Jovens brasileiros ganham competição mundial da NASA com projeto ambiental

Um dos membros da equipe, que nasceu numa comunidade da Bahia, ressalta a importância do incentivo às novas gerações ao cuidado com a Natureza, assim como ele aprendeu na LBV.
23/03/2023 11:44
noticia Jovens brasileiros ganham competição mundial da NASA com projeto ambiental
noticia Jovens brasileiros ganham competição mundial da NASA com projeto ambiental

Um projeto sustentável criado por alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou em 1º lugar na maior maratona de Inovação do Mundo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A competição aconteceu em 2020 e, por conta da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, a visita dos alunos na sede da NASA, em Washington, nos Estados Unidos, ficou para março. O Brasil foi destaque entre 2.076 projetos ambientais.

O grupo de pesquisa desenvolveu o projeto Ocean Ride, um dispositivo que fica acoplado em embarcações e ajuda na limpeza dos oceanos. Apelidado de “Dendê”, o peixe-robô tem 50 cm e foi criado para atrair e captar micro resíduos plásticos, que quando são ingeridos por animais marinhos comprometem a vida animal e humana.

Um dos jovens pesquisadores, Antônio Rocha, 23 anos, veio de uma comunidade simples localizada na cidade baixa de Salvador, no bairro da Ribeira. Quando tinha 6 anos, foi atendido pela unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) da mesma região. Ele contou que foi despertado e estimulado a cuidar do meio ambiente ainda na infância: “Refletindo sobre como um estudante de administração acabou se envolvendo num projeto de sustentabilidade, me lembrei da minha passagem pela LBV. Lá fui provocado diversas vezes, em diversos momentos, a pensar em sustentabilidade, em meio ambiente, aos cuidados que a gente deve ter com ele. Lembro de ter sido uma criança muito empenhada nessas coisas, a gente fazia brincando e, ainda sim, aprendendo bastante coisa. Acredito que isso deixou uma semente em mim, na minha forma de pensar e hoje eu vivo para além do desenvolvimento do meu projeto. Penso em iniciativas de melhor impacto para o meio ambiente”, destacou Antônio.

Acordo histórico

Inclusive, depois de 15 anos de negociações, países das Nações Unidas estabeleceram um pacto considerado vital para salvar o ecossistema marinho nesse mês de março. Segundo ambientalistas, este pacto é vital para garantir o desenvolvimento sustentável, reverter a perda de biodiversidade dos mares e principalmente para salvar o ecossistema marinho. A meta é colocar 30% dos mares sob proteção até 2030. Para que isso ocorra, será preciso que anualmente 11 milhões de quilômetros quadrados no mar estejam protegidos, segundo o Greenpeace.

Consciência Socioambiental

Por acreditar que as novas gerações podem reverter essa realidade, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove a Consciência Socioambiental por meio de ações práticas que estimulam uma cultura de sustentabilidade. Temas ligados à preservação da Natureza e ao não desperdício dos recursos naturais, bem como ao comportamento sustentável, são desenvolvidos com o intuito de ajudar a minimizar os impactos ambientais e contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.

https://www.youtube.com/watch?v=3LcXEEGGtVk

Protagonismo infantojuvenil

A propósito, entre os dias 20 e 25 de março, ocorre em todo o Brasil a abertura do 20º Fórum Internacional Infantojuvenil da LBV, com o tema “Cuida da Vida, cuida da Terra e cuida de nós: somos todos Natureza!”, uma iniciativa prática da Pedagogia do Afeto*, da Instituição, em que os pequeninos são os protagonistas. O tema foi escolhido pelas próprias crianças e norteará, ao longo deste ano, uma série de atividades e ações a serem desenvolvidas nas escolas e unidades socioeducativas da Entidade, em favor do meio ambiente. 

Para saber mais sobre a atuação humanitária e sustentável da LBV, acesse o site www.lbv.org e siga @LBVBrasil nas redes sociais.

*A Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico compõem a linha educacional da Legião da Boa Vontade, criada pelo educador e dirigente da LBV, José de Paiva Netto, que norteia todo o atendimento da Entidade, com o propósito de despertar valores espirituais, éticos e ecumênicos. Atendem de maneira específica a diferentes realidades das faixas etárias.