A música nas ruas do Japão

08/09/2022 06:48
noticia A música nas ruas do Japão
noticia A música nas ruas do Japão

A arte nas ruas ganham força e admiradores pelo mundo. Ao ultrapassar as áreas confinadas de museus, galerias e salas de concertos, as expressões artísticas nos espaços públicos ganham certa polaridade. Como um museu a céu aberto, passam a fazer parte das rotas turísticas das cidades que os acolhem e exploram. Em cidades turísticas como Osaka, Kyoto, Nagoya, Yokohama e a metrópole Tokyo é corriqueiro encontrar músicos tocando e cantando em frente às estações de trens e em praças públicas. Essa presença vivifica os espaços urbanos, aflorando entre os transeuntes o poder da arte e da rua entre comunicações e enconyros.

 

Os músicos de rua que se apropriam dos espaços públicos para exercerem a sua artr apresentam o lado sensível desses grandes centros urbanos. Nessas apresentações pode-se notar um certo apoio, um encantamento, uma adesão do público que interrompe o seu caminho traçado e usufruem desse momento como possibilidade de lazer presente nesses espaços públicos. Os músicos, ao apresentarem sua arte pelas ruas, vivificam as cidades culturalmente e propõem um lazer democrático e gratuito.

Antes da pandemia frequentava Osaka regularmente e várias encontrei esse quarteto apresentando-se em frente à Estação de Osaka. Sempre que possível, após as street lives, trocava idéias com esse grupo. Eles dividiam o trabalho com as street live e o circuito underground de Osaka e região. Hoje, três dos integrantes estão tentando a carreira em Tokyo apresentando-se no circuito underground dessa metrópole. Conseguiram, cada qual, gravar CD's por gravadoras independentes. 
 

Como no Brasil, a indústria fonográfica japonesa tenta nos enfiar goela abaixo algum hit monentâneo de gosto duvidoso. E para mim esses artistas que se apresentam nas ruas sempre foram uma boa descoberta musical.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL