Entrevista com a Dra. Marcela Gouveia

Por Thiago Winner: compositor, poeta e escritor
07/06/2021 08:39
noticia Entrevista com a Dra. Marcela Gouveia
noticia Entrevista com a Dra. Marcela Gouveia

Foto: Reprodução

Como amenizar e cuidar das anomalias nas peles com Melasmas? Uma condição que atormenta o dia a dia de tantos? Seria essa uma característica passageira comumnessas pessoas,ou uma condição perpétua?...Como elas surgem? E como se livrar desse mal? Quem pode responder a isso é a Dra. Marcela Gouveia, uma verdadeira pioneira na saúde estética no Brasil, com certificações nacionais e internacionais na área da medicina estética.

Nesta entrevista concedida à sua Revista RECREIO EM FOCO Eletrônica, a farmacêutica e pesquisadoraDra. Marcela Gouveia nos explica um pouco do seu trabalho verdadeiramente inovador e eficiente. Um assunto que desperta uma enorme polêmica, e que certamente vai deixar a muitos de vocês, nossos assíduos leitores, admirados, curiosos e interessados.

Com mais de 12 anos de experiência no segmento da Saúde Estética, esta jovem profissional éGraduada em Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo, Pós Graduada em Vigilância Sanitária pelo Instituto Racine, é ainda, é Doutora em Saúde Pública (pois ela defendeu tese, sim). Docente em pós-graduação e ministrante de cursos livres de procedimentos minimamente invasivos, a Dra. Marcela Gouveia também é Mestre em Medicina Estética, Pós Graduanda em Cannabis Medicinal e Especialista em Saúde Estética. Este é um dos pontos, pois como o tratamento através do Cannabis Medicinal tem surtido excelentes resultados, aqui vai a primeira pergunta:

RF = Dra. Marcela Gouveia, a senhora é de onde?

MG = Eu sou de São Paulo, Capital, e tenho o meu consultório situado no Bairro das Perdizes, zona Oeste.

RF = O que é uma Esteta?

MG = Esteta é um ou uma profissional da área da saúde que pode executar procedimentos estéticos minimamente invasivos, como por exemplo, a toxina botulínica e preenchedores. É claro, que o mesmo deve passar por uma pós-graduação da área e ser devidamente registrado, no seu respectivo Conselho de Classe.

RF = Doutora. Muitos gostariam de saber o que é um Melasma?

MG =Simples. OMelasma é uma condição da pele que é caracterizada por manchas com as colorações “amarronzadas”, com contornos irregulares e limites nítidos, que afeta as áreas foto-expostas da pele, principalmente na face. Acometem ambos os sexos, porém, a incidência é maior encontrada nas mulheres (90%) especialmente em idade fértil. Muitas mulheres desenvolvem o Melasma durante a gestação. Sua fisiopatogenia, que é o estudo das doenças físicas, permanece desconhecida, mesmo havendo inúmeros estudos clínicos; ele é multifatorial, mas ainda não se sabe o que de fato desencadeia essa condição.

RF = Como eles surgem?

MG = Não há uma causa definida, mas podem surgir devido ao uso abusivo do sol, por questões hormonais (gravidez) e, também em mulheres que utilizam o anticoncepcional oral.

RF = E tem como remover isso?

MG =Na verdade, o Melasma não tem “cura”, mas é possível tratá-lo para amenizar a visibilidade das manchas na região acometida. O tratamento envolve desde os cuidados da paciente em casa, na sua rotina tanto in (suplementação) e out (tópicos).

RF = E como Esteta, sendo uma especialista em flacidez corporal, no cotidiano clínico de seu consultório, quais são os casos mais comuns e raros que aparecem?

MG = Veja, a flacidez corporal é uma queixa muito frequente, principalmente no sexo feminino. As regiões das queixas mais comuns, com toda a certeza, são as internas das coxas e o bumbum. Mas dentro de toda a minha prática clínica, eu não diria que tenha sido um caso raro, e sim, uma região atípica de queixa, foi o aparecimento do Melasma nos cotovelos.

RF = Você, como a criadora do Protocolo BUMBUM Plus. Poderia nos dizer como aconteceu isso?

MG = Sim, e me orgulho muito em poder falar a respeito; por trás desse protocolo existe uma história muito linda, que envolve uma fase da minha vida em que adoeci e...

RF = O que aconteceu?...

MG = Bom... Eu ainda não consigo falar abertamente sobre o assunto, mas a ideia veio da somatória do que eu passei com a vontade de ajudar as mulheres a se sentirem melhor com seus corpos; e sabemos que o bumbum é uma região que nós, a mulherada, nos importamos bastante. Não é a toa que o bumbum é paixão nacional! - (risos). – Afirma a Dra. Marcela e prossegue.

MG =O Protocolo Bumbum Plus é extremamente seguro e utiliza bioestimuladores de colágeno, produtos com ativos absorvíveis e com baixíssimo índice de rejeição ou até mesmo, alergias. No Protocolo BumBum Plus, nós modelamos o glúteo em 3 sessões, pois não adiantaria apenas colocar o produto de uma maneira aleatória. É mais que isso. Primeiro, é preciso entender a anatomia da região para se criar um bumbum no formato coração e não um bumbum “estufado” como se vê hoje em dia, por aí.O Protocolo BumBum Plus projeta o bumbum, cria o formato, trata a flacidez e a celulite do local.

RF = Nós estamos curiosos para saber como o Cannabis Medicinal funciona nos tratamentos que a senhorita ministra. Poderia falar um pouco sobre isso, por favor?

MG = Pode parecer estranho, mas eu estoucada vez mais, apaixonada por esse mundo lindo que a Cannabis pode proporcionar a milhares e milhares de pacientes, pois os benefícios são enormes. Mas eu ficaria horas aqui, citando. Resumindo: acho que o primeiro ponto é deixar claro que a Cannabis Medicinal não tem nada a ver com o uso “recreativo” da maconha. – (risos) - E é oportuno mencionar que, já está na hora das pessoas terem acesso correto a essa informação, porque isso ainda gera muitos preconceitos, e tudo por conta de uma simples falta de informação.A Cannabis Medicinal tem ações incríveis e de muita importância em patologias como o Alzheimer, o Parkinson, a Epilepsia, a Depressão, a Ansiedade entre muitas outras... E mais: a Cannabis Medicinal tem um efeito anti-inflamatório, ansiolítico e cicatrizante, que melhora a qualidade do sono, aliviando as dores crônicas, o que melhora o quadro de depressão. Nossa... Eu poderia ficar horas falando sobre esse tema, com certeza daria outra matéria linda! – (risos).

E a Dra. Marcela Gouveia continua a sua explanação, de grande valia. Acompanhem:

- Esse é um assunto ainda bastante complexo e que tem muitas barreiras, tanto social como política, infelizmente. Atualmente estamos travando na Justiça, uma batalha com a PL 399. Esse projeto prevê regras para o cultivo, pesquisa, produção e comercialização de produtos à base de Cannabis. Hoje o acesso à Cannabis Medicinal é altamente custoso e exige algumas manobras judiciais, sendo que se trata de uma planta com benefícios incríveis para a saúde pública e que deveria, sim, fazer parte do SUS, pois nos é de direito como cidadãos. Enfim, eu sou uma apaixonada pelos seus benefícios e cada vez mais, a nossa luta é para o bem da saúde de todos. – Conclui.

Foto: Arquivo_Reprodução_

Como podem observar esta qualificada profissional sabe o que faz, e pode fazer muito pela saúde de muitos.

Foto: Reprodução_

 

Entre em contato através das redes sociais:

https://www.instagram.com/dra.marcelagouveia/

linktrr.ee/dramarcelagouveia

Fontes: Dra. Marcela Gouveia / Google / Instagram

Texto e Copywrite: Theo G Fox

Publisher: Theo G Fox

Publishing: Alaíson Nascimento

Créditos da matéria: Por Theo G Fox

- Publisher da Revista RECREIO EM FOCO Eletrônica -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL