Paulistas se destacam na final do Campeonato Mundial e Brasileiro de Wingfoil de Jericoacoara

O Jeri Wingfoil Cup se torna um importante evento para o calendário da região, por envolver a comunidade de Jericoacoara, movimentando as pousadas, restaurantes e empreendimentos locais
22/12/2023 16:55
noticia Paulistas se destacam na final do Campeonato Mundial e Brasileiro de Wingfoil de Jericoacoara
noticia Paulistas se destacam na final do Campeonato Mundial e Brasileiro de Wingfoil de Jericoacoara

Jericoacoara foi palco de pura adrenalina na final do Campeonato Mundial e Brasileiro de Wingfoil, que aconteceu entre os dias 5 a 9 de dezembro. Famílias e apaixonados pelo esporte aquático lotaram a praia para testemunhar momentos emocionantes, enquanto os atletas desafiavam os fortes ventos em busca dos tão cobiçados títulos.

Quatro paulistas foram destaques: Rodrigo Morais, primeiro lugar; Leticia Nakiri, segundo lugar; Dudu Mazzocato, quarto lugar; e Rafael Rodrigues, também em quarto lugar.

Leonardo Migliorini, de São Miguel do Gostoso, conseguiu o quarto lugar, sendo a segunda vez que participa do campeonato e estava competindo com seu pai. “Os fortes ventos nos surpreenderam, chegando aos 40 nós. Então foi bem emocionante e desafiador. Competi com meu pai, que é minha inspiração”, afirma.

Para Rodrigo Morais de São Paulo, que teve a primeira colocação no masculino, o evento é de extrema importância, mas acredita que o esporte ainda precisa de mais reconhecimento da grande mídia e dos governantes. “Tirar a primeira colocação foi um trabalho de muito treinamento e prática. Mas acredito que a mídia deveria divulgar melhor o esporte”, pontua.

Lindbergh Martins, prefeito de Jericoacoara, diz que o wingfoil é considerado a fórmula 1 dos esportes de ventos e garante que a prefeitura irá continuar apoiando o evento. “Jeri está de braços abertos para essa modalidade que é o wingfoil. E foi um imenso prazer receber tanta gente de fora do país e ver brasileiros, principalmente cearenses se destacando no campeonato”, completa.

O sócio proprietário da pousada Vila Kalango, Paolo Piatti, destaca a importância do apoio de receber o campeonato e 57 atletas que participaram desses dias de disputas: “É uma sensação de cansaço e dever cumprido e que venha 2024. O evento também doou uma wing foil para um atleta local”, afirma.

Com condições privilegiadas para o velejo, Jericoacoara tornou-se mundialmente reconhecida como a meca dos esportes de mar e vento. Sendo consagrada como uma das melhores praias do mundo para os windsurfistas e kitesurfitas e o melhor lugar no Brasil. Os profissionais de todo o mundo vêm para Jeri para praticar e progredir.

Wingfoil é um esporte aquático, recente entre as modalidades de vela, que consiste em voar sobre as águas com a ajuda de uma asa inflável (wing) e uma prancha de hydrofoil, e foi desenvolvido a partir do kitesurf, windsurf e surf. Os primeiros protótipos de wing foram desenvolvidos em 1982 no Pan Am Cup em Kailua Bay, Hawai. Porém, apenas por volta de 2010 – 2011, quando um grupo de kitesurfistas e windsurfistas testaram as wings infláveis em conjunto com a prancha de hydrofoil que o esporte começou a ter uma visibilidade maior, onde em 2019 tornou-se um esporte viral.

Um dos principais motivos para o wingfoil se tornar popular entre os amantes de esportes de mar e vento, é a possibilidade de ser praticado em diversas condições de vento e ondas, o que o torna mais versátil e amplo na prática.

Foto: Jeri Wingfoil Cup / @CS.Queijo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL