A felicidade não é motivo para diminuir o cuidado

Como o Carnaval ínsita casos de abuso sexual e o que fazer caso aconteça
10/02/2024 11:25
noticia A felicidade não é motivo para diminuir o cuidado
noticia A felicidade não é motivo para diminuir o cuidado

 

À medida que o Carnaval se aproxima, trazendo consigo alegria, festividades e celebrações, surge também a necessidade de abordar alguns temas sérios que vem junto com ele, como o assédio sexual, ingestão excessiva de álcool e consumo de drogas. Mesmo que seja um período animado, também é um grande palco para crimes e acidentes que são ofuscados pelas cores brilhantes, belas fantasias e música alta.
Durante esta época, a atmosfera de euforia favorece comportamentos inapropriados, como toques em locais íntimos, beijos roubados, falas inapropriadas que são considerados importunação ou assédio sexual, que se caracteriza por qualquer conduta de conotação sexual não consentida. "A aglomeração de pessoas e o consumo excessivo de álcool e drogas contribuem para que tais atitudes se manifestem, tornando imprescindível a conscientização sobre a importância do consentimento e do respeito mútuo." Adverte a ginecologista Dulce Henriques.
A prevenção de situações de risco é uma responsabilidade compartilhada. Medidas como permanecer em grupos, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e estar atento ao ambiente são essenciais. Campanhas educativas desempenham um papel crucial, enfatizando a importância do consentimento e incentivando atitudes que promovam um ambiente seguro e respeitoso para todos.
"No caso de suspeita de ter sido vítima de abuso sexual, é crucial agir rapidamente. Isso envolve buscar um local seguro, evitar alterar ou lavar itens pessoais que possam servir como evidência e abrir o Boletim de Ocorrência em uma delegacia mais próxima. A vítima tem até 72 hs para coleta das provas, devendo dirigir-se a um hospital de referência para receber a profilaxia de Infecções Sexualmente Transmissíveis, atendimento médico e apoio psicológico. Preservar as evidências e obter atendimento adequado são passos fundamentais para a proteção da vítima e para o processo legal subsequente." Diz a Dulce Henriques
O entendimento sobre o que constitui a perícia sexual é igualmente importante. Trata-se de um procedimento meticuloso realizado por profissionais qualificados que buscam coletar e analisar evidências físicas e depoimentos. O objetivo é confirmar relatos de abuso e ajudar na condução de um processo legal justo e preciso.
O Carnaval, em sua essência, é uma celebração vibrante da vida, cultura e diversidade. Entretanto, a consciência e a prevenção em relação ao assédio sexual, abuso e outras condutas prejudiciais são indispensáveis para preservar a integridade e a alegria do evento. É vital que cada indivíduo desempenhe seu papel ativamente, promovendo um ambiente de respeito, cuidado e segurança, garantindo assim que a festa permaneça uma experiência positiva e memorável para todos.

Serviço: Dulce Henriques LTDA
Dulce Cristina Pereira Henriques
Mèdica CRM 11281Pr
Pessoal 41 99263-1311
Clinica: 41 99915-5156
41 3015-5212
@dradulcehenriques
Dradulcehenriques@gmail.com
www.dradulcehenriques.com
Comendador Araújo 323, cj 113
Cep 80420-000

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL