Marcas: muito além de logotipos e cores

Qual a diferença entre a identidade da marca e sua imagem?
18/04/2024 11:45
noticia Marcas: muito além de logotipos e cores
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Muitos ainda confundem o logotipo de uma empresa com a sua identidade de marca. No entanto, é fundamental entender que o logotipo é apenas um dos pontos de contato da marca com o público, assim como o atendimento, sites, redes sociais entre outros. Na realidade, a identidade de marca é o conjunto de conceitos palpáveis e intangíveis que a tornam única e a diferencia das outras.

 

"Entender a diferença entre design e gestão de branding é a base para compreender o que é uma marca, mesmo que o design seja essencial para construir este conceito, utilizando elementos visuais, como o logotipo, que são a parte tangível e visível de uma estratégia de marca, mas que está longe de ser a totalidade dela. Para ilustrar, imagine a marca como um iceberg; o logotipo é apenas a ponta", diz Eros Gomes especialista em marcas.

 

Uma marca é muito mais que um nome e uma paleta de cores. Ela transmite ideias, sensações e valores, e é com base nessa mensagem que as pessoas se identificam, desejam e compram. Por isso, os conceitos de identidade e imagem são tão importantes.

 

A identidade é a essência da empresa, representando sua cultura, seus valores, suas crenças e seu jeito de ser. É a mensagem comunicada e materializada que vai se infiltrar nos outros demais pontos de contato. E, diferentemente da imagem da marca, a identidade pode e deve ser gerida e controlada.

 

"E ela se manifesta ao mercado por meio do logotipo, arquitetura, publicidade e atendimento ao cliente e por outro lado, a imagem da marca é a percepção que o público tem dela. Nem sempre corresponde à identidade e dificilmente será única e homogênea para todas as pessoas. Não pode ser controlada, mas pode ser influenciada através de uma boa gestão dos pontos de contato. A imagem construída está na mente do público alcançado", diz Eros Gomes.

 

O desafio da gestão de marca, ou branding, é a construição dessa percepção intangível. A gestão de branding é um modelo de gestão empresarial para a construção de valor para a marca, trabalhando sempre com o conceito identidade x imagem.

 

A falta de alinhamento entre identidade e imagem da marca pode causar um desgaste para a empresa, que poderá perder oportunidades e ter sua reputação afetada. Portanto, saber relacionar e trabalhar a identidade de marca visando valorizar a imagem da marca percebida pelo mercado é essencial para alcançar o objetivo de construção de marca.

 

Serviço: Cross Design

Eros Pereira Gomes

Especialista em marcas

(41) 3589-6563

Curitiba - PR

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