Primeira bailarina nordestina transgênero é embaixadora do FENDAFOR 2023

26/06/2023 12:16
noticia Primeira bailarina nordestina transgênero é embaixadora do FENDAFOR 2023
noticia Primeira bailarina nordestina transgênero é embaixadora do FENDAFOR 2023

O Theatro José de Alencar será palco do Festival Internacional de Dança de Fortaleza (FENDAFOR), que acontece de 29/6 a 9/7 e traz como embaixadora Ana Dulce Ribeiro, bailarina transgênero que dançará o solo Stonewall, coreografado por Henrique Fau. O tema escolhido para edição do evento deste ano é: “Eu aceito as diferenças, e você?”. A temática reflete sobre questões relacionadas aos preconceitos e à aceitação do outro como uma forma respeitosa de convívio social.

Janne Ruth e Atenita Kaira, idealizadoras do FENDAFOR, explicam que “o Festival é um intercâmbio cultural aberto a todos os gêneros e que abraça de forma única todos os participantes. O tema deste ano carrega consigo a problemática de uma sociedade que se diz aberta, mas que ao mesmo tempo impõe padrões e regras sobre como cada um deve ser, agir, pensar e se comportar. Precisamos quebrar esses paradigmas. Vivemos em um país que mais mata pessoas transgêneros”, completa Janne.

Ana Dulce, bailarina e professora de dança, destaca a emoção em representar o FENDAFOR. “Meu coração está a mil, estou ansiosa, porém confiante que será mais um ano de sucesso. Eu me sinto grata e emotiva com a representatividade, pois é difícil ter corpos trans no mundo da dança e da arte. Só o fato de ser a primeira mulher trans nordestina a ingressar neste universo artístico inspira outras pessoas a buscarem ocupar este espaço. Eu realizei meu sonho em ser artista, isso deixa uma esperança para outras pessoas do meio conquistarem seus objetivos e escolherem ser o que quiserem.” Enfatiza. 

O Festival irá contar com mostras de dança e competitivas. Ao longo dos dias, cerca de 3400 artistas passarão pelo palco do TJA. Serão apresentações e competições em diversos estilos como Jazz, Ballet Clássico Livre, Danças Populares, Sapateado, Danças Urbanas, de Salão, do Ventre entre outras modalidades. As premiações serão bonificações em dinheiro, bolsas de estudo em renomadas escolas de dança, passagens aéreas e participação em festivais nacionais e internacionais. 

Uma das novidades do festival este ano é a semifinal brasileira do American Grand Prix (YAGP), que acontece pela primeira vez em Fortaleza e em parceria com o Fendafor, como destaca Kaira: “Esta é uma grande conquista para o nosso estado, pois como o Fendafor conta com muitos bailarinos, a maioria do Norte e Nordeste, essa é uma grande oportunidade para eles participarem também da seletiva no Ceará, sem mais custos com deslocamento para o Sul ou Centro Oeste do país, como era antes. O YAGP Fortaleza já é a seletiva para as finais nos Estados Unidos”, explica.

A estreia, dia 29 de junho, será aberta ao público. Os ingressos para acompanhar as mostras de dança e competitivas nos demais dias estão à venda através do WhatsApp (85) 99255-5853. As organizadoras recomendam que os interessados adquiram seus ingressos antecipadamente, pois a procura é grande e espera-se uma lotação máxima durante todo o evento. A edição deste ano tem o apoio institucional da Secretaria de Juventude de Fortaleza e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará. 

Fotos: Hugu Silveira 

Serviço Fendafor

Mostra Internacional de Dança: de 29/06 a 1°/07

Mostra Competitiva: de 02/07 a 09/07

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Ingressos Fendafor até o dia 28/6: (85) 99255-5853 (WhatsApp) 

Ingressos Fendafor a partir de 29/6: Theatro José de Alencar

Serviço YAGP

YAGP Fortaleza: 1°/7, às 16h, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura

Informações e vendas YAGP: https://yagpbrasil.com e Teatro Dragão do Mar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL