Como fazer uma auditoria financeira na sua empresa?

08/12/2022 16:42
noticia Como fazer uma auditoria financeira na sua empresa?
noticia Como fazer uma auditoria financeira na sua empresa?

A auditoria financeira é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço e importância dentro das empresas. 

Diante da acirrada concorrência atual, a utilização de ferramentas eficazes para avaliar e controlar todas as atividades de um negócio, principalmente no setor financeiro, é um dos requisitos básicos para garantir sua perenidade no mercado.

Reduzir ao ponto de eliminar erros e fraudes, controlar efetivamente suas finanças e avaliar constantemente suas práticas são as formas pelas quais uma empresa sobreviverá e ganhará sua participação de mercado em longo prazo.

É aqui que uma auditoria financeira ajuda. Ao analisar sistematicamente como uma organização realiza os controles internos, os auditores tornam-se uma importante fonte de referência para os gestores, mostrando problemas e pontos críticos no dia a dia da empresa.

O que é auditoria financeira?

A auditoria financeira é o ramo da contabilidade que se dedica ao exame sistemático e imparcial da consistência dos fatos e informações registradas na área financeira. 

Auditar as finanças de uma empresa é estudar suas demonstrações financeiras e verificar se estão de acordo com as normas contábeis vigentes. Ela irá verificar se há problemas e riscos em alguma das atividades financeiras da empresa, determinar por que ocorreram, quando ocorreram e traçar formas de eliminá-los. 

Eles visam avaliar se todos os procedimentos atendem aos requisitos legais e éticos que as empresas devem cumprir.

Assim, a auditoria financeira funciona como um trabalho de controle de qualidade, pois implementa os mecanismos que dão segurança à situação financeira, legal e organizacional da empresa.

Para que serve a auditoria financeira?

O papel da auditoria financeira é identificar inter-relações, riscos fáticos e contábeis que afetam os ativos de uma empresa, opinando sobre a eficiência e qualidade dos controles internos da empresa.

Somente monitorando constantemente todos os valores monetários relacionados às atividades desenvolvidas pela empresa será possível desenvolver e aplicar estratégias para otimizar os recursos e assim a liquidez operacional.

Os auditores serão, portanto, responsáveis ​​por supervisionar todas as atividades que envolvem fundos e fluxo de caixa (contas a pagar e a receber). Os auditores avaliam se o departamento financeiro conduz todas as transações de forma correta, legal e de acordo com as normas internas da empresa.

A adesão dos auditores às demonstrações financeiras e seu alinhamento com os princípios e requisitos contábeis regulamentados é fundamental para o uso e alocação de recursos de forma consistente e benéfica para a empresa.

Como fazer uma auditoria financeira na sua empresa?

Uma possibilidade para as empresas que possuem condições é a contratação de uma empresa especializada, como a empresa de contabilidade em Volta Redonda Canela & Santos, que apresenta uma estrutura pronta, com mais de 30 colaboradores preparados para proporcionar todo o suporte que a sua empresa precisa.

Mas, para aquelas empresas que não possuem muitas opções, não tem com o que se preocupar.

Mapear processos

A auditoria financeira deve começar mapeando os processos existentes no setor financeiro. Isso significa listar e identificar todas as práticas financeiras realizadas pela empresa, que são de responsabilidade do departamento financeiro. 

Essa ação inclui, por exemplo, o gerenciamento do fluxo de caixa, pagamento de fornecedores, gerenciamento de contas a pagar e a receber, cobrança de clientes inadimplentes e conciliações e transferências bancárias.

O objetivo é condensar e delinear todos esses processos em um mapa de tarefas. Essa medida torna o fluxo de todos os processos financeiros bem visível.

Identificar riscos

Com o mapeamento pronto, o segundo passo é analisar todas as rotinas ali cadastradas. O objetivo é estudar como a operação foi realizada e identificar os riscos existentes.

Portanto, cada atribuição deve ser analisada minuciosamente, procurando erros e inconsistências que não estejam de acordo com as recomendações das normas contábeis.

Ao fazer essa identificação, é importante examinar as atividades de fluxo de caixa e perguntar ao gerente regional qual o nível de risco percebido para as atividades do departamento.

Identificar controles internos

Após identificar os riscos existentes e seus prováveis ​​impactos nos processos financeiros, o próximo passo é avaliar se a empresa possui um sistema de controles internos que possa minimizar os riscos.

Dito isso, basta dar uma olhada em quais ferramentas usar para garantir que suas atividades financeiras diárias sejam livres de problemas e dentro do cronograma. 

Existem diversos tipos de controles internos, cada um com suas características e funções específicas, como relatórios financeiros, contratos, planilhas, aprovações, certificações eletrônicas, baixas, conciliações, revisões e carimbos.

Testar controles internos

Sabendo o que são e como funcionam os controles internos de uma empresa, a tarefa do auditor agora é testá-los na prática. O objetivo dessa etapa é verificar o nível de eficácia desses controles para saber se eles minimizam satisfatoriamente os riscos identificados.

Dependendo das técnicas e procedimentos específicos, a auditoria testará cada controle para analisar se o processo está realmente sendo seguido conforme o esperado e qual o nível de segurança.

Caso o auditor verifique que os controles internos são ineficazes ou não estão sendo implementados, ele deve listar todos os problemas encontrados e verificar seu impacto não apenas no departamento financeiro, mas em toda a empresa.

Analisar resultados

Ao repetir esse processo em todos os procedimentos financeiros da empresa, a auditoria reúne as evidências e os resultados obtidos. Entre os comentários positivos, os auditores informarão em seus relatórios que o processo foi eficaz e recomendarão sua manutenção.

Mas, quando se trata de verificar se um programa está livre de bugs, o trabalho da auditoria é identificar exatamente o que deu errado e dizer como e por que isso aconteceu. Por fim, o auditor faz um resumo de seu trabalho, apresentando as melhores práticas para a solução do problema e como elas devem ser implementadas.

O que todo gestor deve lembrar é que o objetivo de uma auditoria financeira não é apenas apontar erros e culpados. Infelizmente, essa ainda é uma ideia comum, pois as auditorias geralmente só são feitas após a falha dos procedimentos financeiros já ter causado algum prejuízo.

Com essas informações, agora você já sabe como fazer uma auditoria financeira na sua empresa!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL