Castelo de Himeji

20/03/2024 08:53
noticia Castelo de Himeji
noticia Castelo de Himeji

Castelo de Himeji (Cherry Blossom Season)
(Patrimônio Mundial UNESCO)

Adentre este castelo de estilo arquitetônico clássico japonês e explore o vasto terreno desta linda e imponente estrutura. 

O Castelo Himeji, também é conhecido como Castelo da Garça Branca, é um tesouro nacional japonês e patrimônio mundial. Seu status como um dos 12 castelos originais remanescentes do Japão torna essa fortaleza obrigatória para qualquer pessoa interessada na história do Japão. O castelo de Himeji data de mais de 600 anos. Escolhido como um ponto estratégico de defesa do oeste de Kyoto, o primeiro conjunto de fortificações foi construído em algum momento na década de 1400. O atual complexo do castelo foi concluído em 1609 sob a supervisão do daimyo Ikeda Terumasa e é composto por mais de 80 edifícios conectados por uma série de caminhos sinuosos semelhantes a um labirinto.

Através do portão Hishi, o visitante chega à área do castelo, cujo acesso é cobrado. Depois de comprar um bilhete (1.000 ienes) na cabine de ingressos perto do portão, os visitantes podem entrar nas ruas estreitas do castelo interno e caminhar até a torre de menagem de seis andares. É possível escalar a torre até o último andar. Os pisos ficam progressivamente menores à medida que você sobe e são escassamente mobiliados, além de possuir alguns sinais explicando as características arquitetônicas e defensivas mais importantes do castelo. No último andar do castelo há um pequeno santuário e pontos de observação que permitem aos visitantes olhar sobre o Castelo de Himeji e para fora da cidade. Dentro da área paga do castelo, também é possível visitar a torre oeste - o Nishi-no-maru - que tem ótimas vistas da torre de menagem. Após um projeto de cinco anos, que começou em 2010, o Castelo de Himeji foi totalmente reaberto ao público em 27 de março de 2015.

Os muros com reboco branco do castelo assemelham-se a uma garça branca dançando, conhecida localmente como Shirasagi, com as asas estendidas, que originou o apelido de Castelo Shirasagi-jo. Ele está notadamente bem preservado em comparação a outros castelos, tendo sido poupado de danos durante a Segunda Guerra Mundial e de muitos outros desastres. Há setenta e quatro estruturas dentro do castelo, incluindo uma torre e um portão, que foram designados como Bens Culturais Importantes do Japão. Um aspecto notável do Castelo de Himeji  é a grossa camada de reboco branco em sua superfície, garantido uma excelente resistência contra incêndios e armas de fogo, além da bela aparência.

Podem ser encontradas mais de 1000 cerejeiras no terreno do castelo. Na parte externa do terreno, é possível ver as flores gratuitamente, mas se quiser vê-las no terreno interno, é necessário pagar uma taxa. Embora o castelo esteja indiscutivelmente com seu melhor visual durante a temporada de florada de cerejeiras sakura, também está mais cheio. Centenas de moradores e turistas visitam o castelo para fazer piqueniques e tirar fotos das flores. Para quem não gosta de grandes multidões e quer ver o castelo com mais tranquilidade, talvez seja melhor evitar visitá-lo durante a temporada de floradas de cerejeira. Os ingressos para entrar na torre de menagem do castelo também podem ser limitados durante este período. 

Passeios de barco

Apenas um dos três fossos originais de Himeji sobrevive intacto até hoje. Conhecido como goku-bori, ou o fosso interior, é possível fazer um passeio de barco ao longo do fosso se você visitar o castelo aos sábados, domingos ou feriados. Os passeios custam 1.000 ienes, e geralmente há 10 passeios por dia. Para acessar o fosso, você deve primeiro passar pelo portão Hishi.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL