Brasileiros estão entre os que menos dormem: entenda

06/10/2021 09:01
noticia Brasileiros estão entre os que menos dormem: entenda
noticia Brasileiros estão entre os que menos dormem: entenda

Você sabia que os brasileiros estão entre os que menos dormem no mundo todo? Para se ter uma ideia, cerca de 65% da população tem pelo menos um tipo de distúrbio do sono, que vão desde o simples ronco ou a insônia até a Apneia do Sono, um problema muito grave em que, nos seus casos mais intensos, faz a pessoa acordar durante a noite centenas de vezes e pode levar à morte súbita.

A falta de sono é um problema muito sério que pode causar consequências complexas. Uma das consequências mais comuns é o desenvolvimento de problemas emocionais e mentais, como a ansiedade ou a depressão. Não por coincidência, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e um dos mais depressivos. Isso sem falar na queda de produtividade, mais riscos de obesidade e diabetes, problemas cardiovasculares e muito mais.

Quer entender por que os brasileiros estão entre os que menos dormem? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Brasileiros estão entre os que menos dormem: entenda

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos EUA, constatou que os brasileiros estão entre aqueles que menos dormem durante as noites — pelo menos entre os países que estiveram dentro do estudo realizado pelos pesquisadores. O conteúdo foi feito por meio de um aplicativo para smartphones chamado Entrain, que foi desenvolvido para ajudar pessoas a lutar contra o jetlag (aquela desorientação no organismo quando vamos para diferentes fusos horários). Todos os usuários do app compartilharam os seus dados com os pesquisadores e, assim, foi possível constatar os períodos de sono de cada nacionalidade.

A pesquisa constatou que o relógio biológico padrão do brasileiro envolve dormir mais ou menos entre às 23:30 e as 23:45, enquanto o nosso horário de despertar médio é antes das 7:15 da manhã. Isso significa que o brasileiro padrão, de acordo com a pesquisa, dorme pouco mais de 7h30 horas por noite.

Os únicos dois países a terem noites de sono menores que as do Brasil foram o Japão (em que as pessoas vão dormir em média às 23h30 e acordam pouco antes das 7h, concretizando pouco menos de 7h30 por noite) e Singapura (em que as pessoas vão dormir pouco depois das 23h45 e acordam pouco depois das 23h45, totalizando 7h30 certinho).

Já a maior noite de sono, de acordo com a pesquisa, ficou com a Holanda, em que as pessoas dormem mais de 8 horas por dia, chegando a quase 8 horas e 10 minutos em média.

O país que vai dormir mais tarde da lista, em média, é a Espanha, com cada pessoa indo dormir mais ou menos 23h50, quase meia noite (e acordando 7h45, quase 8h). Singapura também vai dormir bem tarde, ao lado da Itália e Emirados Árabes, todos depois das 23h45. Já entre os que acordam mais tarde, os Emirados Árabes são os líderes, acordando depois das 7h45, com a Espanha e a Itália em segundo e terceiro lugar respectivamente, também acordando mais ou menos nessa faixa de tempo.

Por outro lado, quem dorme mais cedo é a Nova Zelândia, indo dormir em média pouco antes das 23h. O país também acorda bem cedo: mais ou menos 6h50 da manhã. Quem acorda mais cedo, no entanto, são os americanos: 6h45 em média.

Como melhorar o sono?

Se você se enxerga nessa pesquisa e concorda que dorme pouco, saiba que existem maneiras de tentar dormir mais e melhor. Elas incluem, por exemplo, fazer um diário do sono com aplicativos específicos que monitoram você dormindo e ajudam a tirar insights para melhorar a sua noite.

Vale a pena também fazer um diário dos sonhos, anotando tudo que você sonhou e refletindo sobre o assunto. Por exemplo, qual significado de sonhar com cobra para você? E sonhar com avião? Será que tem a ver com algo do seu dia ou alguma preocupação específica? Será que a posição em que você dorme tem algo a ver?

Além dessas ações, o básico para ter uma noite de sono melhor inclui ter uma alimentação saudável durante o dia e, especialmente, durante a noite (nada de fritura, açúcar e álcool, preferindo kiwi, salmão e arroz, que são alimentos que ajudam a dormir mais e melhor).

Também garanta um lugar para dormir com poucos estímulos (escuro e sem barulho) e com uma boa temperatura.

Agora que já ficou um pouco mais elucidado porque os brasileiros estão entre os que menos dormem, é hora de entender como consertar esse problema. Existem muitas dicas e estratégias que ajudam a dormir mais. No entanto, é importante preparar a sua rotina para ter boas noites de sono, indo sempre dormir em um bom horário (evite ir deitar meia noite ou depois) e acordando 8 horas depois, mais ou menos.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre ele!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL