Arte como arma para desarmar corações. Confira entrevista com Cesar Rincon

por Thiago Winner: poeta e escritor do livro "As regras simples da vida".
12/10/2019 19:23
noticia Arte como arma para desarmar corações. Confira entrevista com Cesar Rincon
noticia Arte como arma para desarmar corações. Confira entrevista com Cesar Rincon
Ser líder exige sensibilidade, dom das pessoas, exemplo, saber enfrentar tempos difíceis sem perder papéis, mas acima de tudo: ser um bom ser humano. Essas qualidades contam com o advogado e gerente de paz Cesar Augusto Rincón González, encarregado dos destinos da organização “Arte sem fronteiras para a paz na Colômbia”.

Seus companheiros da entidade fazem o trabalho que planejam entre todos, são seus cúmplices, mas César está sempre lá aplaudindo, organizando, aplaudindo conquistas ou se reconstituindo pelos erros para que os frutos que alcançam fiquem melhores.

Como chefe visível do II Festival de Arte para a Paz na Colômbia, mesmo com a exaustão da pele pelo trabalho realizado, pedi a Cesar que me desse uma entrevista para fazer o balanço final e comentar o que aconteceu.

O Ullumbe Hostel, uma imensa galeria onde a arte é mostrada em todos os cantos do edifício, que atende gentilmente a Floralba Galíndez, e que foi a casa de passagem durante esses dias do Festival, nos serviu, com um café que assustava a fadiga, Fizemos essa palestra que eu compartilho para que se saiba mais sobre o dia cultural realizado em Pitalito, Huila.


Qual é o seu saldo neste festival?

O equilíbrio que tenho que fazer para o II Festival Internacional de Arte sem fronteiras para a Paz da Colômbia é mais do que positivo, pois os objetivos estabelecidos podem ser alcançados sem contratempos.

Por que o Pitalito foi escolhido para este evento?

“Primeiro porque é uma terra muito querida, intimamente ligada aos nossos afetos; porque aqui tenho bons amigos como Milton Morales Grillo e porque os organizadores da Semana da Paz "La Paz é minha história" nos convidaram a participar e, é claro, "Arte sem fronteiras para a paz", não hesitou nem um segundo em atender a esta chamada. Ao mesmo tempo, convidamos nossos amigos artistas e foi assim que uma participação muito comprometida foi alcançada, muito de acordo com o momento em que o país está vivendo.

Conte-me um pouco sobre os momentos que foram todos muito interessantes?

“É verdade, existem muitos momentos de lembrança agradável, mas, sem dúvida, aqueles que viveram com a participação de crianças neste festival, têm grande significado para todos os que estiveram lá. E digo que foi uma experiência inesquecível porque, não apenas pudemos tornar visíveis as diferentes expressões artísticas das crianças, mas também pudemos perceber que a grande vontade de trabalhar e o imenso desejo que eles demonstraram naquela Paz se fortalecem, que se torna um fato real Esse aspecto me comoveu muito.

Quantos artistas finalmente participaram deste II Festival e o que você considera que deixou Pitalito?

“Acho que foi um evento muito especial, porque participaram cerca de 100 artistas de países como Brasil, Cuba, México, Venezuela, Espanha, Inglaterra, Argentina e Colômbia, que enviaram seus trabalhos para serem exibidos no Festival.

Pessoalmente, 23 artistas de diferentes partes da Colômbia e do exterior nos acompanharam. É gratificante ver os artistas do México, Venezuela e Colômbia, unidos pela paz de nosso país através de suas expressões artísticas, compartilhando preocupações e espaços com as pessoas que queriam conhecê-los, conhecer seus pensamentos sobre o tema fundamental da paz. ”

“Quanto ao que o Festival deixa para Pitalito, considero que ainda restam várias coisas: é na alma das crianças e do povo de Pitalito, o fortalecimento desse desejo de paz que todos nós temos. Há também um mural bonito e significativo no Centro Cultural Héctor Polanía Sánchez; mural feito em 24 de setembro, em tempo recorde de um dia. Nele participaram todos os artistas que vieram. Seu trabalho estava lá naquela parede, sua sensibilidade era transmitida em cores, em cada pincelada que davam até concluir o compromisso. Deve-se notar que foi dirigido pelo grande muralista mexicano Ernesto Ríos Rocha, que veio de Sinaloa para estar conosco. ”

Agradeço também a participação especial de Sayder SDR, importante cantor e líder humanitário do Brasil que compôs o hino que ouvimos na abertura do festival, o artista brasileiro sempre nos motiva e nos apoia em nossos projetos sociais e culturais.
g>Como Cesar e sua entidade conseguiram processar os recursos para um festival dessa magnitude?

“Esta é uma conquista de todos os artistas. Não apenas por sua contribuição como criadores, mas por sua vontade de participar e se mudar para a cidade de Pitalito. Mas também recebemos apoio de designers, artistas que doaram obras para obter recursos para cobrir a hospedagem e alimentação dos participantes. Tudo esteve no plural, em solidariedade porque as entidades oficiais da cultura não contribuíram em nada. O gabinete do prefeito nos deu o catálogo promocional do evento ”.
Como foi alcançada a participação de tantas crianças da cidade e do exterior?

“A participação de crianças e jovens tem sido magnífica. Cerca de 450 crianças puderam participar, graças ao trabalho de uma artista local, Vilma Chavarro Rojas, que coordenou a participação dos meninos das áreas rural e urbana. Com os trabalhos apresentados pelas crianças, foi criado um grande mural que despertou muitos elogios dos visitantes. Da mesma forma, Mauricio Mayorga, fez uma instalação em que a participação ativa das crianças era muito produtiva em torno da paz e do respeito à natureza ”.

Outra conquista importante deste festival foi a visita do muralista mexicano Ernesto Ríos Rocha, que compartilhou conhecimento e ofereceu duas oficinas aos artistas participantes.

“O Maestro Ríos Rocha, atendeu o convite e veio do México com recursos próprios, principalmente pela amizade sincera que nos une há muito tempo e, por isso, aproveitando sua estadia conosco, pedimos que ele treine os artistas que Estivemos presentes no evento. Foram dois temas importantes que ele compartilhou conosco: muralismo, retrato e manuseio de paletas. Essas eram questões que eu tinha certeza de que são de grande interesse para qualquer artista e que são melhores do que recebê-las de um criador com uma história tão longa.
César, quem o deixa pessoalmente neste II Festival de Arte para a Paz na Colômbia?

“Isso me deixa com muitas satisfações, mas, como todo evento, você programa, projeta de uma maneira, mas definitivamente não falta o duende imprevisto. Além de ser um projeto tão grande, depende de muitas pessoas e, em algum momento, algo na cadeia de responsabilidades falha e as coisas não acontecem como planejamos, mas a mágica é que a solução sempre aparece: por exemplo, eles nos prometeram transporte para alguns artistas daqui do país e depois, com o tempo, eles nos disseram que não. Outra entidade privada nos ofereceu alguns recursos para os artistas e o fato não ocorreu. Mas como eu disse no final, conseguimos trazer os artistas e realizar o evento com sucesso. ”

Como você imagina esse festival no futuro?

“Sonhamos, pois é uma grande equipe que une artistas de vários países. Queremos que cresça internacionalmente, mas sempre com as crianças em mente: reforce os melhores valores do ser humano, motive-os em diferentes expressões artísticas, porque pensamos que a arte é uma maneira bonita de tornar visível e exorcizar muitos dos problemas que Nós temos no país. São problemas comuns, não apenas para a Colômbia, mas para os países em que temos presença com nossos amigos artistas. Na América Latina, o denominador comum é pobreza, esquecimento estatal, falta de educação, corrupção, poluição, falta de solidariedade etc. elementos que desestabilizam a paz de qualquer sociedade ".

“Existem muitos fatores a serem combatidos e achamos que, se formarmos uma boa equipe e tornarmos visíveis esses problemas, poderemos ajudar muito a mentalidade dos líderes, dos poderosos, dos adultos e das crianças, que no futuro terão o poder de enfrentar seus problemas. disposição, pode gerar as mudanças que o mundo exige ”.
Cesar: os participantes falaram sobre a paz, mas também se manifestaram contra a guerra pelos danos que causaram ao meio ambiente e esta mensagem também foi estendida aos estudantes universitários. Conte-me sobre essa experiência.

“Pensamos e estamos convencidos de que, como toda a equipe da Arte sem Fronteiras, estamos todos ligados ao tema da Paz em diferentes posições.

 Mauricio Mayorga, por exemplo, é um engenheiro industrial, mas também ambientalista e tem um importante trabalho em relação ao lixo, poluição dos mares e rios. Nossa preocupação com o meio ambiente é constante e usamos, no nosso caso, as artes para tornar visíveis os problemas e envolver as crianças e conscientizar os adultos sobre a importância de conservar os recursos naturais para as gerações futuras. ”

“No caso do nosso amigo Leonid Baldovino, que veio de Sincelejo, Sucre, ele trabalha há muitos anos com crianças com deficiência, incluindo crianças cegas, e conseguiu um método para ensinar essas crianças cegas a pintar por meio dos aromas incorporados nas pinturas. O projeto é muito particular, chama-se "A que cheira a arte de Maria".

No Brasil, por exemplo, o Sayder SDR trabalha incansavelmente do ponto de vista humanitário e social das comunidades urbanas, rurais e indígenas, aplicando e usando seu campo de ação, que é a música. O trabalho realizado por Sayder e outros membros da organização nos fornece feedback para nossos projetos; É uma aliança estratégica tecida internacionalmente.

Através de entidades como a corporação de talentos humanos da Neiva, a Fundação Lukana, por Guillermo Martin Moreno, que me apoia com seu trabalho e kit de desenhos, lanches e outros itens para corredores de bairros de áreas vulneráveis ​​para oficinas para crianças e adolescentes. jovens, em um ato de resgatá-los das garras das drogas, da prostituição e de outras atividades criminosas.

A partir desses espaços, estamos construindo uma nova mentalidade nas crianças e na sociedade, bem como da poesia, fotografia, jornalismo e consciência social, porque parece importante vincular não apenas artistas plásticos, mas escritores, poetas, escritores ; todas as pessoas que, através de suas diferentes expressões, buscam a paz ”.

Da mesma forma, para alianças estratégicas com a Universidade do Sul da Colômbia, conversamos com a participação de 5 artistas de artes sem fronteiras, para levar esses tópicos de reflexão sobre paz aos estudantes universitários ”.
Você já pensou em viajar pelo evento para criar muito mais solidariedade?

“Estamos pensando em levar essa proposta para diferentes cidades da Colômbia e para alguns países como o Brasil, através da Sayder SDR, Argentina com Andrea García e México com Ernesto Ríos, com quem já avançamos conversas em andamento, considerando uma delas. as limitações são o recurso econômico, mas serão agitadas na ocasião ”.

“De fato, ainda não chegamos fisicamente, mas em Neuquén, Argentina, a artista Andrea Beatriz García está trabalhando com crianças em situações vulneráveis. Em Buenos Aires, o fotógrafo Oscar Salvador Berna também está realizando um importante trabalho com crianças e alguns eventos já foram realizados com o selo da Arte sem fronteiras para a Paz ”.

“Queremos crescer, mas nos alimentamos de várias expressões, e é por isso que estamos abertos a receber idéias, propostas de artistas e da sociedade. Estamos crescendo significativamente e isso é muito valioso para nós. ”
O que você gostaria de destacar nestes dias que estavam muito ocupados, mas também de grande satisfação?

O primeiro é o trabalho das crianças e sua participação maciça neste II Festival de Arte sem fronteiras para a Paz: filhos de Pitalito, Pereira, Villa de Leyva, Neiva, Costa, Coveñas, Sucre e no exterior. Esse fato é fundamental porque estamos criando consciência em torno da paz, poluição ambiental, cuidados com o planeta, inclusão, que é importante para nós como organizadores e criadores com consciência social. ”

“Segundo, o mural do Centro Cultural, que permanece como uma memória emblemática da passagem dos artistas por esta bela cidade e que reflete sua solidariedade e apoio a essa proposta de paz para a Colômbia. Da mesma forma, as oficinas realizadas em torno do trabalho artístico do professor Ernesto Ríos Rocha e agradecer o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação do evento ”.

“E, para encerrar, devemos agradecer ao Manifesto pela Paz, que surge como uma iniciativa de Manuel Tiberio Bermúdez, poeta e escritor em que nossas vozes são unificadas como artistas para convocar o país e continuar insistindo em alcançar a Paz e erradicar de uma vez por todas o problema da violência em que vivemos e para manter as crianças afastadas da guerra, pois vemos com grande preocupação como a questão da beligerância está emergindo novamente. Queremos que a sociedade em geral passe das palavras para os eventos concretos e nos comprometemos a dar nossa contribuição a favor da paz. ”

O trabalho altruísta de Rincón González que lhe trouxe várias menções, é por isso que ele destaca o duplo reconhecimento que lhe será dado durante a abertura do festival. O primeiro, por Ernesto Ríos, em nome do Instituto de Cultura de Sinaloense - ISIC-, e o Conselho Nacional de Cultura e Artes do México, em homenagem ao trabalho artístico-cultural, e o segundo, a Menção Honrosa em nome de a prefeitura da cidade de Laboyos e o secretário de Educação de Antonio Rico Rincón Burgomaestre de Pitalito destacando a liderança, o trabalho social realizado com a população infantil e focado na educação e na paz.
Que significado essas conquistas representam para você?

Eu recebo os pergaminhos motivados, não esperava, exceto desta vez. Registro que este trabalho é realizado graças aos esforços de muitas pessoas que trabalham de maneira visível e invisível. Seria impossível, é uma conquista que recebo em nome de toda a equipe e das pessoas que nos apoiam de várias maneiras. Além disso, significa que nossa arte trabalha sem fronteiras para a paz, estamos indo bem, mas precisamos melhorar, crescer e inspirar outras pessoas a serem motivadas pela ação de ajudar os necessitados, de apoiar, ser tolerantes, sair um lado egoísmo.

Por fim, César, a frase que serve de guia para não desmaiar nessas atividades às vezes menos reconhecidas?

“A arte sensibiliza almas e desarma corações”


ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL