Casa de Cuidados do Ceará promove capacitação para qualificar assistência a pacientes do equipamento

11/01/2024 23:51
noticia Casa de Cuidados do Ceará promove capacitação para qualificar assistência a pacientes do equipamento
noticia Casa de Cuidados do Ceará promove capacitação para qualificar assistência a pacientes do equipamento

 


A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza novos treinamentos para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O “Programa Integração do Cuidador”, reformulado em 2024, tem o objetivo de preparar essas pessoas recém-admitidas na instituição sobre a rotina do local e atitudes seguras no manejo do paciente, tanto dentro na internação quanto no domicílio.


Entre os conteúdos abordados nos treinamentos que ocorrem periodicamente, estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade e cada profissional faz a orientação de acordo com a sua especialidade. O programa aborda ainda temas como: cuidados com vias aéreas, administração segura de medicamentos, administração segura de dieta oral e enteral, mobilização do paciente no leito, prevenção de lesão por pressão e prevenção de infecções.
 

A cuidadora Tereza Cristina Veras participou desta edição do programa. Apesar de já ter participado de outros treinamentos, ela classificou a reformulação como mais produtiva. “Achei a explicação mais didática e com o tempo mais proveitoso. Aprendi muito sobre dieta e higienização, o que promoveu mais autonomia para nós que atuamos como cuidadores”, opina.

A analista de educação permanente da CCC, Renata Gomes, explica o que mudou com a reformulação do curso. “Tivemos algumas mudanças importantes em relação ao ano passado. Por exemplo, foi acrescentado o tema prevenção de infecções, bem como foi aumentada a frequência dos temas, que eram mensais. Agora todos os temas são abordados quinzenalmente numa imersão de 4h de aula. Além disso, também é disponibilizado um material impresso com as principais informações da Casa de Cuidados e dos cuidados com o paciente”, diz.

Em 2023, os treinamentos alcançaram resultados como a diminuição dos índices de eventos adversos e de reinternação. Para 2024, a meta é torná-los cada vez mais acessíveis aos cuidadores. “Pretendemos alcançar uma meta de 70% de adesão mensal durante todo este ano, bem como editar o material que é disponibilizado impresso para uma linguagem mais acessível, visto que muitos dos cuidadores apresentam baixo nível de escolaridade”, acrescenta a analista.

Para participar do “Programa Integração do Cuidador”, é necessário estar acompanhando algum paciente internado na Casa de Cuidados do Ceará. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL