Conheça mais sobre ADRIANA LOPES CASTRO

Por Thiago Winner: compositor, poeta e escritor
01/09/2021 14:35
noticia Conheça mais sobre ADRIANA LOPES CASTRO
noticia Conheça mais sobre ADRIANA LOPES CASTRO

ADRIANA LOPES CASTRO, nasceu na cidade de Teresina no estado do Piauí, onde reside até os dias atuais.

É terceira filha de Artur Rafael de Castro (in memoria) e Maria Vieira Lopes Castro (in memoria). Funcionária Pública Municipal, graduada  em Serviço Social pela Universidade e Luterana do Brasil (ULBRA-RS) e bacharela em Direito pela Faculdade das Atividades Empresariais e Teresina (FAETE) também é Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raçapela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Adriana sempre teve uma paixão pelas artes, chegando a participar de oficinae de um curso técnico de Teatro. Além das artes sempre tivera uma forte ligação com as questões sociais por este motivo iniciou ainda na adolescência sua militância no movimento estudantil desde as séries iniciais do Ensino Fundamental Básico até ensino superior onde participou diretamente do Centro Acadêmico. A identificação com as questões sociais veio aflorar ainda mais através dos movimentos sociais.

Foi membro fundadora do Centro Esportivo do Bairro São João (CEBSJ) e diretora da Associação de Moradores do mesmo bairro onde exerceu diversos cargos na executiva chegando a ser Vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro São João (AMBSJ.Sua representação como liderança comunitária a levou por diversas vezes delegada do Orçamento Popular (OP) onde defendeu e aprovou várias propostasde melhoria para sua comunidade. Na condição de delegada participouativamente de Conferências em diversasSearas, no âmbito local, municipal e estadual. Além do movimento social é importanteressaltar que teve participação no movimento de mulheres e sindical. Foi uma das fundaras da União Brasileiras de Mulheres e (UBM-PI) e da Central Sindical União Geral dos Trabalhadores- UGT-PI.

Atuou aindacomo coordenadora do Pré vestibular da Fundação Wall Ferraz (FWf) e monitora do do Projeto Segundo Tempo da Fundação deEsportes do Piauí (FUNDESPI).

Ainda no âmbito estatal prestou relevante trabalho como Assistente social/ Educadora Social no Centro de Educação Provisória (CEIP). Através de sua experiência no Sistema Socio Educativo isso a motivou também ingressar no Sistema Prisional do Estado do MaranhãoAdministrado pela Secretaria de Administração Penitenciaria (SEAP-MA).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL