5 Produtos que possuem mais cafeína do que o café

01/10/2022 10:46
noticia 5 Produtos que possuem mais cafeína do que o café
noticia 5 Produtos que possuem mais cafeína do que o café

A cafeína é a droga mais utilizada do mundo, sendo um verdadeiro vício de boa parte da população que sofre com a sua falta em momentos nos quais não a consome, e isso se dá por conta de seus efeitos no corpo humano.

Poucas outras substâncias possuem a capacidade de agir no corpo humano como a cafeína, indo direto nas funções e capacidades do sistema nervoso central, causando diversas alterações.

Sendo assim, a questão está justamente nestas alterações, uma vez que, por mais que fuja do normal do funcionamento do corpo humano, as mudanças são muito bem vindas e valorizadas dada a rotina do usuário, para melhorar o seu consumo de café veja dicas neste blog.

Os efeitos podem variar um pouco de pessoa para pessoa, mas ainda assim, possuem sempre a mesma base, promovendo no usuário maior estado de alerta, aptidão, disposição, capacidade de concentração e muito mais.

Sendo assim, os efeitos são muito benéficos para o usuário, pois, ajuda no trabalho, estudo, concentração e como consequência recebe melhores resultados.
Por mais que o seu nome derive do café, que é onde foi identificada a princípio, ela pode ser encontrada em muitas outras plantas e fontes na natureza, sendo assim, mesmo que você não consuma café muito provavelmente tem contato com a cafeína diariamente e não percebe.

O processo químico-biológico que a cafeína faz no corpo humano é que ela bloqueia os receptores de adenosina, que é conhecido por ser o hormônio que causa sensação de cansaço, sono e sonolência, com isso, sobra energia para gastar a vontade.

Mas é justamente aí que mora o problema, visto que, com o passar do tempo, o corpo começa a se acostumar com o uso da cafeína, produzindo mais e mais receptores, como resultado, uma xícara de café aos poucos perde o seu efeito.

Fazendo com que seja necessário duas xícaras para chegar ao estado inicial e desejado e com o passar do tempo, as duas não serão mais o suficiente, precisando de três e assim por diante, um ciclo vicioso da cafeína.

E é necessário salientar que ao tentar romper este ciclo vai ocorrer episódios de abstinência, com a falta do uso, o corpo vai começar a sentir a necessidade pela substância, causando sérias dores de cabeça e mau humor.

Por isso é necessário muita cautela no consumo, pois assim como pode ser a solução para suportar o dia a dia, pode também representar um grande problema.

Sorvete

Começando a lista de produtos que possuem cafeína mas que nem todos sabem, temos o sorvete como fonte de cafeína, e não fica restrito apenas aos sabores como café, frappuccino, mocaccino e muito mais.

A concentração de cafeína pode variar muito a depender do fabricante do sorvete, mas mesmo assim, sempre há, no sabor tradicional de café pode ser de  20 a 40 mg de cafeína, enquanto os outros derivados possuem cerca de 10 a 15 mg da substância, estando também presente em sorvete de chocolate em com menos de  10 mg de concentração.

Chá preto

Os chás também possuem cafeína, porém, a sua concentração de cafeína pode variar muito a depender de alguns fatores.

Os chás pretos fazem o uso de uma série de ervas e plantas, sendo assim, o seu cultivo pode variar de uma região para outra alterando a quantidade de cafeína presente na bebida, assim como, a ausência ou a substituição também afeta a concentração.

Por isso, a depender da quantidade de erva e local de cultivo e consumo, uma xícara de chá preto pode superar a concentração de cafeína na mesma quantidade de café.

Energéticos

Bebidas que estão muito na moda, independente de sua marca, possuem o objetivo de fornecer altas quantidades de energia em um curto período de tempo, sendo assim possuem em sua concentração taurina e cafeína.

Ambas substâncias possuem efeito semelhante, e estão em altíssimas concentrações fazendo com que um energético tenha mais do dobro de efeito do que uma xícara.

Refrigerantes

Muitos refrigerantes possuem alta concentração de cafeína, principalmente os que são feitos de derivados da coca (a folha da planta típica do Andes), eles possuem alta concentração, principalmente Coca Cola e Pepsi, chegando à casa dos 40 mg de cafeína.

Guaraná natural

O extrato de guaraná ou suco contém uma alta quantidade de cafeína em sua composição e também em sua versão em pó, sendo muito utilizado como substituto do café em algumas regiões do Brasil.

Sendo assim, contém uma maior concentração da substância do que o café. 

 

Vale ressaltar que por mais que o extrato, o pó e o guaraná possuam alta quantidade de cafeína, ainda assim o refrigerante guaraná não possui concentração alta de cafeína.

Na sua versão tradicional, o guaraná conta com por volta de 3 mg de cafeína, enquanto o sem açúcares possui um pouco mais, chegando a 5 mg por lata.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL