Dia da mulher: entenda como o autocuidado é importante mesmo na terceira idade

A psicóloga Tais Fernandes e a nutricionista Helen Araújo dão dicas de como as mulheres mais velhas podem se manter saudável
08/03/2023 11:06
noticia Dia da mulher: entenda como o autocuidado é importante mesmo na terceira idade
noticia Dia da mulher: entenda como o autocuidado é importante mesmo na terceira idade

Independentemente da idade, uma mulher sempre será uma mulher! Pode ter escolhido ser dona de casa, advogada, mãe, cozinheira ou astronauta, ser mulher implica em desafios cotidianos e escolhas a se fazer. Nem sempre será uma jornada fácil e até na terceira idade novas situações e acontecimentos irão exigir flexibilidade para lidar com essa fase da vida.

É importante dizer que toda história deve ser respeitada e acolhida, ela é escrita por meio  das escolhas pessoais e do comprometimento com seus sonhos e desejos. Precisamos valorizar todas as histórias, como a riqueza do ser humano e entender que tudo que se é vivido pode lhe trazer sabedoria.

De acordo com a psicóloga Tais Fernandes, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, é de grande importância que a mulher exerça seu autocuidado em âmbito biopsicossocial, ou seja, cuidar da saúde de seu corpo, sua mente e do bem-estar social.

Por isso, a especialista explicou como uma mulher pode enfrentar os desafios do envelhecimento de maneira saudável. “Primeiramente não esconda seus sentimentos. Caso esteja passando por um momento de grande sofrimento ou perceba que precisa conversar sobre algo, não exite em buscar um profissional. Suas emoções têm um grande papel no seu desenvolvimento e elas influenciam todo o processo biopsicossocial”

Além disso, praticar atividades físicas, que vão de acordo com a preferência individual de cada mulher, também é importante, principalmente aquelas realizadas em grupos, pois promovem uma maior socialização. Assim, buscar passatempos que trazem descontração e relaxamento auxiliam ainda mais nesse autocuidado, já que permitem o estímulo do funcionamento da mente e corpo, de forma prazerosa. 

“Reservar momentos com a família e amigos para desenvolver a afetividade e as relações deste grupo. Estar junto de pessoas importantes aumenta a produção cerebral de substâncias indispensáveis à saúde de modo geral”, complementa a psicóloga Tais. 

A realização do exame de mamografia regularmente após os 50 anos, também é uma forma de cuidar da saúde física do corpo da mulher, ressalta a especialista. 

E não para por aí, o fenômeno do envelhecimento está cada dia mais presente no mundo atual e com isso torna-se cada vez mais necessário entender mecanismos que ajudem esse crescente grupo populacional a ter uma vida com qualidade. Isso inclui também mudanças nos hábitos alimentares. 

Segundo a nutricionista Helen Araújo, também do Grupo Said, a alimentação desempenha um papel extremamente importante na vida das pessoas, que vai muito além do que a simples ingestão da comida necessária para a sobrevivência, uma alimentação saudável, além de satisfazer a necessidade fisiológica básica do indivíduo, trazendo benefícios imediatos como o fornecimento de energia e força para exercer as atividades diárias, acarreta também em diversos benefícios para a saúde em longo prazo.

A qualidade dos alimentos consumidos durante toda a trajetória de vida de um indivíduo, influencia diretamente na maneira como seu corpo envelhecerá. Quanto mais nutrido o corpo for, menor serão as chances deste adoecer e de adquirir uma doença crônica. E consequentemente, mais leves serão os efeitos do envelhecimento, garantindo longevidade e maior disposição na terceira idade.

“As maiores mudanças na vida da mulher começam na fase do climatério, o período da transição da vida feminina reprodutiva. É uma fase que requer paciência e conhecimento. E para que o processo de envelhecimento nesse período seja positivo, existe um grande aliado: a alimentação saudável”, explica a profissional. 

Ela conta que um dos grandes objetivos da nutrição, no período do climatério, é prevenir o aumento de peso, as doenças cardiovasculares e o desenvolvimento da osteoporose. Por isso, algumas mudanças dietéticas devem acontecer para complementar o que está sendo perdido e reforçar outros aspectos, promovendo mais saúde para o futuro.

“Por mais que existam perdas funcionais à medida que a mulher adulta envelhece, isso não deve ser automaticamente associado ao fato dela se tornar incapaz. Ao contrário, ela ainda é plenamente capaz de realizar suas atividades, quer sejam físicas ou cognitivas. Além do que se manter ativa irá postergar os danos do envelhecimento”, explica Helen. 

Por fim, a nutricionista detalha que o primeiro ponto é escolher alimentos de alta qualidade nutricional, evitando aqueles que forneçam as chamadas “calorias vazias”, sendo os que contêm muitas calorias. Mas poucos nutrientes. “Quando a maioria da nossa dieta é composta por alimentos com elevada densidade nutricional e alimentos antioxidantes (vitaminas e minerais), o processo de envelhecimento é visivelmente atenuado. De tal forma que pode ser visto na pele, na disposição para as atividades do dia e na boa saúde de forma geral”, finaliza. 

 

Sobre o Grupo Said

Com quase duas décadas de trajetória no mercado, o Grupo Said é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos e também de pessoas com necessidades especiais. Além disso, os atendimentos também podem ocorrer por tempo determinado em hospitais. Assistidos por uma equipe completa, que inclui cuidadores, enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, ambulância de remoção simples e emergencial, e muito mais, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL