CCC promove quinta edição do curso de cuidadores; mais de 80 profissionais já se capacitaram

15/04/2024 23:34
noticia CCC promove quinta edição do curso de cuidadores; mais de 80 profissionais já se capacitaram
noticia CCC promove quinta edição do curso de cuidadores; mais de 80 profissionais já se capacitaram

 

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), promove, desta segunda-feira (15) até o dia 19 de abril, a quinta edição de seu curso de cuidadores. Voltado para profissionais que atuam na CCC e do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), nesta edição ele vai contemplar também quem atua na Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), também da Rede Sesa.

A capacitação tem o intuito de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente acamado e evitar uma reinternação hospitalar. Até o momento, 81 profissionais já foram capacitados pela iniciativa.

Crislania Maia participou da primeira edição do curso e relata que fazer um curso de cuidadores era um desejo antigo, pois já atuava na ocupação há algum tempo, mas não tinha condições financeiras de se capacitar. “Esse curso melhorou muito minha área profissional e pessoal. Poderei atender melhor meu paciente, ter um melhor diálogo, tirei muitas dúvidas sobre a área da saúde e passei a ter mais conhecimentos, só tenho a agradecer pela oportunidade”, diz.

A Casa de Cuidados conta atualmente com mais de 50 pessoas que desempenham a função, sendo três perfis de cuidadores: o familiar, que tem algum parentesco com o paciente; o voluntário que é um amigo ou conhecido da família que se propõe a ajudar de forma solidária; e o contratado, que não tem laços familiares nem de amizade prévia, mas que é designado pela família a assumir a função (com remuneração) quando há confiança.

Entre os assuntos abordados no curso estão os cuidados na administração de medicamentos; perfil e papel do cuidador; direitos e deveres do cuidador; uso de sondas; alimentação do paciente acamado; higiene oral; lesão por pressão, cuidados paliativos, entre outros.

“Selecionamos os assuntos que julgamos importantes para manter o paciente seguro na residência. Dessa forma, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne Marques.

O curso oferece uma certificação de 40 horas, sendo voltado para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos. Aquele que conclui o curso com bom aproveitamento recebe certificado.

“Nessa edição, implementamos mais metodologias ativas para deixar o curso mais dinâmico e facilitar o aprendizado. Já conquistamos ótimos resultados, entre eles, redução de eventos adversos, melhor relação com a equipe assistencial e otimização dos processos assistenciais internos, afirma Renata Gomes Mota, analista de educação permanente da Casa de Cuidados.

Cuidadores também passam por treinamentos de rotina

Além do curso de cuidadores que é realizado semestralmente, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC) realiza outros treinamentos para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O “Programa Integração do Cuidador”, reformulado em 2024, tem o objetivo preparar essas pessoas recém-admitidas na instituição sobre a rotina do local e atitudes seguras no manejo do paciente, tanto dentro na internação quanto no domicílio.

Entre os conteúdos abordados nos treinamentos que ocorrem periodicamente, estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade e cada profissional faz a orientação de acordo com a sua especialidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL