Escritora Jô Ramos leva brasileiros para Salão Internacional de Livro

Proposta é incentivar novos autores no mercado internacional
25/09/2023 12:28
noticia Escritora Jô Ramos leva brasileiros para Salão Internacional de Livro
noticia Escritora Jô Ramos leva brasileiros para Salão Internacional de Livro

O mercado editorial Brasileiro tem crescido no ano de 2023. Autores iniciantes têm colocado o projeto para fora da gaveta, lançando livros no Brasil, e até mesmo em outro idioma, para alcançar novas culturas, ou ainda levar sua arte aos leitores brasileiros que vivem em outros países. Seja qual for a sua motivação, há oportunidade no mercado editorial.  E, para incentivar novos autores a expandir seu trabalho, a editora ZLBooks, através da gestora Jô Ramos, jornalista e escritora, tem proporcionado, anualmente, um verdadeiro intercâmbio cultural para que autores possam mostrar sua escrita a outros leitores, através do Salão Internacional do Livro.

Se você é um destes que está investindo no mercado editorial e deseja levar cultura nacional para outros países, conheça o projeto, que neste ano, irá para dois lugares: Framminghan, em Massachusetts, no dia 26 de outubro, e Newark, cidade mais populosa do estado de Nova Jersey, no dia 04 de novembro, ambas nos Estados Unidos.

Recente pesquisa feita pela Folha de São Paulo, mostra que houve um aumento de 4,2% nas vendas, no primeiro trimestre, em comparação ao ano passado. Com estes dados positivos, Jô Ramos se mostra otimista com o mercado, e feliz em promover duas novas edições do Salão no exterior.

 Existente há 12 anos, o Salão Internacional surgiu da necessidade de divulgar o autor independente e as pequenas editoras, que não têm acesso a oportunidades de expansão no mercado literário brasileiro, e é, também, um estímulo para preservação da nova literatura, da língua portuguesa e dos novos autores. Com edições nos EUA- em Nova York, Massachusetts-Boston, Newark; Portugal, em Lisboa, Covilhã e Ponta Delgada na Ilha de São Miguel; Alemanha, em Berlim; Brasil, no Rio de Janeiro; França, em Paris, e no Canadá, em Montreal, Jô Ramos tem ajudado muitos escritores e editoras a ampliar o acesso a novos mercados tanto no Brasil, como no exterior.

 

Jô Ramos revela que o Salão do Livro foi criado para ser uma alternativa às Bienais e Feiras, onde circulam milhares de pessoas. Em seus salões, ela ainda realiza a função de imigrantes, muitas vezes distantes de suas terras natais, e que desejam construir elos sociais.

“O Salão Internacional do Livro é um local de promoção da literatura brasileira, como intercâmbio cultural com pessoas de outras vivências e idiomas, assim como um evento para estreitar laços com brasileiros radicados em outros países. É uma forma de levarmos a cultura brasileira através de nossas histórias, e agradecer aos países que acolhem nossos imigrantes de língua portuguesa”, conta.

Lançamentos:

Dentre os lançamentos que farão parte dos salões, está o livro de Jô Ramos, voltado para crianças. Jaci no Mundo dos Livros, uma menina nordestina. A obra fará parte de uma série que retrata as tradições culturais nordestinas. Nascida em Pernambuco, a escritora busca resgatar as raízes do nordeste, ensinando ao leitor mirim, um pouco mais da cultura nordestina.

Inscrições e participação:
Pode participar todo escritor de idioma português, que tenha sua obra já publicada, seja ele iniciante no mercado editorial, ou não, e deseja apresentá-la em outros territórios.

Informações e inscrições pelo e-mailzlbooks11@gmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL