Quais são os benefícios da aveia? Veja como incluir na sua dieta

14/11/2022 11:02
noticia Quais são os benefícios da aveia? Veja como incluir na sua dieta
noticia Quais são os benefícios da aveia? Veja como incluir na sua dieta

Frequentemente a aveia é associada ao regime para emagrecer, à satisfação alimentar e às dietas para tornar o corpo mais “fitness”. O que pouca gente sabe é que o cereal possui muitas outras funções importantíssimas ao corpo 

 

Ela é quase sempre o primeiro cereal que as pessoas lembram quando pensam em aumentar a sensação de saciedade nas refeições. Mais do que isto, quando pensam em adotar dietas mais ricas em nutrientes e vitaminas que possam tornar o corpo mais sadio e menos propenso à doenças.

Isso porque, para começar, a aveia é rica em fibras, fazendo bem ao coração, ao intestino e à pele. Além disso, a aveia também possui ferro, fósforo, proteínas, zinco, manganês, magnésio, vitaminas B5 e B1.

Nessas horas, existem diversos tipos de alimentos que combinados tornam a aveia um importante suplemento. A aveia possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

Combinadas com líquidos (leite é o mais comum), sucos ou doces, com produtos sem glúten ou ainda sem lactose, na salada e porque não, sobre o sagrado arroz e feijão?

Fora isso, quais seriam os benefícios desse cereal tão famoso? 

Benefícios da aveia

Regula o trânsito intestinal

A aveia alimenta toda a microbiota intestinal, ou seja, as bactérias do bem que vivem no intestino e ajudam no processo de digestão e limpeza do organismo. Outra vantagem é que aumenta a imunidade do corpo, fortalecendo ao coração, rins, cérebro, cabelo, pele e demais órgãos.

Para combater a constipação, recomenda-se o consumo de aveia e água, que juntas formam um gel capaz de amolecer as fezes e facilitar a regulação do intestino.

Baixo risco de demência

A aveia também é fonte de triptofano, aminoácido que libera hormônios favorecendo a regulação do sono, do bom humor, do apetite, das funções cognitivas e das atividades motoras. 

Estudos comprovam que pessoas que consomem aveia possuem riscos mais baixos de desenvolverem Alzheimer, por exemplo.

Faz bem ao fígado, coração e rins!

As fibras ajudam a reduzir o risco de problemas cardíacos em até 30%. Isto por causa da betaglucana, que reduz o colesterol e as taxas de açúcar no sangue, diminuindo os problemas coronários. 

Por conta de ser um cereal anti-inflamatório, reduz os riscos de inflamação do fígado, contribuindo ainda para a microbiota intestinal. Suas propriedades também ajudam a evitar a formação de cálculos renais melhorando o desempenho dos rins.

Melhora a saúde metabólica

A aveia por ser rica em fibras, favorece a redução de peso, controle da pressão arterial, controle do colesterol, aumento da sensação de saciedade e, melhor peso para as atividades do corpo ao longo do dia, o que garante maior disposição e vitalidade.

Como incluir a aveia na dieta?

Quem não possui o hábito de comer aveia vai amar algumas das ideias a seguir, que tornarão as refeições bem mais gostosas

Salgados

Salada de aveia: Aveia em flocos, frango desfiado, um dente de alho, uma cebola picada, azeite e sal a gosto. Está pronta uma salada que cai bem com arroz, feijão ou ainda um pão de forma no capricho! 

Omelete com aveia: Dois ovos, queijo, cebola e tomate picados, aveia em flocos. Bata os ovos e depois despeje a mistura com os ingredientes em uma frigideira. Espera endurecer para descolar do fundo aos poucos. Vire o lado ainda cru para baixo. Sirva com maionese ou cream cheese.

Doces

Bolo de aveia; torta de aveia com chocolate, salada de frutas com aveia, sorvete com aveia, aveia e iogurte ou ainda, o famoso mingau de aveia, são algumas das opções. 

Sabores de infância e que fazem bem, para ninguém botar defeito. Saboreie e compartilhe.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL