Entenda os critérios que podem aprovar ou eliminar em concursos

27/06/2022 12:09
noticia Entenda os critérios que podem aprovar ou eliminar em concursos
noticia Entenda os critérios que podem aprovar ou eliminar em concursos

Conquistar a aprovação em um concurso público é praticamente um sonho coletivo. Este tipo de trabalho oferece muitas vantagens para as pessoas, incluindo uma boa remuneração e estabilidade.

É exatamente por conta das vantagens que os concursos públicos são tão disputados entre os brasileiros. Entretanto, muitos que participam de concursos públicos não fazem ideias de quais os critérios que podem eliminar ou aprovar alguém.

O primeiro passo para aprovação é reconhecer os critérios que são analisados. Então vamos conhecer alguns dos principais.

Aprovação: atingir a pontuação mínima

Para conquistar a aprovação, todo candidato precisa alcançar a nota mínima estabelecida pela banca examinadora. A nota mínima normalmente é informada no edital de abertura do concurso público.

Todos os candidatos que não alcançarem a nota mínima são desclassificados. Então, se todos os candidatos deixarem de alcançar a nota, o cargo fica aberto tendo em vista que ninguém se qualificou para a vaga.

Classificação: conquistar uma boa colocação

Vale destacar que não basta alcançar a nota mínima. É importante conseguir uma boa classificação. Os candidatos que conquistam uma nota superior à mínima podem assumir o cargo desde que nenhum outro candidato tenha obtido uma nota superior.

Por isso, quanto maior a nota obtida, maiores são as chances de convocação do candidato. Em teoria, todos os que conseguem a nota mínima podem ser convocados para assumir o cargo, mas na prática somente os que possuem a melhor classificação são convocados.

Para fins de classificação é avaliado o desempenho do candidato na prova, além de títulos que podem acrescer a pontuação do candidato e servir como critério de desempate.

Convocação: atender a todos os requisitos para assumir o cargo

Depois de ser aprovado, ou seja, de atingir a nota mínima e obter uma boa classificação é necessário atender aos requisitos da vaga.

É muito importante ficar atento aos requisitos. Algumas vagas são reservadas para profissionais com formação superior ou técnica dentro de uma área específica.

Por isso, mesmo que uma pessoa conquiste uma boa classificação no concurso, se ela não preencher os requisitos para vaga ela não será convocada.

Os requisitos para cada vaga são informados no edital de abertura do concurso. Então, antes mesmo de se inscrever o candidato deve avaliar se ele preenche a todos os requisitos que são exigidos.

Dicas para ser aprovado no concurso público

Tendo em vista que o maior desafio dos concurseiros é conseguir boas classificações, separamos algumas dicas que podem ajudar os leitores a conquistar a tão sonhada aprovação em um concurso público.

Estude com bons materiais

A primeira dica é estudar com bons materiais. Existem grupos especializados na preparação de candidatos para concursos públicos.

Alguns grupos são reconhecidos pelo alto número de aprovados. O que diferencia os cursos preparatórios é o material que eles utilizam e as técnicas de ensino.

Os melhores materiais são aqueles que abrangem a maior quantidade de informações que é exigida pelo edital. Então, para avaliar a qualidade de um material, basta comparar as exigências do edital com o índice do material.

Mantenha o foco

Manter o foco durante o processo de preparação é fundamental. Estudar pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se existem muitas distrações ao redor.

É importante buscar formas de potencializar o estudo e minimizar as distrações. Algumas pessoas aprovadas em concursos geralmente indicam a madrugada como um bom horário de estudo.

Normalmente este é um horário em que não existem interrupções e o fluxo de aprendizado pode ser contínuo.

Seja persistente

Persistência é fundamental! Não tem como conquistar a aprovação sem a persistência. É importante persistir em estudar e persistir em tentar.

Quanto mais determinado é um candidato, mais dedicado ele é. Quanto maior a dedicação, maior é a chance de aprovação.

A persistência leva o candidato a explorar assuntos que vão além do conteúdo superficial exigido pelo edital.

Faça provas anteriores

Uma dica prática para quem deseja começar a estudar para concursos é resolver provas anteriores para a mesma vaga. Resolver questões pode ajudar a fixar uma informação na mente do candidato.

Além disso, as questões podem ajudar o candidato a se familiarizar com o tipo de questão que é utilizada por uma banca avaliadora.

Conhecer a banca pode ajudar o candidato a prever quais são os assuntos que serão cobrados em uma prova.

Não desista na primeira desclassificação

O candidato precisa estar determinado a conquistar a aprovação. É claro que ser desclassificado pode ser muito frustrante, principalmente quando o candidato dedicou um bom tempo de estudo para a prova.

Entretanto, é importante lembrar que uma desclassificação não deve afetar a motivação durante o período de estudo. A desclassificação pode ser uma oportunidade de aprender o que não se deve fazer.

Colocar essas dicas em prática pode ajudar os leitores a conquistar uma boa classificação em um concurso e até a convocação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL