Exposição e filme "Ele é Ela" celebram os 30 anos de carreira de Luciano Lopes, intérprete da personagem Luana do Crato

15/04/2024 23:36
noticia Exposição e filme
noticia Exposição e filme

 

A celebração de três décadas inclui também um espetáculo teatral que irá estrear no segundo semestre

 

Em uma jornada que atravessa três décadas de luta, conquistas e resiliência, convidamos você a mergulhar na extraordinária vida do ator e comediante Luciano Lopes e sua personagem, a Luana do Crato. Sua história é mais do que uma narrativa pessoal - é um testemunho poderoso da força da comunidade, da aceitação e da busca por igualdade.

A exposição "Ele é Ela - 30 Anos de História de Luana do Crato" é um tributo à jornada incrível de Luana, uma mulher transgênero que desafiou estereótipos, enfrentou adversidades e emergiu como um símbolo de coragem e determinação. Fotografias, documentos e artefatos cuidadosamente selecionados oferecem uma visão íntima de sua vida, destacando momentos marcantes e transformadores. A exposição acontecerá de 14 a 30 de Abril no 1º piso do Shopping Benfica em Fortaleza – CE – às 20h. 

 

Será lançado também o filme que acompanha a exposição, mergulhando ainda mais fundo na vida de Luciano Lopes. Este filme cativante narra sua história de forma envolvente, revelando as lutas, triunfos e contribuições significativas de Luciano e Luana para a comunidade LGBTQIA+ e além. Contaremos com depoimentos de grandes estrelas do humor, amigos e parentes que emocionalmente fazem parte da trajetória de Luciano Lopes. Sua exibição será dia 28 de Abril nos Cinemas do Shopping Benfica (Rua Carapinima 2200 – Bairro Benfica – Fortaleza - CE).

Ao compartilhar a história de Luana, o diretor e cineasta Fram Paulo tenta promover a compreensão, empatia e inclusão. A jornada de Luciano Lopes é um lembrete inspirador da importância da autenticidade e da perseverança.

 

"É uma trilogia. Nessa exposição contamos a história da Luana do Crato, os 30 anos de humor, e claro, vai lembrar do Cariri, dos 30 anos, o começo no Crato, nos anos 90, e vai falar também sobre a história do humor cearense a partir da minha visão. O segundo momento será no dia 28, com o lançamento do filme. O documentário é a minha vivência no humor e como as pessoas que me ajudaram viram essa evolução da Luana do Crato. O terceiro momento é o espetáculo, que já teve edital aprovado, e vamos lançar no segundo semestre", explica Luciano.

 

EXPOSIÇÃO 

Prepare-se para rir e se emocionar enquanto celebramos três décadas de humor com Luana do Crato, a icônica personagem criada pelo talentoso humorista Luciano Lopes. Desde sua estreia nas ruas de Crato em 1993 até sua consagração nos palcos de Fortaleza em 2001, Luana acumula histórias hilárias e causos inesquecíveis que prometem divertir e encantar a todos.

Esta jornada de três décadas será celebrada em três momentos únicos e memoráveis:

Exposição no Shopping Benfica (a partir de 14 de abril): Venha mergulhar na história do humor cearense através da trajetória de Luana do Crato. Explore um acervo fascinante de materiais jornalísticos, figurinos, objetos cênicos e memorabilia que marcaram os 30 anos dessa personagem tão amada. Além disso, aproveite para apreciar peças exclusivas do artista, trazendo um pedacinho do Cariri para Fortaleza. A exposição acontecerá de 14 a 30 de Abril no 1º piso do Shopping Benfica em Fortaleza.

 

FILME

Documentário produzido pela Uzina Filmes, dirigido por Fram Paulo e com roteiro e produção geral de Luciano Lopes, "Ele é Ela - 30 Anos de História de Luana do Crato" promete revelar os bastidores, as glórias, as desilusões e, é claro, as muitas gargalhadas que marcaram a carreira de Luana do Crato. Com uma trilha sonora original de Lucion Caeiras que captura a essência do Cariri Cearense, este será o primeiro documentário a explorar o humor cearense em toda a sua profundidade e diversidade. Sua exibição será dia 28 de Abril no Cinemas Benfica.

 

TEATRO

Espetáculo Teatral: "Ele é Ela com Muito Humor" (próximo semestre): Em fase de montagem, este espetáculo promete ser uma retrospectiva emocionante da vida de Luciano Lopes nos palcos. Com referências de todas as linguagens artísticas que permearam sua carreira, desde o humor até a palhaçaria e a dança, esta será uma celebração não apenas dos 30 anos de humor, mas também do talento multifacetado deste artista brilhante.

Junte-se a nós nesta comemoração única e prepare-se para se divertir, se emocionar e se encantar com "Ele é Ela com Muito Humor: 30 Anos de Luana do Crato".

 

TEATRO

"Ele é Ela com Muito Humor: 30 Anos de Luana do Crato" também será espetáculo de teatro com estreia prevista para Agosto. Se você pensou que já tinha visto de tudo, prepare-se para se surpreender ainda mais! Este espetáculo vai trazer tudo que você adora: humor, palhaçadas e até um pouquinho de dança! É uma viagem pelo mundo do entretenimento, com direito a muitas risadas e momentos emocionantes.

 

LUANA DO CRATO 

Luciano Lopes, um talentoso artista cearense, traz consigo uma trajetória rica e diversificada no mundo das artes. Sua jornada é marcada por formação acadêmica sólida, experiência prática e contribuições significativas para a cultura e o teatro.

Luciano concluiu seu curso de Técnico em Direção Teatral no renomado Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura em 2004. Essa base sólida em direção teatral moldou sua compreensão da arte cênica e preparou-o para desafios futuros. Posteriormente, em 2009, ele obteve seu diploma de Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela FAC Faculdades Cearenses, aprimorando suas habilidades de comunicação e escrita.

 

Luciano também investiu em sua educação continuada, realizando duas pós-graduações: uma em Gestão de Talentos pela FAC Faculdades Cearenses em 2016 e outra em Arte Educação e Cultura Popular pela Faculdade PLUS em 2020.

 

Além de sua formação acadêmica, Luciano acumulou uma vasta experiência profissional: foi durante oito anos Coordenador de Teatro do Colégio Objetivo no Crato; sete anos como professor de Teatro na Escola Sossego da Mamãe, em Juazeiro do Norte, nove anos como Professor de Teatro na SCAC – Sociedade de Cultura Artística do Crato, 18 anos de experiência como Supervisor de Cultura na Escola Educar SESC Fortaleza, e um ano como Monitor de Teatro na Fundação Bradesco, em Caucaia. Além disso, Luciano é autor do livro de dramaturgia para infância e juventude intitulado "Mariquinha Maricota", publicado pela Editora Giostri em 2020.

Seu compromisso com as artes e sua dedicação ao ensino e à cultura fazem de Luciano Lopes uma figura inspiradora e essencial para a cena artística cearense.

 

FRAM PAULO, CINEASTA 

Fram Paulo é um artista multifacetado no cenário contemporâneo das artes, cujo trabalho abrange uma diversidade de formas de expressão. Com formação em arte dramática, sua jornada se estende por décadas, deixando marcas em diversas linguagens, incluindo cinema, teatro, fonografia e poesia.

Polivalente no audiovisual, Fram Paulo desempenha papéis diversos que vão desde diretor, editor e até roteirista, passando por diretor teatral, ator, produtor cultural, radialista, podcaster e dramaturgo. Suas opiniões e paixão pela arte o levaram a explorar uma ampla gama de mídias e formas de contar histórias.

Ao longo de sua carreira, Fram Paulo fundou e administra  a Uzina Filmes Produções desde 2005, estabelecendo-se como CEO desta empresa de produção audiovisual.  

 

O compromisso de Fram Paulo com uma narrativa autêntica é evidente em seus trabalhos, que muitas vezes exploram temas sociais, culturais e históricos profundamente enraizados na identidade nordestina. Desde documentários que resgatam memórias como "Memórias do Campo de Concentração da Seca de 1932" (2021),  até produções como a série documental "A Rainha e Seus Reis de Barro" (2021) e recente do produção do longa “OS 7 CAMPOS” em que atuou na fotografia e produção.

Na ficção destaque para produções como "Menino de Carvão" (2009), que conquistou prêmios de Melhor Direção e Melhor Fotografia no Festival Nordestino de Cinema do Piauí, e "Dona Caroba" (2014), onde exerceu as funções de roteirista, diretor, fotógrafo e editor .

Atualmente, ele está imerso na produção de seu mais recente filme de ficção, “Nova Terra”, um projeto que está sendo realizado através da Lei Paulo Gustavo no município de Senador Pompeu.

 

SERVIÇO

"Ele é Ela - 30 Anos de História de Luana do Crato"

Exposição: De 14 a 30 de abril no Shopping Benfica 

Filme: Dia 28 de Abril no Cinemas Benfica 

Teatro: estreia no segundo semestre 

 

Shopping Benfica: Rua Carapinima 2200 – Bairro Benfica – Fortaleza - CE).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL