Você sabe o que é Love Bombing?

24/04/2023 15:05
noticia Você sabe o que é Love Bombing?
noticia Você sabe o que é Love Bombing?

A demonstração de afeto de forma excessiva ganhou popularidade no TikTok

Love bombing é uma demonstração de afeto excessivo no início de um relacionamento que pode revelar o abuso emocional de seu parceiro. Na tradução literal “love bombing” é algo como bombardeio de amor. A expressão ganhou notoriedade na rede do TikTok as hashtags do #lovebombing e #lovebomb têm 330 milhões e 133 milhões de visualizações, respectivamente.

Segundo a psicóloga Luanna Debs, especialista em relacionamentos abusivos, o preocupante com a popularização do termo é que o comportamento de “love bombing” relatado inclui atenção intensa ou bajulação dada por um parceiro romântico para manipular o outro, especialmente no início de um relacionamento.

“O Love Bombing é um termo utilizado para descrever a manipulação que ocorre no início do relacionamento abusivo e faz parte de uma estratégia conhecida como to mutch, to fast and transformation: tudo muito, muito rápido e te transforma. Não há espaço para a mulher, ele está sempre em cima demonstrando afeto e interesse o tempo todo,o que impede ela de pensar e analisar ele e a relação, e aos poucos ele vai a transformando.” explica a psicóloga.

Um estudo da Universidade de Arkansas, que pesquisou estudantes universitários em 2017, encontrou taxas mais altas de comportamento de love bombing entre pessoas identificadas como tendo tendências a serem abusadoras e com baixa autoestima.

O estudo também descobriu que os “bombardeadores” eram mais propensos a ter expectativas excessivas de comunicação constante, inclusive por meio de mensagens de texto, de parceiros românticos, especialmente de pessoas que dependiam da aprovação dos outros para determinar seu próprio valor.

“A intenção de quem pratica o ‘love bombing’ não é fazer o outro se sentir bem. É exercer controle e poder sobre a vítima para ter a atenção toda para ele e a aprisionar. Para depois ter os privilégios atendidos, explorar a vítima (sexualmente, psicologicamente, socialmente)”, explica Luanna.

5 sinais comuns de love bombing:

1. elogios excessivos a ponto de causar desconforto

2. dar presentes para exercer mais poder sobre um parceiro

3. exigir toda a atenção de um parceiro

4. apressar marcos (como ficar noivo)

5. pressionar um parceiro a acreditar que são almas gêmeas

Apesar de parecer fácil identificar o ‘love bombing', alguns usuários do TikTok expressaram confusão sobre se mostrar atração por seu parceiro no início de um relacionamento é considerado love bombing ou não.

Exemplos de “love bombing”:

O love bombing foi identificado em alguns meios de comunicação populares. Alguns disseram que “O Golpista do Tinder”, um documentário de 2022 sobre a manipulação de mulheres pelo israelense Shimon Hayut no Tinder, é um exemplo de bombardeio de amor. Hayut afirmou falsamente a essas mulheres que era filho do magnata dos diamantes Lev Leviev e que lhes daria presentes, incluindo estadias em hotéis cinco estrelas e voos em jatos particulares, antes de finalmente tirar o dinheiro delas. Em outra série de documentários no ano passado, “Segredos da Playboy”, a ex-namorada de Hugh Hefner, Holly Madison, acusou-o de usar a tática para controlá-la.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL