Banda Sthomia com novos lançamentos musicais

A banda Sthomia em entrevista no Programa Backstage com Marco Fukuyama no Japão
05/04/2023 05:03
noticia Banda Sthomia com novos  lançamentos musicais
noticia Banda Sthomia com novos  lançamentos musicais

1 - Sobre o novo album, o quarto que sai nas plataformas dia 28/02 Chamado No one Cares. Sao seis faixas inéditas  e 4 regravações no formato sem a eletrônica. Assim atualizando a direção de trabalho que adotamos no pós pandemia no album rough cuts,(o terceiro album).
 Segue um contexto sobre esse quarto album, No One Cares:

No one cares .
Um album que fala sobre a indiferença social de hoje, a ilusão de estar conectado com o
mundo pelos meios digitais mas na verdade estar na solidão com os seus problemas que
poucos se importam.
1- Dead man walking - Fala sobre stalker, mas diferente de every breath you take do The police
e walking after you do Foo fighters, o stalker nesse caso é um espírito que persegue a pessoa.
2 - New dress - Fala de empoderamento feminino, da dificuldade e as barreiras que a mulher
precisa transpor para vencer.
3 - Why don’t you - É sobre uma relação que por si só não consegue chegar ao fim por uma
das partes, ela fala sobre os erros do passado e de como as coisas seguem sem mudar ou se
libertar.
4 - The right one - Esta música é sobre as pessoas tóxicas que precisam parecer o que não
são através do mundo digital, o cinismo social e enfim o carma que chega por essas atitudes
5 - It drives me bad - Primeira música da banda que fala um pouco sobre políticas sociais,
fome, miséria e o desejo de igualdade para todos
6 - Loving a void - Sobre uma relação de domínio de uma das partes sobre a outra e a
sensação que fica em quem ama de estar amando o vazio
7 - Better days - Uma canção mais positivista a respeito de esperanças em um futuro pessoal
melhor, algo que vai nos motivando , embora etéreo
8 - Mother - Uma música que fala sobre as perdas que vamos tendo durante a vida e de onde
tirar forças para continuar
9 - I miss you - Música forte sobre o suicídio de um grande parceiro em 2002, um cara incrível
por fora, com um coração enorme mas que la dentro sofria de uma terrível depressão e em
silêncio desistiu de estar aqui
10 - Refuse - Uma letra forte que cita algumas decepções da vida comum, os caminhos que
cada um de nós precisa trilhar.

2 - A Sthomia gravou o primeiro Single, Time, em meados de 2017 e em sequencia a faixa Refuse.
Como na época era apenas eu, Alex Brandes e o guitarrista Dermival Estlin paramos entramos em hiato ate o final de 2020, quando  vimos a chegada da Covid -19. A partir de então com os estudios fechados e por razoes obvias sanitárias não podíamos nos encontrar presencialmente e a forma encontrada foi Alex receber linhas de guitarra, bateria, baixo trabalhando com o cloud e fazendo as mixes em Home estúdio. Esse período conturbado seguiu ate setembro de 2022 onde finalmente nos reunimos novamente para ensaiar. Ate esse momento ja tínhamos feito o primeiro e segundo album com elementos eletrônicos inclusos. O divisor  de aguas foi a ideia de um amigo produtor de experimentar o som mais cru, no formato trio e então, em cerca de dois meses fizemos regravações de varias faixas e dai surgiu o terceiro album: Rough Cuts.

3 - Por consequência do isolamento social descobrimos que a única forma de mostrar nosso trabalho seria ir pra rede  alem apenas do streaming em si. Comecamos a enviar releases para rádios da Europa onde pelo Spotify for artists ja tínhamos ciência que era onde estávamos sendo mais ouvidos. Graças a essa iniciativa, estamos tocando semanalmente em uma radio de Rosenhein na Alemanha ( http://www.flyflewradio.com/)  e algumas vezes ate 2x por semana la. Sairam também resenhas nossas em um site de heavy metal, por causa da faixa Time que e mais pesada, na Noruega ( https://heavymetal.no/blog/posts/sthomia-mork-gothrock)  e em uma revista especializada em musica chamada groovemagazine ) https://www.newgroovemagazine.com/2020/09/13/press-release-sthomia/).
 Depois disso começamos a ser descobertos no brasil, pela radio Antena Zero onde nos tocam com certa frequência em São Paulo, .  Com esse contato um dos djs de la que também toca em baladas post punk da augusta começou a tocar nossas musicas nas festas e tem sido bem recompensador. Tocamos também em uma radio de rock em Bahia , outras em Santa Catarina. O movimento de divulgação acabou acontecendo de fora pra dentro.

4 -  nossos videos tem sido geralmente em estúdio mesmo com o audio da gravação. Estamos planejando em abril fazer um show pra 60 convidados num grande estúdio aqui na cidade onde pretendemos gravar 11 musicas ao vivo com o publico, captar o audio original  com a melhor qualidade e por videos com varias câmeras, o que seria um “dvd” ao vivo.

5 - Eu, Alex e o Dermival nos encontramos por coincidência em 2017 em um post do facebook sobre uma banda que tínhamos tocado anteriormente em fases  diferentes e dai surgiu a amizade, algo fundamental pra nos dentro da banda. Apos esse período bem conturbado de Covid de onde ninguém saiu 100% ok e isso justifica a troca de bateristas nos encontramos o Sandro Bartz em um post que fizemos por vota de novembro de 22 e desde então a banda fechou certo pois temos os mesmo gostos e influencias musicais.

6 - Alex Brandes e de Proto alegre, Dermival Jr de Alvorada e Michel Munhoz de Porto Alegre. 

7 - Sobre o segmento de publico, no exterior e crescente o movimento chamado de dark wave, onde  cresce bastante o numero de bandas novas de post punk e Goth rock que começou com uma banda russa chamada molhar forma e evoluiu. Em São Paulo a cena post punk também esta muito forte com varias casas tocando o estilo, como na época das falecidas crepúsculo de cubatao, madame sata e outras. acabamos por descobrir alguns grupos de post punk e gothic rock na região da capital e eles tem gostado bastante da nossa sonoridade  de post punk contemporâneo  e nos dado grande apoio quando tocamos aqui.
 

Por Marco Fukuyama

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL