César Augusto Rincón não foi detido pela pandemia

Por Thiago Winner: Compositor, poeta e escritor dos livros "As Regras Simples da Vida" e "Poesias Libertadoras"
14/08/2020 18:58
noticia César Augusto Rincón não foi detido pela pandemia
noticia César Augusto Rincón não foi detido pela pandemia

César Augusto Rincón não foi detido pela pandemia Desta vez escrevo algumas palavras sobre César Augusto Rincon Gonzalez, gestor cultural colombiano, personagem que vem realizando um interessante projeto internacional em torno da arte e da paz. Para começar, quero fazer uma sinopse de sua trajetória para entrar no contexto de sua obra. Ele é natural de Bogotá, mas por motivos de trabalho de sua mãe nos anos 70 mudou-se para Caquetá onde viveu até meados dos anos 90. Frequentou a escola La Salle na capital Caquetá, como um adolescente inquieto em 1988 voltou a Bogotá em busca de um futuro melhor, decidiu estudar Direito e Ciências Políticas ingressando na Universidade Santo Tomas y Libre daquela capital, porém Por motivos fora de seu controle, ele deve abandonar os estudos antes da possibilidade de viajar ao México para uma oferta de emprego, onde permanece por quatorze anos.

Na cidade de Culiacán Sinaloa conheceu dois grandes amigos em 2002, o pintor José Espinoza Moraila e o muralista Ernesto Ríos Rocha. Com o maestro Ríos estabelece diversos contactos com pintores desse país, além de realizar várias exposições de arte colombiano-mexicana, participa em diversos congressos, workshops e fóruns alusivos às diferenças das tendências artísticas a nível mundial. No início de 2000, começou a organizar intercâmbios culturais com o Museu de Arte Contemporânea de Huila, universidades como Surcolombiana, Corhuila, Cooperativa de Colômbia, Autónoma de Sinaloa, Museu Galería Frida Kahlo, Casa de la cultura de la UAS, Asociación Cultural Aires de Córdoba. da Espanha, Museu de Arte Contemporânea de Bogotá, entre outras entidades com o objetivo de construir uma rede de apoio para que os artistas possam expor suas obras com mais facilidade. Desta forma, ajuda a criar e fazer parte da Organização Mundial de Artistas Integrados, Fundación Cultural MAI internacional Colômbia entre outras entidades culturais. Por motivos pessoais, em 2007 decidiu voltar à Colômbia, especificamente à cidade de Neiva, onde deu início ao projeto de galeria virtual, denominado "Mirarte Galería", cujo objetivo principal é divulgar artistas da região e buscar a venda de suas principais obras. Aos poucos a sua ideia vai sendo fortalecida, com a inclusão de um bom número de pintores e escultores huilenses, dando origem a um site especializado em comércio, pesquisa e promoção das artes visuais.

 

EM TREINAMENTO CONSTANTE:

Cooperativa de Colombia, no entanto, seu espírito empreendedor e investigativo está sempre atento para realizar seminários, cursos, workshops ou diplomas que lhe permitam documentar-se e expandir seus conhecimentos acadêmicos em diferentes áreas ou ciências, especialmente arte.

 

OPORTUNIDADE DE AULAS MENOS FAVORECIDAS:

Devo destacar a sua qualidade humana, a sua convicção de apoiar as classes menos favorecidas, os artistas ignorados, sempre mostrou aquele sentimento de solidariedade a favor de pessoas por vezes rejeitadas ou proibidas, por isso tem promovido vários pintores que talvez estivessem em anonimato, apesar do talento artístico e da carreira, que hoje gozam de um merecido prestígio internacional graças ao impulso veemente proporcionado pelo seu trabalho como gestores culturais. Processou mais de trinta artistas autodidatas perante os Ministérios da Cultura e da Educação Nacional e tornou realidade sua homologação como profissionais das artes visuais.

 

FOTOGRAFIA:

Outro dos seus grandes hobbies é a fotografia de natureza, para a qual tem participado em workshops e cursos que ele próprio planeou, reunindo fotógrafos profissionais, bem como pessoas que também são apaixonadas pela profissão. Esta atividade complementa o seu blog e os sites da Internet que gere, onde continua a divulgar artistas de várias partes do mundo. Nas suas práticas como fotógrafo tem estado inclinado a registar pássaros, insectos e flores, sendo o primeiro tema aquele que o levou a fazer parte do grupo ASORHUI, a Huila Ornithological Association, onde se deslocam a vários pontos da geografia. Surcolombiana, em busca da localização de espécies endêmicas, para sua classificação e como contribuição para a conservação da espécie. Eles visitam belas fazendas ecológicas e ecoturísticas que protegem a biodiversidade, garantindo a conservação das espécies nativas. Precisamente num concurso organizado pela Câmara Municipal de Neiva, consegui obter o primeiro lugar com uma imagem registada no Jardim Botânico. O LÍDER A liderança tem conquistado muito, com esforço, com base na disciplina, dá toda a sua energia, que mostra em cada evento que organiza, antes, durante e depois. Quem já teve a oportunidade de trabalhar ao lado dele conhece a sua pontualidade, o seu toque internacional o traduziu naquela constância que não é típica dos latinos, ele vai aos compromissos com bastante antecedência. Levante-se cedo para que o tempo passe e evite surpresas desagradáveis. As coisas que obteve são fruto da sua dedicação, do seu trabalho abnegado, da sua paixão pelo que faz.

 

A FAMÍLIA SUA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO:

Como diz o ditado popular “Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”, mas no caso dele há três mulheres, sua mãe, Sra. Secundina, Mary Vega, sua esposa, e Mia Dailinneshis filha pequena e adoração; é ela a sua fonte de inspiração, para eles se ilumina com a luz do novo dia, iniciando as suas tarefas quotidianas que, como descrevemos, são diversas, mas complementares, incluindo a sua missão de filho, marido e pai. Esta parte é admirável, vendo o seu carinho, a sua luta, a sua tenacidade pela família, incutindo no seu exemplo os valores para com as novas gerações.

 

GENEROSIDADE:

Aspecto a destacar, é uma de suas qualidades, pois está sempre motivado a ir aos bairros marginais de Neiva, para levar um momento de alegria a crianças e jovens, através de uma oficina de pintura, uma projeção de filme, um compartilhamento , a doação de kit escolar, brinquedos, livros ou alimentos. Rincon Gonzalez sempre consegue encontrar recursos que podem ajudar famílias de baixa renda ou administrar remédios, aparelhos e até cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Sinto-me na obrigação de divulgar este tipo de atividades, porque às vezes o acompanhei no desenvolvimento desses eventos, e é comovente ver o sorriso dessas crianças, ver como se iluminam aqueles rostos inocentes. E é por isso que me sinto no direito de exigir uma presença maior do Estado, porque há um orçamento para trazer mais presentes para esses seres, para vê-los sorrir novamente.

 

ARTE SEM FRONTEIRAS PARA A PAZ:

Outra de suas grandes realizações que tem tido notável crescimento é o projeto "ARTE SEM FRONTEIRAS PARA A PAZ", com mais de uma centena de artistas de reconhecida trajetória, que conseguiu reunir pintores, poetas, escritores, escultores, fotógrafos, desde. diversos países do mundo, cuja exposição inaugural teve lugar em Neiva em 2017, com a sua segunda versão em 2019 em Pitalito Huila, e cuja terceira exposição está prevista para outubro deste ano, virtualmente com o apoio da galeria Cambass de Nova York nos Estados Unidos. Este processo continua a evoluir à medida que as suas instalações procuram a paz, através da integração artística, dos valores humanos, da defesa do planeta, da protecção do meio ambiente e dos ecossistemas. Em alternativa presencial com a ajuda de uma equipa de artistas da Huíla, conseguiu instalar um monumental Mosaico alusivo à PAZ, com mais de uma centena de obras pictóricas. Esta obra continuará sua itinerância, pois teve uma grande recepção em cidades da Colômbia e no país irmão México. Da mesma forma, devo reconhecer que a sua persistente iniciativa permitiu em 2014 a formação da Fundação Cultural LUKANA, um grupo de artistas plásticos cujo objetivo é a integração e promoção da arte Huíla em todo o mundo. Em 2020, em reclusão, promoveu, apoiou e realizou diversas exposições virtuais como a inauguração do “VR Cambass Museum” em Nova York, “La Locura del plastic” no México, In-Tagibles da imagem na Espanha, uma série de homenagens a professores da Huila pela Universidad Surcolombiana, inauguração da casa-museu Ernesto Ríos, III Festival Arte sin Fronteras por la Paz entre outras propostas artísticas. Assim, é claro que nem mesmo a pandemia o impediu de continuar com suas boas propostas. Por Guillermo Martin Moreno Artista visual e escritor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL