Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de outubro, na Blooks Botafogo, no dia 31.10 (terça), aniversário de Carlos Drummond de Andrade (121 anos), além do Halloween

A 11ª edição do ano traz Denise Emmer, Salgado Maranhão e Christiana Nóvoa, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da Ibis Libris 
15/10/2023 17:11
noticia Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de outubro, na Blooks Botafogo, no dia 31.10 (terça), aniversário de Carlos Drummond de Andrade (121 anos), além do Halloween
noticia Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de outubro, na Blooks Botafogo, no dia 31.10 (terça), aniversário de Carlos Drummond de Andrade (121 anos), além do Halloween

 

Ibis Libris Editora realiza a 11ª edição da Ponte de Versos do ano, trazendo Denise Emmer, Salgado Maranhão e Christiana Nóvoa, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, na Blooks Botafogo, no dia 31/10/2023, das 18h às 21h, última terça do mês, aniversário de Carlos Drummond de Andrade (121 anos), e Halloween para quem for de Halloween, e Dia do Saci para quem for de Saci. 

 

 

"Para mim", diz Thereza Christina, "representa o Ano Novo celta, uma comemoração especial dos nossos ancestrais no Hemisfério Norte. É uma celebração da natureza, da passagem do tempo e das estações. Para quem viu o filme recente com Hercule Poirot, vai estar em sintonia com esse dia (eu vi e adorei)."

 

 

Ibis Libris realiza, mensalmente, na Blooks Botafogo, a "Ponte de Versos", evento literário já tradicional, que, este ano, comemorou 24 anos em junho. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" passou a integrar a cena poética carioca e o calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro a partir de 2023. 

 


No "Prato Principal", cada poeta convidado lê por 15 minutos. Em seguida, abre-se a "Sobremesa" aos presentes, que podem recitar um poema de cada vez e, por fim, a "Saideira", lendo mais um poema curto.

 


Este ano, a Ponte de Versos completou 24 anos, evento que valoriza a literatura nacional e os novos autores, que, em abril, recebeu o "Prêmio Sarau Destaque 2022", conferido pela APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro). A Ibis Libris Editora entrou no ano de seu 23º aniversário com quase 700 títulos publicados, além de novos títulos em produção, concorrendo ao Prêmio Oceanos com 20 obras e ao Prêmio Jabuti com 12 títulos em diversas categorias.

 

 

Em 27 de outubro, durante a Primavera dos Livros, que agora também faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, a Ibis Libris faz o lançamento coletivo de 23 títulos, pelos 23 anos de trajetória, além de organizar o 15º Festival de Poesia da Primavera dos Livros, das 17h às 20h, no Museu da República, Catete/RJ.

 

 

Estiveram na Ponte de Versos em janeiro de 2023: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura. Em fevereiro, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu. Em março,  Bernard Sader Tinoco,  Rômulo Pacheco e Evelyn Silva. Em abril, Suzana Vargas e Carmem Teresa Elias. Em maio, Alexei Bueno e Elisa Flores. Em junho,  Alexandre Brandão, Mano Melo, Natália Parreiras e Thássio Ferreira. Em julho, os imortais da ABL, Ana Maria Machado, Antonio Cicero e Antonio Carlos Secchin. Em agosto, André Gardel, Angel Cabeza, Igor Calazans e Nuno Rau. Em setembro, Dalberto Gomes, o poeta uruguaio Fernando Villalba, Leyla Lobo e Marisa Queiroz.

 

 

A Ponte de Versos acontece no próximo dia 31/10 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca. 

 


Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!

 

 

Prato Principal

 

 

Denise Emmer, vencedora do Prêmio Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade 2021, é poeta e musicista. Nasceu no Rio de Janeiro em 1958, publicou 24 livros, dos quais 19 de poesia, quatro romances e um de contos. Em agosto de 2022, lançou o livro de poemas O amor imaginário (7Letras), com apresentação de Alexei Bueno e, em abril de 2023, o romance O barulho do fim do mundo (Ed. Bertrand – Grupo Editorial Record). Detentora de relevantes prêmios literários, como Prêmio Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade 2021, Prêmio ABL de Poesia 2009 (Academia Brasileira de Letras), Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Prêmio José Martí (UNESCO Casa Cuba Brasil), pelo conjunto de obra, Prêmio PEN Clube do Brasil de Poesia; Prêmio Pen Clube do Brasil de Romance; Prêmio Olavo Bilac (ABL), entre outros da UBE. Participou de destacadas antologias da poesia brasileira, como 41 poetas do Rio, org. Moacyr Félix (Ministério da Cultura), Antologia da Nova Poesia Brasileira, org. Olga Savary (Ed. Hipocampo), Poesia Sempre (Fundação Biblioteca Nacional), O signo e a sibila – ensaios, de Ivan Junqueira (Topbooks), Ponte poética Rio-São Paulo (7Letras), bem como das revistas Eleven-Eleven da California College of the Arts (EUA), Newspaper Surreal Poets (EUA), Revista da Poesia, org. Metin Cengiz (Turquia) e revista Crear en Salamanca (Espanha), traduzida pelo poeta Alfredo Pérez Alencart. Participou do XXVI Encuentro de Poetas Ibero-Americanos 2021 (Salamanca, Espanha) e da respectiva antologia dedicada ao poeta Antonio Colinas, além da antologia New Brazilian Poems, traduzida e organizada por Abay K. (Ibis Libris, 2019). É bacharela em Física e Música (violoncelo). Compositora, com vários CDs gravados, e também integra, como violoncelista, orquestras e grupos de câmera. Apesar da versátil personalidade, a essência de sua criação é, fundamentalmente, a poesia.

 

 

 

Christiana Helena Nóvoa Soares Carneiro nasceu no Rio de Janeiro em 1968 e formou-se em Psicologia e Teatro. Já foi dona de loja, professora de artes, atriz, astróloga, terapeuta e redatora. Escreve na internet desde 2004, onde mantém o blog Nóvoa em Folha: http://novoaemfolha.com. Tem poemas publicados no romance Teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa (vencedor do Prêmio Fernando Namora 2013, Portugal) e em diversas revistas de literatura e poesia. É autora de Breviário das pequenas horas" (Patuá, 2015), seu primeiro livro publicado. Tem outros na gaveta e mais a caminho. Sobre seu livro, disse Agualusa: “Este ‘breviário’ é uma caixinha de fulgores. Abri-lo é destampar surpresas. O ofício de Nóvoa parece-me ser, afinal, o de alvoroçar o leitor com o menor número possível de sílabas. O olhar de Christiana, como o das crianças, inaugura o mundo. Quero dizer: o olhar destes versos devolve-nos a vista”. Na contracapa, está o poema .a serpente: “o desejo/ é um desterro/ no paraíso,/ ter o outro/ é um erro/ tátil/ do juízo,/ não é fácil/ ser volátil/ como um beijo/ nesse couro/ réptil/ em que rastejo”. Recebeu, em 2007, uma bolsa da Biblioteca Nacional para Autores com Obras em Fase de Conclusão, pelo poema infanto-juvenil, “Pirilampo Rastaquera – A história e o amor de um palhaço iluminado”, ainda inédito, que pode ser lido no blog da autora: https://novoaemfolha.com/1905/10/pirilampo_rastaquera_a_histori.html

Email: christiana.novoa@gmail.com 

 

 

 

Salgado Maranhão (nome literário de José Salgado Santos) é poeta, jornalista, letrista e consultor cultural. Nasceu em 1953, no povoado Canabrava das Moças, no município de Caxias, Maranhão, filho de Raimunda Salgado dos Santos e Moacyr dos Santos Costa. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973 (tendo vivido antes em Teresina onde iniciou sua carreira literária), e cursou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Letras na Universidade Santa Úrsula, sem concluí-los. Publicou seus primeiros poemas na antologia Ebulição da escrivatura (Civilização Brasileira, 1978) e depois os seguintes livros: Aboio ou Saga do nordestino em busca da terra prometida (Corisco, 1984), Punhos da serpente (Achiamé, 1989), Palávora (7Letras, 1995), O beijo da fera (7Letras, 1996), Mural de ventos (José Olympio, 1998), Sol sanguíneo (Imago, 2002), Solo de gaveta (SescRio, Som, 2005), A pelagem da tigra (Booklink, 2009), A cor da palavra (Imago/FBN, 2010), O mapa da tribo (7Letras, 2013), Ópera de nãos (7Letras, 2015), Avessos avulsos (7Letras, 2016), A sagração dos lobos (7Letras, 2017), A casca mítica (7Letras, 2019) e Pedra de encantaria (7Letras, 2021). Recebeu vários prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti, com Mural de ventos, em 1999, e Ópera de nãos, em 2016; o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (ABL), com A cor da palavra, em 2011, e o Prêmio Pen Clube de Poesia, com O mapa da tribo, em 2014. Tem poemas traduzidos para inglês, italiano, francês, alemão, sueco, hebraico, japonês e esperanto. Como compositor, tem gravações e parcerias com vários nomes da MPB, como Alcione, Elba Ramalho, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Herman Torres, Elton Medeiros, Rita Ribeiro, Zé Renato, Selma Reis, Rosa Maria, Xangai, Vital Farias, Zé Américo Bastos, Moacyr Luz, Amélia Rabello, Carlos Pitta, Gereba, Mirabô Dantas, Wagner Guimarães, Naeno e Zeca Baleiro.

 

 

 

Sobre a Ibis Libris

 


Ibis Libris Editora publica prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Fundada em 18 de agosto de 2000, hoje tem quase 700 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou "Joio & Trigo", seu primeiro livro de poemas, em 1982, prefaciado por Claudio Willer, que já está em sua 4a. edição, com prefácio de Álvaro Alves de Faria, lançado em 2022. Tem 25 livros publicados, entre eles, "Capitu" (2014), "Breve anunciação" (2013), "As liras de Marília" (2013) e "Marco Polo e a Princesa Azul" (2008). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Criou o selo infantil Bisbilibisbalabás em 2002 e, em 2021, o selo feminino Maat, para as mulheres. Em 2022, lançou, por ele, “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos. Nesse ano, participou como única poeta brasileira convidada do Festival Internacional de Poesía de Medellín, Colômbia, lendo seus poemas em português e traduzidos para o castelhano pelo poeta chileno Leo Lobos. 

 

 

Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, em 2022, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti, concorrendo em 16 categorias. Este ano, 20 títulos estão concorrendo ao Prêmio Oceanos e 12 ao Prêmio Jabuti. No 1o. semestre, o evento Ponte de Versos recebeu o "Prêmio Sarau Destaque 2022", por seu caráter cultural e artístico, conferido pela APPERJ, por seu presidente Jorge Ventura, por divulgar a poesia nacional. Além disso, obteve, em julho deste ano, a inclusão do evento Ponte de Versos no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, a ser comemorado, pela primeira vez, no próximo 15 de junho de 2024, quando lançará a antologia Ponte de Versos 25 anos

 

 

Segundo Thereza Rocque da Motta, a "Ibis Libris foi criada a partir da Ponte de Versos, para dar voz aos autores que desejam realizar o sonho de publicar seus poemas e, por isso, criei uma editora para transformar seus sonhos em livro".

Instagram: @ibislibris

 

site: http://ibisibriseditora.com.br 



Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris Editora @tcrmotta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL