RPM volta ao disco após três anos e lança o single 'Sem parar'

Fernando Deluqui numa conversa com Marco FKM e fala sobre novo projeto e carreira
06/05/2023 18:59
noticia RPM volta ao disco após três anos e lança o single 'Sem parar'
noticia RPM volta ao disco após três anos e lança o single 'Sem parar'

O grupo é integrado atualmente por Schiavon e Deluqui com Dioy Pallone – no RPM desde junho de 2018 como baixista e também no posto de vocalista, dividido com Deluqui – e Kiko Zara, substituto do baterista Paulo Pagni, o P.A. É com essa formação que banda eterniza Sem parar, música até então inédita em disco, mas apresentada pelo RPM em live feita durante a pandemia e já tocada pelo grupo em shows pelo Brasil. A composição é de autoria de Luiz Schiavon em parceria com Fernando Deluqui, tendo sido gravada com produção musical de Tadeu Patolla. O single Sem parar é o primeiro do RPM desde Ritual (2020), editado há três anos. A produção de “Sem Parar” ficou a cargo do renomado Tadeu Patolla.

"O guitarrista, compositor e cantor paulistano Fernando Deluqui já está há quase 20 anos na estrada. Apaixonado desde a infância por música e mar (pratica surf até hoje), Deluqui ainda no ginásio formou a banda Proveta Negra, cuja maior influência eram as imagens de Jimi Hendrix queimando sua guitarra em Monterrey. Tempos depois, em meados dos 80, quando liderava o grupo new wave Ignoze, foi apresentado por seu amigo Nasi (ele mesmo, o vocalista do Ira!) a Mae East, a bela e loiríssima cantora que acabara de sair do cultuado Gang 90 de Júlio Barroso.

Mae convidou Deluqui para integrar a sua banda e é aqui que a vida do nosso herói toma um novo rumo. Na banda queacompanhava a cantora, o guitarrista Deluqui tinha como parceiro o tecladista Luis Schiavon que por seu lado tinha um amigo, cantor e boa pinta, chamado Paulo Ricardo. Já viu no que vai dar, né ? Claro, pouco depois estes três se juntavam e nascia o RPM.

Como todos sabem, o RPM foi em seu auge, entre 1984 e 1987, um dos grupos mais populares surgidos no Brasil nos últimos 20 anos, chegando a vender incríveis 3 milhões de cópias do LP Rádio Pirata ao Vivo.

Mas foi só a partir de Os Quatro Coiotes, de 88, terceiro e último disco da primeira fase do grupo, que a guitarra de Fernando Deluqui começa a aparecer em meio à selva de teclados que caracterizava o som dos dois primeiros trabalhos. É neste disco também que ele surge como co-autor de grande parte do material, o que se tornaria uma constante a partir daí - Deluqui soma hoje dezenas de composições.

Em meio a todo este sucesso, as loucuras típicas do rock, incluindo brigas, ciúmes, inveja e desunião dentro do grupo. Bem ou mal, terminando e recomeçando com formações diferentes (quase sempre com Paulo Ricardo e Fernando Deluqui), o RPM sobreviveu até 1993.

Antes disso, em 1990, num dos hiatos do RPM, Deluqui monta o grupo Louco Vício. "O Louco Vício teve vida curta, não gravou nada e não emplacou", diz Fernando, "mas nesse período fiz uma série de boas composições que o RPM veio a usar logo depois, quando eu e Paulo Ricardo reformamos o grupo com dois ótimos músicos - Marco Costa (bateria) e Franco Junior (teclados) - e caímos na estrada tocando em tudo quanto é lado". O resultado foi o último disco do grupo, com o título, totalmente desagregador, de Paulo Ricardo e RPM. Encerrando finalmente a fase RPM, Deluqui seria convidado por Humberto Gessinger para assumir a guitarra d Engenheiros do Hawaii em 1995. "Foi legal, excursionamos e gravamos com sucesso, mas eu estava infeliz. Eu precisava tocar minhas músicas, cantar e falar as coisas que queria. Fazer, enfim, as coisas do meu jeito".

Hoje o irrequieto artista Fernando Deluqui está criando nova sonoridade, com a banda reformulada e lançando o novo CD Delux. Os novos talentos que o acompanham são J. P. Lima (bateria), Marcelo Amaral (baixo e vocais) e Vini Morales (teclados). Juntos têm se apresentado ao vivo em shows cada vez mais empolgantes, recheados de novidades e de sucessos, causando, no seu crescente público, irresistível vontade de dançar."

Por Marco FKM

Rádio FKM Rock

studiofkm.com

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL