Como ensinar informática para as crianças?

03/11/2022 10:40
noticia Como ensinar informática para as crianças?
noticia Como ensinar informática para as crianças?

As crianças aprendem tudo muito rápido, mas, quando se trata de ensiná-las a utilizar as ferramentas básicas do computador, existe alguma regra? Será que é a mesma coisa que alfabetizá-las? Saiba mais

 

A computação está presente na vida das crianças, tão logo começam a mexer nos celulares dos pais. Não demora muito a assistirem seus desenhos e programas favoritos direto dos canais do YouTube e dali em diante, aprendem cada passo.

 

Enquanto não aprendem a ler e a escrever, identificam seus desenhos prediletos e decoram os símbolos dos joguinhos que querem acessar.  

 

Contudo, à medida que crescem, se alfabetizam e se tornam mais “autônomos” na internet, como ensinar a eles de forma prática e divertida a informática básica do dia a dia?

Adaptar a linguagem

A regra básica é utilizar a linguagem da criança para que ela entenda. Nada de palavras muito complicadas.

 

Da mesma forma quando se ensina como se faz um “a” minúsculo ou maiúsculo, sabe? Por exemplo, aquele jeito de falar: “faz a perninha, depois a curvinha, completa a bolinha e desce a outra perninha”?

 

No caso da informática é a mesma coisa. O jeito de explicar precisa ser calmo, paciente e, de preferência, transformar o momento em uma aula prazerosa. Tudo para que a criança  adquira o gosto em saber mais.

Internet, Hardwares e Softwares

Primeiro ensina-se o básico: ligar e desligar o computador e, por exemplo, acessar a internet.  Aqui, é muito importante uma conversa séria, explicando os benefícios e os perigos que existem na internet, sempre de forma calma.

 

As vantagens de aprender, de poder ler, de se divertir e ao mesmo tempo, o cuidado que se deve ter com possíveis vírus. Ensinar também a adicionar um site em favoritos ou removê-lo.

 

Depois, ensina-se a acessar uma pasta, a criar uma pasta e armazenar os conteúdos dentro desta pasta. Uma forma divertida de entrar no assunto Hardware. Claro, que com palavras fáceis. 

 

Nesta aula, é possível ensinar a criança a salvar uma imagem que goste da internet, dentro da pasta que criou. A aula também permite, de forma leve, explicar um pouco sobre as repartições do computador. 

 

Os cuidados necessários com cada uma, quando quiser “salvar” uma foto, por exemplo.  

 

Por fim, com o passar das aulas e conforme a criança estiver assimilando bem aos conteúdos, é possível ensiná-la a utilizar os softwares básicos do computador, tais como Word, Excel, PowerPoint e Access, por exemplo.

 

Um programa por vez, de preferência!

 

Apresentar filmes voltados à informática

 

Entusiasmar é algo que todo professor ou os pais tentam quando querem ensinar alguma coisa às crianças. 

 

O melhor jeito é através dos filmes ou desenhos. Existem muitas opções para a garotada, que mostram crianças bastante conectadas.

 

Imaginar-se tão boa quanto um herói “nerd”, por exemplo, faz com que a criança se inspire.

Abordar a “paixão” pela informática

Os pais ou professores podem também mostrar a criança, o quanto saber utilizar o computador é útil no dia a dia e até mencionar as dificuldades que existiam, quando não se tinha essa máquina por perto e muito menos a internet.

 

Uma ótima oportunidade de bater um papo gostoso, contar histórias e criar “memórias afetivas” junto aos filhos / alunos.

Conceder um joguinho ao final da aula

Em uma sala de aula, o professor pode conceder sempre os 20 minutos restantes para a turma jogar. Um campeonato de corrida de carro, por exemplo.

 

O mesmo vale em casa, para entusiasmar os filhos.  

Premiação bimestral aos 3 alunos de destaque

Outra forma de motivar a criança a aprender mais sobre informática, é criar uma competição, de forma que bimestralmente ou semestralmente, os 3 melhores alunos ganham uma medalha! 

 

Existem empresas que fazem tais medalhas a preços bem acessíveis. Em casa, os pais podem prometer um computador só seu, se aprender tudo que precisar direitinho.

 

Tudo para incentivar as crianças a estudarem mais e aprenderem com gosto, algo que será útil para o resto de suas vidas.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL