A humanização dos Pets e os benefícios para vida de quem adota

11/10/2021 14:25
noticia A humanização dos Pets e os benefícios para vida de quem adota
noticia A humanização dos Pets e os benefícios para vida de quem adota

Pai e mãe de pet, é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço entre pessoas que optam por adotar um bichinho. Essa relação cada vez mais humanizada, é uma consequência da escolha de muitas pessoas de não ter filhos. Contudo, é muito complexo comparar os cuidados de um animal com o de uma pessoa, pois, de fato, as criações são completamente diferentes.

 

Se antes a cultura de ter um cachorro era para cuidar da casa e deixá-lo apenas do lado de fora, hoje, eles conquistaram a casa toda. Muitos tutores investem em comprar o melhor para o seu pet, como camas, roupas, brinquedos, casinhas, entre tantos outros acessórios e produtos que existem em lojas veterinárias, que também atendem online, com toda comodidade para você adquirir produtos e medicamentos sem precisar sair de casa.

 

O isolamento social imposto pela pandemia também fez com que algumas pessoas adquirirem um pet para amenizar a solidão, aquecendo o bastante o mercado nessa área. Empresas de contabilidade digital trabalham normalmente durante este período mais difícil da pandemia. Enquanto alguns comércios tiveram que fechar suas portas, os serviços pet foram enquadrados como serviços essenciais.

 

As responsabilidades com o ser humano, vão muito além de comida, banho e atenção. São necessidades emocionais e mentais, construção de crenças, valores e princípios. Obviamente, a proporção de criação é bem distinta, mas, aos bichinhos também é importante o amor, carinho, atenção, alimentação, banho, remédios, entre outros cuidados.

 

E os impactos de cães e gatos na vida do ser humano são positivos para a saúde mental. Segundo estudo da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, adotar um pet pode amenizar as dores de pacientes com depressões, que não respondem aos tratamentos médicos convencionais. Prova disso, são hospitais que adotaram a medida de cães terapêuticos para ajudar pacientes que sofrem de ansiedade e estresse pós-traumático, bem como, as novas adesões de algumas empresas à política de que seus funcionários levem seus pets ao ambiente de trabalho.

 

Segundo os especialistas, uma das razões que explicam os bons resultados dessa relação, é que os animais de estimação têm a capacidade de neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia. A anedonia caracteriza-se por uma perda da satisfação e interesse em realizar atividades que anteriormente eram consideradas agradáveis.

 

Os cães conseguem “forçar” seus donos a praticar atividades físicas e, muitas vezes, vivenciar novas situações sociais, pois o tutor precisa se adaptar à nova rotina de passeios e cuidados. Portanto, motivos para ter um pet não faltam!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL