Dia Nacional do Diabetes: O elo crucial entre o diabetes e a saúde bucal

A diabetes pode influenciar no desenvolvimento de sérios problemas bucais, e o mau hálito está entre eles
26/06/2023 11:22
noticia Dia Nacional do Diabetes: O elo crucial entre o diabetes e a saúde bucal
noticia Dia Nacional do Diabetes: O elo crucial entre o diabetes e a saúde bucal

O dia Nacional do Diabetes é um lembrete poderoso para aumentar a conscientização sobre o diabetes e seus desafios de saúde associados. Além de controlar os níveis de açúcar no sangue, os indivíduos que vivem com diabetes devem prestar atenção especial à sua saúde bucal.

 

O dia 26 de junho visa destacar os vários aspectos do tratamento do diabetes, incluindo a conexão frequentemente negligenciada entre diabetes e saúde bucal.

 

Segundo a dentista especialista em halitose, Dra. Cláudia C Gobor, é comum pessoas com diabetes terem mau hálito. “Devido às variações no nível de glicose do corpo, se está baixo ou alto demais, que ocorre quando o diabetes se apresenta descontrolado e isso leva os diabéticos apresentarem alterações no hálito. Por isso, deve-se priorizar a higiene bucal com check-ups dentários regulares e limpezas profissionais. A intervenção precoce pode ajudar a identificar e resolver possíveis problemas antes que eles piorem, reduzindo o risco de desenvolver complicações dentárias”, explica a ex-Presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose.

 

Para casos de diabete não diagnosticada, o mau hálito pode ser um sintoma. “A diabetes geralmente não apresenta sintomas ou dor, mas há certos sinais que acendem uma luz de alerta e que em muitos casos são relacionados com a saúde bucal. O aparecimento de secura na boca, aftas e cáries são os sintomas mais comuns dos diabéticos que podem levar ao mau hálito. O diagnóstico correto pode ajudar tanto com a diabetes quanto a halitose”, diz a Dra. Cláudia.

 

O Dia Nacional do Diabetes serve como um lembrete crítico para os indivíduos que vivem com diabetes priorizarem sua saúde bucal. Ao entender a conexão entre diabetes e saúde bucal, as pessoas podem tomar medidas para prevenir complicações dentárias e melhorar seu bem-estar geral. Por meio de práticas consistentes de higiene, visitas regulares ao dentista e esforços de colaboração com profissionais de saúde, os diabéticos podem proteger sua saúde como um todo, levando a uma vida mais saudável e gratificante.

 

Serviço: Dra. Cláudia C. Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Ex-Presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose

https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087

Redes sociais: Instagram: @bomhalitocuritiba

Facebook: @bomhalitocuritiba

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL