Cláudio Frêp lança “Manifesto Caboclo” com shows pelo Rio de Janeiro

O cantor e compositor apresenta novo álbum nos palcos da Casa com a Música, na Lapa, e no Cine Joia, em Copacabana
09/03/2024 18:51
noticia Cláudio Frêp lança “Manifesto Caboclo” com shows pelo Rio de Janeiro
noticia Cláudio Frêp lança “Manifesto Caboclo” com shows pelo Rio de Janeiro

Cláudio Frêp sobe ao palco com um manifesto contra a intolerância e o preconceito. Em clima festivo, o cantor e compositor inicia uma sequência de apresentações de lançamento do seu novo álbum, “Manifesto Caboclo”, e a primeira será na Casa com a Música, na Lapa, no dia 13 de março, quarta-feira, às 19h30. Já no Cine Joia, em Copacabana, serão dois shows, nos sábados dos dias 16 e 23 de março, às 21h30. O repertório contará também com músicas de álbuns anteriores, como “Sebastião e o Cú do Tempo”, lançado em 2019, e “Tereza”, álbum de 2015 que trouxe como conceito a liberdade, tema que costura toda a sua discografia.

 

- O show é uma celebração à alma brasileira. Uma exaltação à força e resistência de nossa miscigenada cultura, tão vilipendiada nos últimos anos. Anos de dias escuros vividos sob as fuligens de milhões de hectares de florestas queimadas e as cinzas dos 18 milhões de artefatos consumidos pelo fogo no trágico incêndio do Museu Nacional. Futuro e passado em chamas. Período em que os cadáveres da intolerância, racismo, homofobia e de todo tipo de preconceito saíram dos armários para ganharem as ruas, enquanto uma devastadora pandemia nos confinava dentro de casa - enfatiza o cantor.

 

No palco, Cláudio Frêp passeia por diversos gêneros musicais para defender e definir a pele cabocla como aquela que melhor representa a vestimenta de um corpo universal, como diz em seu manifesto: “tenda exposta às chibatas dos ventos, epiderme de infinitas camadas, fluxo e filtro identificador de tudo que é humano”. O show começa em clima gótico com a dramática e sombria “À Noiva Cadáver”, usando o mito de Inês de Castro para fazer referência à nossa fase medieval e seu terraplanismo. Contudo, a leveza, o bom humor e lirismo são a tônica do espetáculo.

 

Na sugestão de um renascimento, aos poucos o palco ganha luzes e ritmos variados com músicas que de forma alegórica tocam em temas recorrentes da atualidade, como questões de gênero, violência, racismo, feminismo e guerra ideológica. Revelando sua antiga relação com as artes cênicas, Cláudio Frêp se reporta ao Teatro Opinião com uma releitura de “Carcará” de João do Vale e encerra sua apresentação de forma lúdica e poética com músicas inspiradas nos universos de escritores como Clarice Lispector, Raul Bopp e Cora Coralina, entre outros. A direção musical é assinada pelo premiado diretor Muato.

 

“Manifesto Caboclo” está disponível nas principais plataformas digitais.

 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_keOYpBs5QA&list=OLAK5uy_koq6zcOvMcqZss8vE2c-DdpBD8YAAD-Vo

 

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0seMjIr1hX1hgtp1kX9shx

 

Serviço:

 

Pré-lançamento do álbum “Manifesto Caboclo”

Local: Casa com a Música – rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Centro, Rio de Janeiro - RJ

Dia e horário: quarta-feira, 13 de março, às 19h30

Entrada: R$ 60, vendas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/manifesto-caboclo/2364345

 

Lançamento do álbum “Manifesto Caboclo”

Local: Cine Joia – avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Dias e horários: sábados, dias 16 e 23 de março, às 21h30

Entrada: R$ 60

Vendas e mais informações:

Dia 16 de março – https://www.sympla.com.br/evento/manifesto-caboclo/2362933

Dia 23 de março – https://www.sympla.com.br/evento/manifesto-caboclo/2364315

 

Classificação etária: 16 anos

 

Redes sociais:

https://www.instagram.com/claudiofrep/

https://www.instagram.com/casacomamusica/

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL