Despesas com dentista também podem ser abatidas do Imposto de Renda?

08/12/2022 16:44
noticia Despesas com dentista também podem ser abatidas do Imposto de Renda?
noticia Despesas com dentista também podem ser abatidas do Imposto de Renda?

Se existe uma obrigação que a maioria dos brasileiros tem medo, é o Imposto de Renda. A regra geralmente é clara, e apenas não teme o Imposto de Renda quem não o declara, pois para quem tem que declarar existe sempre a preocupação de estar em dia com o leão. 

 

No entanto, para quem declara de forma incorreta o Imposto de Renda, sempre está correndo riscos de ser penalizado e ter sérios problemas financeiros com a justiça. Dessa forma, quando alguém sabe o que pode acontecer quando ela não declara corretamente, logo lhe vem a vontade de deixar tudo em dia.

 

Esse problema recai mais frequentemente quando a pessoa faz uma declaração pela primeira vez e, muitas vezes, para que não cometam erros decorrentes de desconhecimento dessa realidade, fazem sua declaração no automático, ou então contratam uma empresa especializada para cuidar de tudo.

 

Até mesmo as empresas precisam pagar impostos, e, sendo assim, as pessoas físicas também não podem se descuidar das declarações. É comum haver várias dúvidas sobre o que de fato a pessoa precisa declarar. No entanto, todas as dúvidas devem ser solucionadas, já que esquecer de declarar algo pode fazer com que ela  caia na malha fina.  

 

Um item que geralmente as pessoas têm dúvida se pode ou não ser usado na declaração do Imposto de Renda são os gastos com dentistas. Sabemos que, dependendo da necessidade, acabamos gastando muito com saúde e odontologia.

 

Pode ser um tratamento de cáries, aparelhos, coroas, ou outro, o valor nunca é baixo, e ao longo de um ano podemos ter que gastar muito. Dessa forma, fica uma pergunta: é possível abater esses valores do Imposto de Renda? 

 

Hoje vamos falar sobre esse assunto e deixar claro não só sobre dentistas, mas citar alguns outros gastos que normalmente geram dúvidas se podem ou não serem abatidos do Imposto de Renda. 

 

Despesas com dentista podem ser abatidas?

 Na hora de pensar em contabilidade para dentista, é importante ter em mente que é sim possível deduzir o gasto com dentista durante o ano no Imposto de Renda. 

 

Apesar de existirem algumas dúvidas, isso pode ser feito sem maiores transtornos. Na verdade, não é apenas despesas com dentista que podem ser abatidas, e podemos considerar também os gastos com saúde no Imposto de Renda.

 

Também é possível deduzir gastos médicos em geral, como para pessoas que precisam ir ao médico, pagar por consultas, exames, por exemplo, tudo isso pode ser abatido do seu Imposto de Renda sem problemas.

 

Outros gastos com saúde

Além disso, existem outras despesas que são consideradas gastos com saúde que podem ser abatidas do seu Imposto de Renda, ou seja, consultas com psicólogos e psiquiatras também são considerados gastos com saúde. Portanto, quem faz terapia de forma recorrente, ou também quem faz tratamento com fono poderá abater os gastos.  

 

Por fim, destacamos que as despesas com cirurgias plásticas podem ser deduzidas dependendo do contexto. Caso a cirurgia seja apenas por motivo estético, a despesa não pode ser deduzida no IR, porém, se a cirurgia tiver o intuito de manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente, ela pode sim ser deduzida. 

 

O que não pode ser deduzido?

Apesar de despesas relacionadas à medicina serem dedutíveis, existem outras  nesse meio que não são. Por isso, é importante ficar de olho para não agir como se tudo fosse considerado e acabar caindo na malha fina. 

 

Se você comprar medicamentos que não estejam incluídos na conta do hospital, por exemplo, esse gasto não é dedutível. São considerados apenas quando os gastos com os remédios são aqueles decorrentes do prontuário médico. 

 

Outra atenção é para tratamentos médicos feitos no exterior. Se você precisar sair do país para se tratar e pagar contas médicas fora do Brasil, também vai precisar declarar normalmente, ainda que o tratamento seja necessário. 

 

Existem ainda algumas despesas extras hospitalares que devem ser declaradas normalmente, como no caso de contratação de massagistas por conta própria, por exemplo, ou então enfermeiros para prestarem um serviço particular.

 

O mesmo serve para assistentes que ajudam as pessoas com problemas em casa. Se nada disso acontecer dentro do hospital, indicado pelo hospital, é necessário declarar todos os gastos normalmente.

 

Portanto, as despesas com dentistas podem ser abatidas, o que é um grande alívio para quem teve um ano repleto de procedimentos e precisou cuidar do seu sorriso. A mesma regra vale também para quem teve algumas complicações médicas e precisou gastar com isso. 

 

Contanto que tudo seja feito seguindo as regras constantes neste artigo, certamente você não terá problemas com o leão!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL