Os tabus na base curricular

Especialista em saúde mental, autor reflete sobre as necessidades da educação atual.
24/03/2022 14:35
noticia Os tabus na base curricular
noticia Os tabus na base curricular

A discussão sobre sexualidade e gênero nunca estiveram tão evidenciadas como nos últimos anos. Através de movimentos de grupos sociais tradicionalmente submetidos e silenciados, se passa a discutir o tema e possibilitar a sociedade reflexões e debates que permeiam o campo das ciências sociais, eclodindo temáticas bastante amplas e pertinentes para diversos estudos tais como, estereótipos, a questão do corpo, identidade sexual, exclusão social, gênero, moral, valores, doenças transmissíveis, mitos, tabus, saúde e bem-estar sexual e as inúmeras normatividades que regem o campo.

Essa discussão, apesar de ter ganhado mais espaço atualmente, não é algo que surgiu no século XXI. Júlio César Oliveira, especialista em saúde mental e educação fala sobre o tema no livro “Algumas Visões, Muitas Ideias sobre a Educação”, onde participa como coautor. Ele fala sobre sexualidade e gênero, partindo de um olhar antropológico e filosófico. A ideia é desmistificar os desafios da base curricular quanto ao tema, apresentando suas visões de maneira teórica, conceitual e prática.

Júlio César Oliveira é licenciado em Gestão educacional pela faculdade Metropolitana e especialista em educação corporativa e ensino a distância. Além disso, é pós-graduado em Psicologia e saúde mental e pós-graduando em Práticas integrativas e complementares em saúde e Sexologia.

O livro será lançado no dia 30 de março de 2022 pela Editora Laços. O evento de lançamento será na Livraria Martins Fontes, localizada na Av. Paulista, 509, às 18h30. A obra faz parte do Projeto Livro em série, patrocinado e organizado pelo IBET - Escola de Formação. Ao todo, serão 10 autores e cada um apresentará suas visões sobre o tema central, abordando a educação.

Confira os demais temas:

1. Educação, família e sociedade - Autora Helena Blavatsky
2. Educação e saúde - Autora Vanini Mandaj
3. Educação, sexualidade e gênero- Autor Júlio César Oliveira
4. Educação e autoconhecimento - Autor Gislaine Rossi
5. Educação e tecnologia - Autor kendi Sakamoto
6. Educação financeira e empreendedorismo - Autor Leda Yoshida
7. Educação corporativa - Autor Regina Braghittoni
8. Educação inclusiva - Autor Arlete Salimene
9. Educação envelhecimento e intergeracionalidade - Autor Ana Macedo
10. Desafios da educação - Autor Maria da Penha

Serviço:
www.institutoibet.com.br
Instagram: @ibetevoluiretransformar
Telefone: (11) 96588-0422

Lançamento do livro “Algumas Visões, Muitas Ideias sobre a Educação”

Data: 30 de março de 2022

Hora: às 18h30

Local: Livraria Martins Fontes

Endereço: Av. Paulista, 509.

Estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88.        

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL