Sangen e Tsugaru Shamisen

16/01/2024 02:18
noticia Sangen e Tsugaru Shamisen
noticia Sangen e Tsugaru Shamisen

O Sangen e o Tsugaru Shamisen são instrumentos de cordas japonesas muito semelhantes. A diferença está no tamanho. O Sangen é menor que o Tsugaru Shamisen. O sangen aportou em terras nipônicas em 1562, proveniente da China, na província de Izumi, atual Osaka. O sangen popularizou-se nas Ilhas Ryukyu, atual Okinawa, e hoje é conhecido como "Shamisen de Okinawa". O sangen funciona como um banjo. É um instrumento de corda em vc que uma membrana serve como tampo de ressonância. Ele está dividido em três partes: a caixa de ressonância coberta por uma pele de cobra, o braço e as cravelhas. As cordas são percurtidas por uma palheta conhecida como bachi. Dentre as técnicas, além do toque das cordas, a caixa de ressonância é utilizada como elemento percursivo.

Tsugaru Shamisen se refere tanto ao gênero musical de shamisen originado na península de Tsugaru, província de Aomori, quanto ao instrumento com o qual é executado. Apesar de ser fato conhecido que o shamisen é originário da China, através de Okinawa, no século XVI, os desenvolvedores do tsugaru shamisen não são conhecidos com certeza, em grande parte porque registros escritos de seu desenvolvimento não foram mantidos ou reconhecidos formalmente pelo Governo Japonês. O que se sabe é que o tsugaru shamisen teve origem na pequena península de Tsugaru, a oeste da província de Aomori. Há consenso entre os pesquisadores de que o instrumento e o estilo foi desenvolvido por moradores de rua, mas não existem registros que comprovem o trabalho da pesquisa. O tsugaru shamisen também é dividido em três partes como o sangen ou "Shamisen de Okinawa", com a diferença que a caixa de ressonância é coberta por uma pele de gato.

O sangen é um instrumento que praticamente todo okinawano sabe tocar. É um instrumento muito utilizado em festas realizadas por toda a ilha. A Banda Begin, originária da Ilha de Ishigaki, é muito famoso aqui na principal ilha japonesa (honshu). A Banda Begin apresentou-se no Brasil em duas oportunidades, a última em 2015. Já o tsugaru shamisen é muito utilizado em músicas de estilo enka. O duo "Yoshida Brothers" utiliza o tsugaru shamisen em seus trabalhos juntamente com guitarra elétrica, baixo, bateria e teclados, criando um estilo mais pop.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL