Como aliviar o stress para quem trabalha com segurança pública?

26/10/2022 10:32
noticia Como aliviar o stress para quem trabalha com segurança pública?
noticia Como aliviar o stress para quem trabalha com segurança pública?

O Brasil é um país complicado quando o assunto é segurança pública. Você pode até morar em um local seguro, de poucos incidentes, mas isso só faz de você uma pessoa confortável em uma bolha.

O mundo lá fora é bem diferente e bem mais violento do que isso. Todo mundo conhece alguém que já foi assaltado, ou que conhece alguém que já foi, ou até pior. E infelizmente nós acabamos nos apegando a esse sentimento ruim.

Algumas pessoas acham que se acostumam com ele, que estão “vacinados” contra esse tipo de questão. Mas na verdade essa dor e a preocupação só estão ocultas, mas fazendo um trabalho interno de trauma aí dentro. 

E se é difícil para nós, meros mortais que temos que lidar com a criminalidade quando ela vem até nós, imagine para quem é servidor público na área da segurança.

Essas pessoas são aquelas que precisam ir até o crime, precisam lidar com a criminalidade de cara. Para essas pessoas, a pior coisa que pensamos é no desgaste físico, na vulnerabilidade do corpo frente aos perigos da profissão.  

E sim, essa parte é realmente muito séria, mas pensar apenas nisso tira a importância que a saúde mental também deveria ter. Estar frente ao perigo cobra do corpo, mas cobra ainda mais da mente.  

Esse tipo de estresse pode levar a transtornos de condições severas, como o burnout por exemplo, que atinge um número gigantesco de brasileiros todos os dias.  

Isso mostra a importância dessas pessoas tentarem ao máximo aliviar o stress sempre que não estiverem em trabalho. Sabemos que o simples fato de estar trabalhando é o suficiente para se estressar, e por isso o tempo longe dali deve ser aproveitado ao máximo.  

E hoje estamos aqui para ajudar. Vamos dar aqui algumas dicas de como você pode aliviar o stress, principalmente você que trabalha com segurança pública e faz parte da associação para servidores públicos

Estar com a família

Depois de passar o seu dia em um ambiente de perigo e de atenção, que é a vida de quem trabalha como segurança pública, o melhor é passar seu tempo com as pessoas que você ama em um ambiente calmo e tranquilo.

Estar cercado de pessoas que você ama é fundamental para que você consiga desassociar sua mente do ambiente de tensão da sua área de trabalho. Então, se você é uma pessoa bem família, aproveite seu tempo fora do trabalho com ela.

Se você for uma pessoa que curte solidão, não tem nada de errado também em estar na sua própria companhia. Não tem nada mais maduro do que gostar da solitude. 

Evitar entretenimento violento

Sabemos que algumas pessoas gostam de relaxar e ver filmes, séries ou mesmo jogar games, e tudo isso é extremamente válido. A nossa única ressalva é quanto aos entretenimentos violentos.

Filmes com muito sangue, séries muito sombrias ou mesmo games muito violentos nem sempre podem fazer bem para quem teve um dia cheio, e talvez tenha estado de olho na violência por tanto tempo.

Sabemos que tudo isso pode sim ajudar você a relaxar, descontar suas frustrações e tudo mais, mas quando você tem uma frustração, a melhor opção é lidar com ela, e não tentar se afogar nela.

Então tente ver coisas mais leves, que vão realmente te distrair e fazer bem para sua cabeça, e não usar aquilo como um tipo de vingança digital sem consequências. 

Tomar cuidado com bebidas alcoólicas

Beber uma cerveja ou um vinho para relaxar é algo bem comum no brasileiro, mas temos que tomar muito cuidado. Relaxar é uma coisa, afogar as mágoas é outra. Você não afoga elas, você lida com elas. 

O álcool não pode ser uma muleta, do contrário ele pode se tornar um inimigo ainda mais sombrio. 

Dormir bem

Não dormir bem pode trazer uma série de problemas de saúde, mas o principal é a ansiedade e a depressão. Além de tornar a pessoa mais vulnerável, pode até torná-la perigosa por estar imprevisível, armada e não pensando direito.  

Dormir bem é importante para que a sua mente funcione direito, para que você possa pensar rápido. Então, no fim, é importante para a saúde dos servidores e também de todos ao seu redor.

Fazer terapia

E por fim, terapia, que basicamente é a coisa mais importante para se estar com a mente no lugar, desde se aliviar do stress até mesmo lidar com problemas que vão impedir que ele volte em níveis altos.

Fazer terapia é um investimento certo para a sua mente e sua saúde em geral, então não é preciso ter nenhum tipo de vergonha. Todos deveriam fazer terapia, e fazer é aceitar que todos temos problema, mas que eles não precisam ser donos das nossas mentes.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL