas tarefas desenvolvidas pelo RH estratégico.

Ou seja, o RH deixa o papel de meramente operacional para ser estratégico, com metas e missões corporativas.

Ainda carece de automatizações nos fluxos rotineiros da área, maior liberdade de decisão e que tenha voz ativa dentro da cúpula dos líderes da empresa.

8) Qual a maior vantagem econômica que sua empresa oferece?

Trabalhamos sustentados por três pilares:

O primeiro: tecnologia, desenvolvemos ferramentas gerenciais de fácil customização e interface, através da interatividade entre as nossas soluções, o cliente tem informações para tomar a melhor decisão gerencial em sua companhia.

O segundo: clareza, objetividade e ética em nosso atendimento, acompanhar e dar suporte ao cliente em suas dúvidas com os benefícios.

A nossa equipe é composta por profissionais que possuem mais de 20 anos no segmento de benefícios. Conhece exatamente as necessidades do público de RH e, qual linguagem é a mais apropriada, a ser utilizada para se comunicar com o profissional do RH.

O terceiro: com a nossa tecnologia, profissionais habilitados, vivência de mercado e experiencia de tantos anos, entregamos paras os nossos clientes economia na aquisição dos benefícios. Reduzindo o valor da fatura do Vale Transporte sensivelmente. Como também em outros produtos, Convênio Refeição, Alimentação, Cultura, entre outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL